Testes em sistema web

Olá , bom dia .

Estou realizando testes para sistemas web .

Baixei o Selenium IDE como plugin do firefox .

A minha dúvida é mais geral .

Procuro por dicas , pois estou sem saber como continuar os testes. Já realizei testes e gerei o código em Junit , o que fazer após esses procedimentos ?

Obrigada .

Bom… Se vc fez isso q disse ter feito, vc automatizou um teste, ponto.

O problema do Selenium IDE é q ele é muito limitado, embora prático para quem não programa, pois ele possui uma interface interessante possibilitando exportar para Java, C#…, criar suíte e etc.

Recomendo fortemente vc utilizar o Selenium WebDriver, é uma maravilha de ferramenta OpenSource.

Então essa ferramenta tem mais funcionalidades , seria isso ?

E o servidor de testes , o selenium standalone ? Tenho que instalá-lo com alguma ferramenta do selenium ?

Procuro por uma sequência de tarefas , seria tipo passos para a realização de testes.

Selenium IDE é uma ferramenta introdutória ?

[quote=jeh_dias]Então essa ferramenta tem mais funcionalidades , seria isso ?

E o servidor de testes , o selenium standalone ? Tenho que instalá-lo com alguma ferramenta do selenium ?

Procuro por uma sequência de tarefas , seria tipo passos para a realização de testes.

Selenium IDE é uma ferramenta introdutória ? [/quote]

Sim. A versão WebDriver é o q chamam de Selenium 2, pesquisando vc pode cair em fóruns com questões sobre o Selenium RC q seria o Selenium 1. Vc não precisa de mais nada além do Selenium, o Selenium é um .jar, sendo assim vc pode adicionar no classpath de seu projeto, utilizo ele nos meus projetos com Eclipse, o link para download da versão é http://selenium.googlecode.com/files/selenium-java-2.32.0.zip, este é o último release liberado recentemente, não é o standalone (à princípio prefiro este), vc não precisa ter mais nada adicional além de suas próprias dependencias, e ele é diferente do Selenium 1 q vc tem de dar start num servidor antes de iniciar a execução automatica de algum teste, o “Selenium IDE é uma ferramenta básica para automatizadores de teste q não programam”…

Por favor, detalhe mais suas intenções com testes em sistema Web automatizados.

abs,
André AS.

Entendi

Tenho um tutorial sobre tipos de testes e uma introdução de como realizar testes com o selenium ide , mas não sei como funciona o servidor de testes e não sei como executar os códigos gerados pelo junit em netbeans

Então estou sem saber o que seguir

Seria necessária uma metodologia do funcionamento das ferramentas de testes , ai entenderia os comandos e o que posso estar testando

Por exemplo testar inserção de um usuário no sistema , testar se as mensagens de bem-vindo ou alterado com sucesso estão presente nesse sistema

Bom, o cenário de testes q vc desenhou é perfeito, o Selenium atende muito bem…

Vc já trabalha com Testes? Entende o conceito de testes (plano de testes, suíte de testes, caso de testes)? Sinceramente, conforme for sua pretensão eu desencanaria do Selenium IDE e iria de kra de WebDriver, vc já começaria num nível mais avançado na plataforma Selenium.

Aqui tem um exemplo bem simples pra você começar e depois postar demais dúvidas: http://www.andreluisgomes.com.br/testes-automatizados-com-selenium/

Legal a dica, aliás, ensina de “lambuja” configuração do projeto com o Maven.

Kra, vc trabalha com Selenium? Reparei q vc costuma responder tb tópicos relacionados ao mesmo… Se sim, pode compartilhar suas experiências?

abs,

Kra, vc trabalha com Selenium? Reparei q vc costuma responder tb tópicos relacionados ao mesmo… Se sim, pode compartilhar suas experiências?

abs,[/quote]
Sim, profissionalmente com .NET, mas a ideia é a mesma. Só não trabalho com a parte servidor/gerenciamento de configuração/integração contínua, só me preocupo mesmo com a parte de programar o teste. Não sei se lembra de outro tópico cheguei a falar como trabalho, basicamente com framework de testes (xUnit) e programando usando a biblioteca WebDriver. Seria algo mais especificamente?

