Teste de Software - Relatório de Defeito

Olá,

estou começando nessa área de teste de sotware, e gostaria de saber se alguém sabe um modelo de relatório de defeito.

Por favor é muito importante!

Grata!

Dependendo de como for seu ciclo de teste você pode usar sua ferramenta de bugtracking mesmo… Se estiver usando uma abordagem ágil e iterativa como o Scrum, nada impede você anotar os erros no papel de pão e falar diretamente com o programador desleixado… he he he he… 8)

O modelo de relatorio depende da sua organização e da metodologia de desenvolvimento.

Normalmente vc precisa informar o bug e os passos para reprodução. As vezes vc consegue classificar os erros como: Catastrofe, Erro sério, Bugzinho mixuruca e Podia ser mais bonitinho.

Por exemplo, vc pode estar usando um Jira ou Bugzilla para cadastrar bugs e acompanhar o ciclo de vida dos mesmos, atrelando o bug a uma versão no CVS por exemplo. Agora o relatório de defeito sera feito para quem? É pro chefão ter a ilusão de que esta tudo bem? É para o desenvolvedor para que ele produza uma versão melhorada?

Obrigada gente!

Então meu chefe pediu pra fazer um relatório para ser passado para o programador…mas o chefe tem que aprovar…

Vou estudar essas ferramentas e ver a melhor forma.

Mas valeu mesmo, ajudou muito…dá pra ter uma ideia…

Aprovar um relatório de bugs?

orras meu… ate que fim encontrei um lugar que tenha o conteúdo que preciso, pois to pra iniciar essa profissão e gostaria de ter convivencia com aqueles que ja trabalham na area…

{this phrase are removed}
abs a todos :smiley:

Cuidado com os trotes - você não disse que “só tem veterano aqui” ?

ok

:?

E o Testlink, nao seria interessante tmb…

[quote=Camillal]Obrigada gente!

Então meu chefe pediu pra fazer um relatório para ser passado para o programador…mas o chefe tem que aprovar…

Vou estudar essas ferramentas e ver a melhor forma.

Mas valeu mesmo, ajudou muito…dá pra ter uma ideia…

[/quote]

Camilla:

A comunicação interpessoal, em qualquer time, já é suficientemente difícil sem que seu
chefe cisme de brincar de correio elegante.

Pelo que vc está falando, testador falar com programador, nem pensar …
Pode se criar uma relação de confiança e defeitos serem corrigidos antes de registrados,
ô heresia.

Me lembra um projeto onde trabalhei com testes, em que eu era proibido de registrar defeitos
na semana do release. Pior, eu era terceiro e não podia registrar os defeitos eu mesmo, precisava
passar as informações a um funcionário celetista que tinha essa prerrogativa.

Desculpe desde já o tom debochado, só quis contribuir.
[]s

Jorge Diz

[quote=Camillal]Olá,

estou começando nessa área de teste de sotware, e gostaria de saber se alguém sabe um modelo de relatório de defeito.

Grata![/quote]
Bug tem que ser encontrado e corrigido, não tem que virar relatório!

"

[quote=Luiz Aguiar][quote=Camillal]Olá,

Grata![/quote]
Bug tem que ser encontrado e corrigido, não tem que virar relatório!
[/quote]

Mas tem que ser rastreado e documentado, pois nem sempre um bug é corrigido imediatamente a sua descoberta.

Documentado sim. Do tipo “Bug encontrado no componente X. Acontecia isso, isso e isso. Arrumado.”. Ou até mesmo um cartãozinho preto escrito com caneta prata no quadro branco. Agora, aprovação de um relatório de erros… Não vejo razão alguma.