Olá pessoal. Sou novo aqui no forum e iniciante em java, quer dizer ainda não sei nada de java ainda não vi no meu curso. Faço faculdade de Sistemas de Informação e faltam esse período mais 2 anos para completar o curso. Porem já tenho que escolher o tema do meu TCC para começar a desenvolve-lo e estou tendo muita dificuldade para escolher o que fazer. Mesmo sabendo que a curva de aprendizado do java é maior, o escolhi ao invés do .Net por causa do mercado de trabalho e da disponibilidade de material na internet. Queria que vocês me ajudassem a decidir o que fazer no meu TCC dando ideas e sugestões. Fiz uma pesquisa no site http://www.careerjet.com.br/ com as palavras chaves “programador java” e depois garimpei mais algumas palavras como:
J2EE
JSP
Hibernate
Struts
JSF
Jboss
EJB
Spring
MVC
Swing
e etc
E fiz uma lista com os resultados quais os requisitos mais pedidos. Então a partir dessa pesquisa deduzi que há mais vagas para programadores java voltados para web, a plataforma mais utilizada é Java Enterprise Edition, a IDE mais usada é o Eclipse, também é exigido conhecimentos em Frameworks como Hibernate e Struts, e servidor de aplicação o Jboss. Como sou leigo no assunto não tenho idea de que tipo de programa poderia fazer para aplicar tudo isso. Por exemplo: Um aplicativo que pudesse utilizar classes(Java beans), frameworks como struts e hibernate( para fazer comunicação o banco de dados), que rodasse no navegador em uma página feita em JSP e no servidor de aplicação Jboss. Então eu preciso da ajuda de vocês para saber que tipo de aplicações posso desenvolver. Gostaria que fosse algo não tão trabalhoso que me desse experiência. Preciso decidir até semana que vem. Por favor alguem me ajude me dando alguma dica, por que se talvez fizer uma má escolha corro o risco de não conseguir termina-lo ou não sair uma coisa legal.