oi pessoal, tudo bem?
então, terminei agora o ensino médio, junto com o técnico e informatica e sei que quero seguir em TI. o problema é, aqui na minha cidade (São carlos - SP), tem alguns cursos de TI como o de análise e desenvolvimento de sistemas pelo IFSP , ciencia da computação pela UFSCar e sistemas de informação pela UNICEP.eu ja observei em alguns tópicos aqui no GUJ algumas discussões sobre as diferenças entre os citados, e na verdade acho que o que mais se adequa a mim seria o de SI ou ADS. como acabou de sair as notas do enem , ainda nao sei se vou conseguir uma vaga em CC na federal, ou em ADS no IFSP e a UNICEP aqui é privada, entao e outro vestibular. minha maior duvida é quanto a qualidade de ensino dessas instituições, ja que notei que alguns membros daqui do fórum são daqui de perto, mas nao consegui falar com eles.a UNICEP, o curso de SI e de 4 anos contra 3 anos de ADS no IFSP, porem pelo que me parece é que o IFSP é uma instituição muito mais renomada que a UNICEP, então surge a dúvida… se alguém que é daqui da região e puder me ajudar, ficarei muito grato.
Bom dia,
Você mora aqui do lado da minha cidade então, você esta na mesma situação que eu passei o ano passado, terminei o téc e o ensin médio junto e tentei o enem,
ainda bem que consegui 100%; fiquei em dúvida também, mas aconselho você tentar CdC na UFSCAR ou Analise Des… na IFSP, eu pelo menos tentei esse dois
eu prefiro técnologo até pq técnologo eu acho melhor, pois é mais focado na area mesmo, bacharelado o pessoal vai te ensinar toda a area da computação
(é o que estou cursando… CdC).
Qualquer coisa tem o Prouni em janeiro dpois do SISU, fica tranquilo…
Mas tem outro ponto a se pensar, você já decidiu a carreira que deseja seguir? sua meta?
Pois bem, Analise e Desenvolvimento de Sistemas comparado com Ciências da Computação é bem diferente;
Penso que a primeira coisa que vc deve ter em mente é: qual é o seu perfil profissional. Daí, vc poderá fazer a escolha do curso com maior propriedade.
Não posso falar dos cursos de Sistemas da Informação. Meu irmão é formado em SI, mas a área que ele escolheu foi segurança.
Eu sou Tecnólogo em ADS, pelo IFPB. O perfil do curso que fiz é estritamente mercado de trabalho. Ou seja, formar programadores e/ou analistas para o mercado de trabalho.
O Curso de CC quer, como o nome diz, formar cientistas, orientados à pesquisa (na maioria dos casos).
Então, defina o que vc quer, procure informações.
PS.: se vc pensa em entrar na carreira acadêmica, o curso de CC é mais indicado (do meu ponto de vista).
Faço ADS no IFSP Araraquara, só deixaria de fazer este curso para fazer CC na UFScar, pois o curso realmente é muito bom.
Pesquisa,Oportunidades de Intercambio, Professores altamente qualificados é o que você encontra ao estudar em uma instituição como o IFSP.
10x + IFSP do que uma particular como unicep, unip ou uniara que são as disponíveis em nossa região.
ahnn entendi… então, quanto ao meu perfil profissional, acho que o que eu realmente gostaria seria justamente algo entre ciencia da computação e ads, até por que qualquer área de TI seria satisfatório para min, redes, desenvolvimento, análise, gosto de tudo !. o problema maior é que tenho uma certa dificuldade com matemática e acho que não “aguentaria” um BCC da Ufscar, até por que pelo que todo mundo fala, deve ser muito difícil… então pensando em algo entre BCC e ADS, eu achei o SI, o unico lugar que tem curso de SI aqui perto é a UNICEP, que seria um poco mais profundo que ADS porem nao tao dificil quanto BCC…e além disso, pela minha nota do enem( tirei média 600) não sei se vou conseguir algo em alguma pública, então ja decidi me preparar pra tentar prouni ou algo do tipo… agradeço a vocês por estarem me ajudando com isso, e principalmente ao mausexdd por me falar como é o IFSP, algo que eu tambem estava em duvida, no entanto, nunca ouvi falar nada da UNICEP, nem bem nem mal, e caso algum de voces tenham tido alguma experiência de la, ou alguem que conheça que estudou la, se o curso tem boa qualidade ao nível do IFSP por exemplo… resumindo tudo: IFSP vs UNICEP. O IFSP que tem um curso menor e consequentemente com um pouco menos de base de conhecimento porém mais renomado, contra a UNICEP que tem um curso de nivel bacharelado porém nunca ouvi falar do curso de lá.
Primeiramente veja seu perfil profissional em qual area vc se adequa melhor, e outra se você pensar que por causa da materia de matematica vc nao vai fazer um curso…
na boa cara, nao faz T.I então… (pra mim é lorota); pega e faz mete a cara…
O ano passado a média pra entrar na UFSCAR era de 7,8 e IFSP 6,8… é punk cara…
As maiores notas de corte são dos cursos de CdC, (Engenharia, Medicina e Direito > 7,9);
entendi… bom, então vou tentar tomar minha decisão aqui, pela grade curricular que analisei, acho que vou ter que ir de bacharelado em SI na unicep…
Muito obrigado aí pessoal, pela ajuda… qualquer coisa me chame que farei o possível para ajudá-los!valeu!
Um pouco de reflexão e profundidade filosófica não faz mal, de vez em quando.
Como disse um mestre asiático com “uma mente saudável num corpo saudável” :
Um dia, um dos seus discípulos pediu-lhe : mestre tenho que tomar uma decisão na minha vida, mas eu não sei qual o caminho devo escolher.
Surpreendentemente, o mestre com muita experiência e sabedoria, diz-lhe escolhe o caminho que mais te parece difícil.
…
Efectivamente ele parece difícil certamente por que é aquele que eu gostaria de escolher. Mas por preguiça e gosto da facilidade não escolho.
Devemos aprender a diferenciar estas noções diferentes para mais coerência na nossa vida : facilidade, simplicidade e complexidade.
A via da facilidade não é o bom caminho na vida (pelo menos nesta forma de vida que existe actualmente na terra).
Quanto à coerência e à capacidade de distinguir entre as coisas que parecem ser as mesmas coisas (mas não são). E certamente um dos principais problemas dos humanos:
ouvir e escutar
ver e perceber
cuidar e se preocupar
muito bom jxtaNode, serviu de inspiração ! srsrsrs. valeu ai cara, acredito que isso não sirva só para esse caso em particular, mas para muitas dúvidas que as pessoas tem no seu cotidiano. muito legal esse texto.
Hoje em dia a diferenças entre diplomas técnologo ou bacharel é praticamente nula, falando de um posto de vista de concursos públicos.
Procure conhecer os cursos, professores, ex alunos e opte pelo oque te interessar mais e não pelo quanto seu diploma vai valer.