Comecei tem 2 semanas , já li os conceitos , tipos de testes e as definições das ferramentas .

Então plano de testes seria o planejamento dos testes ?

Casos de testes foi o que citei , o que quero testar ?

Suíte de testes é a execução do conjunto de testes ?

O Selenium IDE só gera scripts , o Selenium WebDriver gera códigos ? Vou instalá-lo aqui , é uma ferramente mais avançada e difícil ?

Vou começar a ler o link que postaram do André Luis Gomes , obrigada.

Conforme for lendo e surgindo dúvidas vou postando .

Obrigada pelas dicas .

abs,[/quote]
Sim, profissionalmente com .NET, mas a ideia é a mesma. Só não trabalho com a parte servidor/gerenciamento de configuração/integração contínua, só me preocupo mesmo com a parte de programar o teste. Não sei se lembra de outro tópico cheguei a falar como trabalho, basicamente com framework de testes (xUnit) e programando usando a biblioteca WebDriver. Seria algo mais especificamente?[/quote]

Legal. Ou seja, sua equipe inteira domina programação? Não tem apenas testadores com papel de automatizadores?

[quote=jeh_dias]Comecei tem 2 semanas , já li os conceitos , tipos de testes e as definições das ferramentas .

Então plano de testes seria o planejamento dos testes ?
[/quote]
Exato.

Exato. O cenário de testes, podendo ser orientado à dados (massa de dados). Aqui neste link tem um pouco mais deste conceito DD - Data Driven com a ferramenta Testcomplete (paga) —> http://smartbear.com/products/qa-tools/automated-testing-tools/software-testing-types/data-driving-tests

Exato. Vc pode agrupar por funcionalidade/modularização do sistema; por inserção de erro/fluxo alternativo etc…

Não entendi bem o q vc quis dizer, vou tentar abstrair sua colocação, o Selenium IDE é resumido, vc clica no botão Record
e ele automaticamente gera/exporta o código produzido pela ação, na linguagem q vc optar, compativel com o plugin. O WebDriver vc tras para linguagem q domina, por exemplo o Java, e a partir daí o céu é o limite. O grau de dificuldade está em saber programar em Java e ter alguns conceitos claros de testes de software Web e alguma lógica de testes automatizados…

[quote]
Vou começar a ler o link que postaram do André Luis Gomes , obrigada.
Conforme for lendo e surgindo dúvidas vou postando .
Obrigada pelas dicas .[/quote]

É nóis! Rs…

abs,[/quote]
Sim, profissionalmente com .NET, mas a ideia é a mesma. Só não trabalho com a parte servidor/gerenciamento de configuração/integração contínua, só me preocupo mesmo com a parte de programar o teste. Não sei se lembra de outro tópico cheguei a falar como trabalho, basicamente com framework de testes (xUnit) e programando usando a biblioteca WebDriver. Seria algo mais especificamente?[/quote]

Legal. Ou seja, sua equipe inteira domina programação? Não tem apenas testadores com papel de automatizadores?[/quote]
Tem equipe de qualidade que faz teste manual, eles não tem conhecimento de programação, mas cogita-se se envolverem com BDD usando SpecFlow no futuro. Atualmente testes automatizados são feitos pelos desenvolvedores mesmo, se pegou a tarefa X, faz teste da tarefa X. Seria muito desmotivante desenvolvedor dedicado a fazer testes.

Sim todos são desenvolvedores . O rapaz que era responsável pelos testes foi embora e deixou um tutorial , neste tutorial ele fala de testes de unidade e teste de sistema . Ele detalha três comandos do selenium ide , como estou seguindo o tutorial , instalei as mesmas ferramentas que ele utilizava . Mas como tenho dúvidas e não tem ninguém para saná-las é complicado evoluir .

