[quote]Oi.
Não existe praticamente nenhuma metodologia em cascata. Especialmente hoje em dia.
Outra coisa que gostaria é, se possível, conversar com pessoas que tem contato com XP e/ou Scrum e saber sobre as dificuldades encontradas, os problemas, os benefícios, se realmente vale a pena a utilização de metodologias ágeis, etc.
Usei XP por 5 anos, e o Scrum estou usando há 2 anos. O XP é interessante, mas achei que ele dá menos benefícios que o SCRUM. Acho o pair programming, na minha opinião, são super-valorizados.
Ok, há um ganho de produtividade e qualidade em se produzir em par para uma ou outra tarefa, mas para atividades do dia-a-dia, não creio que esse ganho compense o fato de estar gastando dois profissionais no lugar de um só.
Quase não vi pontos negativos em métodos ágeis. Geralmente é bastante fácil modificar software. Existem algumas discussões bastante longas aqui no GUJ sobre esse tema, e o tópico geralmente recai em flame (principalmente quando algum usuário desinformado insiste em chamar o RUP de processo em cascata). Um deles, por exemplo, é esse aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/209473.java [/quote]
O Vini te falou tudo amigo, não confunda metodologia com aplicação do processo.
Eu não lembro de ter estudado a respeito de nenhuma metodologia que pregue o desenvolvimento sistema em cascata como algo sustentável a longo prazo.
O próprio mecanismo de evolução no ciclo de vida do sistema já caracteriza um processo iterativo, ao meu ver isso está independente de metodologia e muito mais relacionado aos valores e práticas que a equipe de desenvolvimento aplica.
Ao meu ver as metodologias ágeis não são interessantes por proporem um modelo iterativo, mas por tornarem isso uma condição essencial para a aplicação do processo fornecendo mecanismos, práticas e principalmente valores que te forçam a pensar a respeito do processo.
Aplicar conceitos e práticas como: small releases, projéteis luminosos, team empowerement, honest plans, most important features, unit test, do not repeat yourself além de uma serie de outros conceitos, fazem com que você constantemente pense a respeito do seu processo e é nesse ponto que uma metodologia ágil te fornece ferramentas para controle e melhoria desse processo.
Bom, resumindo, acho que dificilmente você encontrará livros encorajando o desenvolvimento de software em cascata (inclusive se você encontrar por favor compartilhe conosco).
Acho mais fácil você tentar focar sua tese na aplicação de processo ágeis ou não. Comparando, porque tal metodologia é ágil e porque outra não parece ser (ou definitivamente não é).
Edits: erros de português…nossa