Testando GUI em aplicações externas

Fala Galera!

Eu não sou desenvolvedor de Java e sim de C/C++.
Eu desenvolvo softwares de testes e automações.
Estou querendo fazer uma automação em um software (escrito em java, não sei se usa Swing ou AWT, como consigo descobrir isso?), a automação seria clicar em botões automaticamente, olhar uma listview, interagir com menus e caixas de diálogos e trazer os dados de volta.
Dei uma boa navegada na net antes de abrir o tópico.
Testei algo com o AWT Robot, o mousemove até funcionou mas o clique não. Se eu mandasse clicar dentro do eclipse funcionava mas na minha aplicação não, já havia testado com autohotkey antes e não obtive sucesso tbm!
Minhas dúvidas são:

• A partir de um programa compilado (.exe), eu consigo chegar a algo próximo a isso?
  • Li sobre Junit, Abbot, Jemmy, UISpec4J mas não consegui entender se eu consigo interagir com o EXE direto ou precisa ser direto com o código fonte. Esse é o caminho mesmo?

Qualquer dúvida é muito bem-vinda.
Mods, se estiver na sessão errada podem remover.

Obrigado!
Felipe

Felipe:

Em geral, os programas em Java não são empacotados como .exe, e sim como .jar.
Se o seu for mesmo um .exe, precisaria ver como foi empacotado, mas sempre há um jar
presente.

Os “executáveis” são arquivos .bat (para Windows) ou .sh (para Unix e similares) que
incluem uma linha +ou- assim:

java -jar nome_da_aplicacao.jar

Nesse arquivo .jar estão todas as classes Java compiladas, arquivos de propriedades e tudo
o que a aplicação necessita. Ele é um arquivo morto compactado no formato zip, portanto pode
ser aberto com qualquer PKZip, Winzip ou similar.

Um dos arquivos contidos no .jar é o META-INF/Manifest.MF, que diz qual é a classe principal
(ponto de entrada). Suponhamos que seja com.xyz.aplicacao.Main.

Se vc vai testar com uma das ferramentas que vc comentou, tipicamente vai
querer executar dentro da mesma máquina virtual, o que significa que o seu código de teste