Quando perguntei do selenium ide e do selenium webdriver seria a diferença entre eles , como selenium webdriver é a versão avançada , ele pois recursos avançados . Eu instalei o selenium ide aqui , no tutorial tem a ferramenta selenium cliente driver e selenium server para serem instaladas juntas . Porém só baixei o selenium server , não executei no prompt de comando .

Obrigada pelas respostas , vou ler testes orientado a dados .

Sobre o outro link enviado , já li , porém são ferramentas diferentes das que uso aqui , preciso amadurecer mais e ai consigo mexer em outras .

Obrigada mesmo assim , a página está salva aqui .

Obrigada pelas respostas a todas perguntas que fiz .

[quote=jeh_dias]Sim todos são desenvolvedores . O rapaz que era responsável pelos testes foi embora e deixou um tutorial , neste tutorial ele fala de testes de unidade e teste de sistema . Ele detalha três comandos do selenium ide , como estou seguindo o tutorial , instalei as mesmas ferramentas que ele utilizava . Mas como tenho dúvidas e não tem ninguém para saná-las é complicado evoluir .

Quando perguntei do selenium ide e do selenium webdriver seria a diferença entre eles , como selenium webdriver é a versão avançada , ele pois recursos avançados . Eu instalei o selenium ide aqui , no tutorial tem a ferramenta selenium cliente driver e selenium server para serem instaladas juntas . Porém só baixei o selenium server , não executei no prompt de comando .

Sobre o outro link enviado , já li , porém são ferramentas diferentes das que uso aqui , preciso amadurecer mais e ai consigo mexer em outras .

[/quote]
Selenium IDE é visual e WebDriver é para criar o teste programaticamente, sendo mais profissional e com maior controle.

Entendi , seria programar os testes ?

Como sou iniciante estou realizando testes em ide para amadurecer , depois vou para WebDriver .

Obrigada .

abs,[/quote]

Legal. Ou seja, sua equipe inteira domina programação? Não tem apenas testadores com papel de automatizadores?[/quote]
Tem equipe de qualidade que faz teste manual, eles não tem conhecimento de programação, mas cogita-se se envolverem com BDD usando SpecFlow no futuro. Atualmente testes automatizados são feitos pelos desenvolvedores mesmo, se pegou a tarefa X, faz teste da tarefa X. Seria muito desmotivante desenvolvedor dedicado a fazer testes.[/quote]

Hum… BDD (Testes dirigidos a compartamento)… Interessante… Vc tem alguma exemplificação deste conceito aplicado na sua empresa?

E vcs tem um repositório dos testes automáticos com o Selenium? Digo isso em termos de prover reusabilidade (evitar duplicar código Selenium)…

[quote=jeh_dias]Sim todos são desenvolvedores . O rapaz que era responsável pelos testes foi embora e deixou um tutorial , neste tutorial ele fala de testes de unidade e teste de sistema . Ele detalha três comandos do selenium ide , como estou seguindo o tutorial , instalei as mesmas ferramentas que ele utilizava . Mas como tenho dúvidas e não tem ninguém para saná-las é complicado evoluir .

[/quote]

Estou entendendo q vc está utilizando a versão antiga do Selenium, o Selenium 1… Vc consegue confirmar este dado (verificando o .jar)?

Na verdade a intenção do link foi apenas para conceitar o DD, visto q o Testcomplete é uma ferramenta paga, aqui no serviço estão com a idéia d implanta-la, não optaria por ela se eu fosse o decisor, escolheria a plataforma de testes da HP, muito mais utilizada no mercado, embora o fator para a escolha do Testcomplete foi unicamente o custo (como sempre! rs…)…

Se vc quiser tenta fazer alguns testes por aí e vai postando, assim vou t ajudando…

[quote=jeh_dias]Entendi , seria programar os testes ?

Como sou iniciante estou realizando testes em ide para amadurecer , depois vou para WebDriver .

Obrigada .[/quote]

Vc trabalha na área de Homologação/Qualidade/Testes? Vcs já tem a cultura de testes automatizados?