Tem como um método retornar um Objeto?

Salve, pessoal do GUJ!

Estou começando com o Java(e, concomitantemente, estou começando com a OO), mas várias dúvidas vêm me assombrando. Uma delas é a seguinte: Há alguma maneira de fazer um método retornar um Objeto ?
Para ser mais específico, esse meu método vai pertencer a um objeto que se encarregará de fazer a conexão, busca, inserção , … , com o BD. No caso, ele irá fazer a busca do elemento desejado no BD e deverá retorná-lo, caso o encontre. Por isso pensei que o retorno desse meu método, caso fosse um objeto, facilitaria muito a minha vida.
Dei uma lida na internet e cheguei a pensar que isso envolve algo referente a ORM (object-relational mapping), ou eu estou fazendo muita confusão ?

Agradeço a atenção de todos vocês.
:wink:

[quote=shin_chan]Salve, pessoal do GUJ!

Estou começando com o Java(e, concomitantemente, estou começando com a OO), mas várias dúvidas vêm me assombrando. Uma delas é a seguinte: Há alguma maneira de fazer um método retornar um Objeto ?
Para ser mais específico, esse meu método vai pertencer a um objeto que se encarregará de fazer a conexão, busca, inserção , … , com o BD. No caso, ele irá fazer a busca do elemento desejado no BD e deverá retorná-lo, caso o encontre. Por isso pensei que o retorno desse meu método, caso fosse um objeto, facilitaria muito a minha vida.
Dei uma lida na internet e cheguei a pensar que isso envolve algo referente a ORM (object-relational mapping), ou eu estou fazendo muita confusão ?

:wink:[/quote]

Sim, você pode retornar um objeto através de um método!
A declaração do método transcorreria da seguinte maneira: (escopo do método) (valor de retorno) (nome do método) b[/b]. Sendo assim, um método pode ter as seguintes assinaturas:

private int somarValores(int primeiroValor, int segundoValor);
public List<String> listarNomesAlunos();
protected void acionarBotaoConcluir(ActionEvent evento);

Suponhamos que você queira retornar o objeto Aluno, listado aqui abaixo: