[quote=sergiotaborda]
Só existe um jeito : criar empresas que produzem software de um jeito saudável e que desbancam as outras por serem mais competitivas. Em algum lugar eu ouvi que a thoughtworks viria para o brasil. Ela tem fama de ser meio dura por impor um esquema de trabalho agil. Se isso for verdade , e ela se conseguir implantar aqui, o mercado vai dar uma guinada. A seguir outras virão seguindo os seus passos.[/quote]
Agora vem a situação, a Thoughtworks esta preparada para entender a cultura do mercado Brasileiro ?, outra questão que tipo de concorrência vai se desencadear perante as consultorias menores, para exigir um padrão de mão de obra vai ter que pagar equivalente, será que as consultorias estão preparadas para reciclar os seus profissionais, só ai vai ter um competição bem injusta.
Existem profissionais de todos os níveis culturais e já atuando como consultores, a Thoughtworks vai ter um escritório ou pretende ser uma base de desenvolvimento em Software no Brasil, o problema ai é as carteiras de clientes que estão sendo mira para absorver a questão de planejamento e contratação, pode ocorrer uma injustiça para aqueles consultores que vão perder suas oportunidade, por uma mare de profissionais altamente qualificados que podem ser mesmo das consultorias que estão baseados na Inglaterra e vão garimpar projetos aqui.
A filosofia de contratação para brasileiros pode nem ocorrer por a escassez de mão de obra , e essas oportunidades são mesmo para profissionais da Thoughtworks.
Nao so ja esta preparada, como ja temos um cliente brasileiro (onde eu estou trabalhando no momento). Tem alguns truques e macetes, mas nao tem uma diferenca taaaaaaaao grande quanto se imagina dos outros mercados pelo mundo.
Se a concorrencia vier de consultorias menores que prezam por seu trabalho e dedicam seus recursos a formar as melhores equipes de desenvolvimento de software existentes, ficaremos honrados. Nao eh bem o que estamos esperando, no entanto: nossa maior competicao vai ser com consultorias de 3 letras e “alocadores de recursos”, que sao uma praga tao grande no Brasil quanto nos EUA e Australia, e precisam acabar.
Parte da missao da ThoughtWorks eh tambem reeducar os clientes e organizacaoes com quem interagimos; grande parte disso aqui no Brasil vai ser demonstrar que quantidade nao eh qualidade, pelo contrario.
Realmente nao entendi suas afirmacoes neste paragrafo. Elabore um pouco mais, por favor?
Escassez de profissionais qualificados e culturalmente alinhados aos propositos da ThoughtWorks eh um problema global, e a gente tem se virado bem. O Brasil nao eh unico nesse aspecto, e imagino que so teremos as dificuldades serias para achar talento que temos na Inglaterra em alguns anos. Era melhor nao ter falado isso, pq agora eu agourei a coisa toda
So confirmando: sim, a ThoughtWorks vai abrir um escritorio aqui no Brasil, e ja estamos contratando e passando o pessoal pelo processo seletivo (que vai demorar um pouquinho mais do que de costume, talvez algumas semanas).
Vou publicar um FAQ com mais informações daqui alguns dias, mas se alguém já quiser adiantando, envie a carta de apresentação e currículo (ambos em inglês) para brasil@thoughtworks.com.
[quote=cv]
Realmente nao entendi suas afirmacoes neste paragrafo. Elabore um pouco mais, por favor?[/quote]
Vou resumir a Thoughtworks vai demolir as consultorias pequenas, sem dizer que traz de bagagem cenários com case de sucesso em projetos Ágil, em vista que no Brasil as consultorias se encontram mesmo na esfera dos tradicionais processo de desenvolvimento, na oportunidade a mesma vai promover seu marketing que já é liderado por Martin Fowler, o que vai tornar ainda mais arrasador um verdadeiro massacre.
