No último ano venho estudando e utilizando o Scrum como gerenciamento de desenvolvimento de sistema.
Em seus times COMO é tratado as atividades de testes? ou seja, as atividades de testes (caixa branca/preta, integração, performance, regressão, aceitação, segurança, automatização) são planejadas/executados dentro ou fora dos Sprints?
não faz sentido ficar de fora dos sprints, ou seja, você não diria que a sprint foi concluída sem ao menos constatar o que foi feito não é?
à medida que vários sprints vão sendo desenvolvidos, você perceberá que utilizar TDD é uma estratégia interessante para garantir que tudo o que foi feito, de certa forma funciona. ao término de cada sprint, utilizando integração contínua juntamente com TDD, irá sinalizar ao time imediatamente se o que foi feito funciona, bem como o que já havia sido feito também.
quanto aos testes mais específicos como você citou, ou seja, não aborda aspectos funcionais, e sim não-funcionais, é mais interessante quando atacado em uma sprint só para isto. testes de caixa preta e caixa branca, devem fazer parte de qualquer sprint!
Considerando que a definição de pronto pode/deve ser no mínimo um software testado e homologado, alguns casos até mesmo estar em produção, então testes, alem de fazerem parte, são indispensáveis*.
e como estamos falando de agile, cada time fala o que é necessário para eles ou não.
Em Scrum não existe uma regra quanto a isso. De um modo geral, times bem sucedidos com essa metodologia tem testes automatizados passando como parte do seu definition of done.