Gostaria de verificar um exemplo de um teste de integração do tipo top-down.
Já estudei diversos materiais sobre o assunto, sei o que são drivers e stubs, mas nunca encontrei um exemplo prático em java e não consigo implementá-lo. Só encontro exemplos de testes unitários. Alguém pode me ajudar?
[list]EasyMock[/list]
[list]Mockito[/list]
[list]PowerMock[/list]
icarocd
O pessoal usa essas ferramentas para fazer testes unitários.
A dúvida permeia em como estruturar a abordagem top-down com stubs. Vc saberia dizer? Obrigado.
Você pode usar as ferramentas de mock para criar seus stubs, e pode estruturar seus testes independentemente de tecnologia. Qual a sua real necessidade?
Não conseguimos um exemplo claro de como criar os drivers e stubs e ir substituindo cada stub incrementalmente, mesmo com mocks.
Acredito que com um exemplo de implementação, nossa dúvida seja esclarecida. Valeu.
Para a necessidade dos drivers você pode montar um esquema de “plugins”, via solução caseira simples com factory method + abstract factory + arquivos de configuração por exemplo, ou mesmo usando soluções mais arrojadas como OSGI. Mas analise quão flexível e robusta precisa a ser solução da sua necessidade, pra evitar canhão em mosca.
O caso de vocês é uma dúvida teórica/acadêmica, ou uma dúvida técnica em um caso prático real de como aplicar a solução que pensaram? Estou reforçando a pergunta, de novo, porque se for o 2o caso a galera aqui pode te ajudar a realmente tratar o problema e chegarmos a uma melhor solução, seja o problema que for, ao invés de partirmos de uma solução pré-planejada de drivers e stubs.
icarocd
A situação é a seguinte:
- Foi solicitada pelo diretor, a adoção de testes de integração até a semana q vem. Pois ele não quer apenas testes unitários.
Todo mundo ta tentando descobrir como implementa, e ficou a discussão dos drivers e stubs.
Vc teria algum exemplo bem simples de algum q vc fez para nos mostrar? Se quiser pode esquecer os conceitos. Obrigado.