[quote=ccaneta][quote=cv]
Realmente nao entendi suas afirmacoes neste paragrafo. Elabore um pouco mais, por favor?[/quote]
Vou resumir a Thoughtworks vai demolir as consultorias pequenas, sem dizer que traz de bagagem cenários com case de sucesso em projetos Ágil, em vista que no Brasil as consultorias se encontram mesmo na esfera dos tradicionais processo de desenvolvimento, na oportunidade a mesma vai promover seu marketing que já é liderado por Martin Fowler, o que vai tornar ainda mais arrasador um verdadeiro massacre.
[/quote]
Mas isso tudo vai ter um custo. Talvez por ai as consultarias pequenas continuem com seu espaco. Apesar de que qualquer coisa que venha pra implodir a forma como se faz software aqui é bem vinda. Ou as empresas acordam e se tornam menos burocraticas ou vao ter prejuizo.
[quote]
Mas isso tudo vai ter um custo. Talvez por ai as consultarias pequenas continuem com seu espaco. Apesar de que qualquer coisa que venha pra implodir a forma como se faz software aqui é bem vinda. Ou as empresas acordam e se tornam menos burocraticas ou vao ter prejuizo.[/quote]
Infelizmente as coisas não são tão simples assim, consultoria pequena tem parceira com outras consultorias é como se fossem países menores aliados com outros maiores, pode esperar sim uma guerra entre uma mudança por uma tecnologia melhor sendo liderada por consultoria de renome, algo como se você é um profissional que trabalha com X tecnologia e não estiver atuante com X metodologia pode ser alvo de eliminação em projetos já desejados por corporações, que querem mudanças rapidas e atingir melhores economias, o bicho vai pegar.
[quote=ccaneta][quote]
Mas isso tudo vai ter um custo. Talvez por ai as consultarias pequenas continuem com seu espaco. Apesar de que qualquer coisa que venha pra implodir a forma como se faz software aqui é bem vinda. Ou as empresas acordam e se tornam menos burocraticas ou vao ter prejuizo.[/quote]
Infelizmente as coisas não são tão simples assim, consultoria pequena tem parceira com outras consultorias é como se fossem países menores aliados com outros maiores, pode esperar sim uma guerra entre uma mudança por uma tecnologia melhor sendo liderada por consultoria de renome, algo como se você é um profissional que trabalha com X tecnologia e não estiver atuante com X metodologia pode ser alvo de eliminação em projetos já desejados por corporações, que querem mudanças rapidas e atingir melhores economias, o bicho vai pegar.[/quote]
Nao acho que a coisa vai ser tao radical assim, até porque a Thoughtworks tem renome somente entre os desenvolvedores, pelo menos no Brasil, e mesmo assim, entre um grupo de desenvolvedores apenas. E como todo mundo sabe, na imensa maioria das empresas nós nao apitamos nada.
Logico que basta um pouco de marketing pra que ela se torne mais conhecida, mas mesmo assim as coisas nao vao mudar tao rapidamente assim como voce imagina.
[quote=ccaneta][quote=cv]
Vou resumir a Thoughtworks vai demolir as consultorias pequenas, sem dizer que traz de bagagem cenários com case de sucesso em projetos Ágil, em vista que no Brasil as consultorias se encontram mesmo na esfera dos tradicionais processo de desenvolvimento, na oportunidade a mesma vai promover seu marketing que já é liderado por Martin Fowler, o que vai tornar ainda mais arrasador um verdadeiro massacre.[/quote]
E desde quando demolir consultorias que nao fazem um trabalho melhor que o nosso eh uma coisa ruim?
Juro que eu nao consigo entender o seu ponto de vista ate agora…
[quote=cv]
E desde quando demolir consultorias que nao fazem um trabalho melhor que o nosso eh uma coisa ruim?
Juro que eu nao consigo entender o seu ponto de vista ate agora…[/quote]
É como se as evoluções das coisas acontecessem no mesmo nível de projeto e experiência, como se todo o acesso a informação e conhecimento tivesse a mesma equivalência.
