Estou começando a praticar TDD, e as vezes acontece de eu escrever um teste e ele já estar passando, devido ao código que eu escrevi para passar algum teste anterior se aplicar tambem a este. Assim as vezes eu não consigo seguir o ciclo Red->Green->Refactor, acaba ficando Green->Refactor
Só vendo o código para poder opinar.
O ideal é você manter as classes e métodos o mais coeso possível, assim facilita tanto o entendimento do código como a escrita dos testes.
Esse teste especifico não vai atender ao conceito de TDD, mas agora vc precisa pesar na balança. Se este teste executa um fluxo diferente daquele que já esta escrito, mantenha-no. Se você realmente quer usar a metoldologia “à risca” pq é um kamikase maluco, aumente o escopo do teste até ele dar erro.
Minha opnião…mantenha o teste e continue com o próximo.
Até o momento realizo apenas testes de unidade, com JUnit e Mockito.
Para persistência uso o Hibernate, e quando os testes envolvem a camada de persistência eu configuro o Hibernate para utilizar um banco HSQL em memória
Então, você está escrevendo os testes primeiro? Ou você está alterando o teste já escrito?
Se você sempre cria o teste primeiro ele sempre vai falhar por que não existe implementação certo?
Agora se você faz a implementação e o teste passa de primeira, minha dica é: procure outras possibilidades de possíveis falhas na sua implementação.
Não falhou? Então Refatore e prossiga.
Se você alterou um código e o teste não mudou em nada, de duas uma, ou a lógica não mudou ou o teste está falho.
Eu acredito que seguindo dessa forma não fere o TDD.
Se você está criando testes para implementações já feitas você está invertendo a ordem das coisas e isso sim fere o TDD.
[quote=magnomp]Até o momento realizo apenas testes de unidade, com JUnit e Mockito.
Para persistência uso o Hibernate, e quando os testes envolvem a camada de persistência eu configuro o Hibernate para utilizar um banco HSQL em memória[/quote]