bgbraga
Dezembro 8, 2010, 7:40am
O que o RTC 3.0 pode fazer por você
Para quem ainda não conhece, o IBM Rational Team Concert (RTC) é uma ferramenta para gestão do ambiente de desenvolvimento de forma colaborativa e pode ser usada tanto com desenvolvimento tradicional quanto com desenvolvimento ágil.
O que a ferramenta faz na prática é combinar recursos de gerencia de defeito (bug tracking) com gestão de mudanças, com planejamento e gerenciamento de projeto, com controle de versão (SCM) e com integração contínua ? tudo isso em uma única solução sem necessidade de integrações, configurações complicadas e investimentos adicionais.
Além de um grande número de features, a simplicidade, usabilidade e performance foram as prioridades da IBM neste projeto comandado por Erich Gamma e lançado em 2008. Em 2010 foi eleito pela Forrester Research Inc em sua pesquisa ?Agile Development Management Tools? como a melhor do mercado em número/qualidade das features (current offering). Segue abaixo uma cópia da pesquisa para consulta:
ftp://public.dhe.ibm.com/common/ssi/ecm/en/ral14023usen/RAL14023USEN.PDF
O detalhe é que a versão analisada pelo Forrester foi o RTC 2.0. Agora (dia 23/11) foi lançamento a versão 3.0 com muito mais features e diferenciais estrategicos e de negocio para os usuários. Segue abaixo um resumo das principais novidades:
[list]Distribuição e Licenciamento:
A forma de distribuição da ferramenta foi alterada. Agora não é mais necessário pagar pelo server. Ou seja: comprando 10 licenças de usuário você pode ter até 10 servers. Essa flexibilidade permite criar ambiente de treinamento, homologação e produção para o RTC sem custos adicionais.
[/list]
[list]Versão Gratuita com mais funcionalidades:
Até o RTC 2.x a distribuição era dividida em Express-C, Express, Standard e Enterprise. Cada uma com um conjunto de funcionalidades diferentes. Na pratica o Express-C (versão gratuita até 10 usuários) era a versão mais simples e não possuia muitos recursos de customização por exemplo. Agora não existe mais versão de RTC Server e a lista de funcionalidades está associada ao tipo de licença de usuário ao invés do tipo de server. Com essa mudança os ?Free Developers? tem acesso a maior parte das funcionalidades da ferramenta sem custo!
[/list]
[list]Gerenciamento de Projetos:
Houve uma mudança de estrategia / escopo dos produtos e as principais features de gerenciamento de projetos formais (não-ageis) que estavam no RPC (Rational Project Conductor) foram incorporadas ao RTC. Com isso o RTC 3.0 possui gantt chart, dependencia entre tarefas, restrições, alocação de recursos, time tracking, gerenciamento de riscos entre outros recursos que já estavam presentes no RTC 2.x.
[/list]
[list]Nova Interface WEB:
A interface WEB que já era excelente foi melhorada. Os pontos positivos foram mantidos mas foi adicionado mais flexibilidade em personalizações como menu customizável e gadgets OpenSocial. Além disso o carregamento via interface web ficou mais leve com melhoras notáveis nos planos do projeto.
Essa reestruturação serviu também para implementar novos recursos na interface web que até então estavam disponíveis somente via interface Eclipse.[/list]
[list]SCM Distribuído:
Muitas empresas tem a necessidade de dividir o desenvolvimento de software com parceiros e fábricas externas. Com o SCM distribuído isso ficou mais fácil. Agora é possível armazenar os artefatos no SCM de um RTC local e depois sincronizá-lo com um RTC remoto.[/list]
[list]Suporte ao Visual Studio Melhorado:
Vários recursos avançados foram implementados para o Visual Studio que está mais alinhado com os recursos presentes no Eclipse. Outra melhora considerável é o suporte ao Visual Studio 2010.[/list]
[list]Mais Integrações e Suporte ao Legado:
A solução de integração do RTC 1.0 com ferramentas legadas era exclusivamente via connector que na prática é um duplicador de dados automatizado. Na versão 2.0 surgiu o brigde que estabelece um link entre dados do RTC e ferramentas externas sem a necessidade de duplicações. Na versão 3.0 as ferramentas passaram a utilizar melhor o bridge com links bidirecionais e a suporte a mais ferramentas legadas / versões.
No Brasil grande parte dos clientes de ClearCase usam ClearCase Base ao invés do UCM e a integração com ClearCase Base agora é suportada. Além disso falando de produtos Rational, as integrações com Rational ClearQuest, Rational Synergy e Rational Change sofreram melhoras significativas.
[/list]
O RTC faz parte do projeto Jazz (ver jazz.net ) que é a plataforma de integração de ferramentas de desenvolvimento que também teve sua primeira versão em 2008. Vale lembrar que este projeto seguiu o sucesso e experiencia da IBM no projeto Eclipse. Através do jazz.net você pode: interagir com a comunidade, deixar sugestões de melhorias, reportar defeitos, discutir com os desenvolvedores, baixar o código fonte e versões free, estudar a arquitetura do produto e o padrão aberto OSLC, acessar o roadmap das novas versões, enfim participar do desenvolvimento colaborativo da única plataforma ALM aberta do mercado.
Isso é um pouco do que o RTC pode fazer por você e sua equipe. Descubra mais em:
http://jazz.net/projects/rational-team-concert
fonte: https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/rationalbrasil/entry/o_que_o_rtc_3_0_pode_fazer_por_voce?lang=en
Pessoal, quem aqui já utilizou e/ou utiliza essa ferramenta? Eu não conhecia, mas me pareceu muito interessante.
Gostaria de ler algumas recomendações/opiniões de vocês.
Parabéns pela notícia, excelente!
bgbraga
Dezembro 9, 2010, 8:31pm
[quote=febatata]Pessoal, quem aqui já utilizou e/ou utiliza essa ferramenta? Eu não conhecia, mas me pareceu muito interessante.
Gostaria de ler algumas recomendações/opiniões de vocês.
Parabéns pela notícia, excelente![/quote]
Felipe, tudo bem?
Segue o link de um Case de utilização dessa ferramenta no Brasil:
http://www-01.ibm.com/software/success/cssdb.nsf/CS/CCLE-7UZUKJ
Nesta página na direita tem uma opção View PDF que fica mais fácil de visualizar.
Esse Case é envolvendo a Global Value e FIAT mas existem vários outros clientes utilizando.
O mais legal é que ela é free (até uma equipe de 10 usuários) pode ser baixada no jazz.net e instalada sem complicações. Você não precisa utilizar Websphere ou instalar nenhum servidor de aplicações separado para utilizar (só se quiser), ela é distribuida com um Tomcat embutido e tudo é instalado junto em menos de 15 min.
Esse texto da notícia na verdade foi eu que escrevi no site da IBM
Eu não sou vendedor e não quero vender nada, mas se tiver alguma dúvida ou precisar de mais alguma coisa me fala.
Adelar
Dezembro 9, 2010, 8:58pm
Muito interessante a ferramenta. Pelas ferramentas que possui pode ajudar muito no gerenciamento de projetos.
Obrigado pela dica.
bruno.braga obrigado. Estou dando uma lida nesses documentos e links.
Tudo que leio me parece realmente muito interessante.
Mais uma vez, parabéns pela notícia e obrigado pela ajuda!