Faria melhor sentindo se a Thoughtworks absorvem-se essas consultorias e remodelá-se as dando-as condições de produtividade em seus projetos, entretanto vai ser mesmo algo como colonias de exploração ou sem qualquer participação em seus projetos de maior relevância.
E a sua evidencia para suportar este argumento esta baseada em que?[/quote]
Para se modelar um perfil profissional de uma empresa como a Thoughtworks, que jornada de estudos e risco e investimentos você não teve que passar , estamos falando de especializações até ainda nem atingida por muitos profissionais.Você voltaria a trabalhar no Brasil como consultor ? Claro que não, seria um retrocesso da própria carreira e na certa não iria atingir a mesma rede de clientes, onde sua empresa vem implementando cases a tempos, e com muitos clientes já endinheirados. “software de sucesso é mesma coisa que aplicação em bolsa de valores”
Dizer a Thoughtworks, que esta no Brasil e falar que esta com as portas abertas, isso é pura groselha, mas dizer que tem uma proposta em redesenhar o mercado de desenvolvimento de software como apoio ao software livre, entre melhores praticas ao Open Source e outras questões à alavancar situações econômicas, transferência de conhecimento sobre as metodologias que são tradicionais utilizando uma nova concepção onde mante-las, ou como fazer a implementação com metodologias Ágil aplicáveis sobre uma transparecia da tecnologia utlizada, ninguém tocou no assunto e nem se quer eu ouvi falar.
E ai aparece o Encontro Ágil como se tudo isso já fosse algo mais praticado e dominado por muitas consultorias, essa natureza de fazer informação e de proposta para contemplar a todos um novo movimento ou uma nova passagem geração só vem aumentar o nível contra-senso de nunca te-las praticado em cases de empresas nacional, é algo pra se dizer, seja Ágil para se alocar em quem esta com os melhores clientes, porque informação não é pra todos.
Sim, e eu ja voltei para o Brasil como consultor… pela ThoughtWorks. Nao entendo onde esta o problema nisso.
Err… vou tentar explicar de novo, com frases menores e de forma mais facil de entender. Voce me parece estar muito confuso.
Eu sou um dos 1200+ consultores da ThoughtWorks.
Eu estou no Brasil.
Pela ThoughtWorks.
Que abriu no Brasil ha poucas semanas.
Eu estou trabalhando num projeto como coach.
Pela ThoughtWorks.
No Brasil.
Mas, como eu nao dou conta sozinho de toda a demanda que a gente tem, a ThoughtWorks esta contratando mais profissionais no Brasil.
A ThoughtWorks Brasil fara as mesmas coisas que os outros escritorios da ThoughtWorks pelo mundo fazem. Isto inclui:
Desenvolver software customizado para clientes de qualquer porte usando praticas e metodologias ageis
Transformacao organizacional
Criar e participar de projetos OpenSource
Coaching e mentoring em praticas do XP
Gerencia de qualidade de projetos
Definicao de metricas de acompanhamento e gerencia de projetos
etc, etc, etc, e nao necessariamente em uma ordem qualquer.
[quote=cv]Eu sou um dos 1200+ consultores da ThoughtWorks.
Eu estou no Brasil.
Pela ThoughtWorks.
Que abriu no Brasil ha poucas semanas.
Eu estou trabalhando num projeto como coach.
Pela ThoughtWorks.
No Brasil.
Mas, como eu nao dou conta sozinho de toda a demanda que a gente tem, a ThoughtWorks esta contratando mais profissionais no Brasil.
[/quote]
CV, caso ainda não tenha reparado, você está falando com “o cara cujos pelos do peito se parecem com duas hello kitties se beijando”, segundo você mesmo… :lol:
A ThougthWorks seria hoje a empresa ideal para se atuar a agregar valor em mão de obra, principalmente em uma empresa onde seu principal gestor é o Martin Fowler, uma projeção profissional da melhor possível.