Temas para iniciação científica

Olá galera, tudo certo?

Pessoal faz algum tempo que estou parado com Java. No ano passado estava estudando pra tirar a SCJP mas arrumei emprego com outra linguagem e acabei parando os estudos, enfim…

Agora quero retomar firme meus estudos, já me inscrevi em um curso preparatório pra SCJP em minha faculdade e comprei mais alguns livros além dos que já tinha.

Mas apareceu a oportunidade de iniciar uma pesquisa de iniciação científica. E gostaria de aproveitar e usar java como ‘tema’ ou ao menos como linguagem de desenvolvimento.

Então se alguém tiver ideias de temas interessantes eu agradeço. O tema deve chamar a atenção, pois será julgado com todos os outros trabalhos para ver quais serão aprovados para fazer a pesquisa.

Tenho grande interesse em java mobile, web, sistemas embarcados, etc… Quero usar a pesquisa caso seja aprovada para um gancho nos meus estudos.

Valeu galera, abraço!

Tema para ser aprovado para pesquisa científica?

Informática na Educação.

Edit: Ou o tema que é da área de interesse do orientador.

Eu acho mais fácil pedir uma indicação para o professor. [=

Que estranho, sempre que li sobre oportunidades em alguma iniciação cientifica, já tinham temas definidos. Até porque sempre tem haver com área do orientador.

Mas pode tentar algo como NoSQL, Computação Pervasiva, Ontologias, e o mais certo de todos, Informatica na Eduação (jogos educativos, sistemas voltados para educação…).

Na faculdade em que você estuda existe algum tipo de plataforma web para divulgação de notas e envio de trabalhos, como o Moodle ? Se sim, tente desenvolver algum módulo para esta plataforma. Por exemplo, aonde eu estudo, tem uma IC que tem como tema desenvolver um diário de frequência dos alunos e outra tem como tema um plugin que faça a integração entre a página institucional que há no facebook e a tal plataforma que falei antes.

Eita, desde qdo desenvolver sistema é iniciação científica? :shock:

Eita, desde qdo desenvolver sistema é iniciação científica? :shock: [/quote]Poxa, na minha eu desenvolvi! >_<’’