TCC Métodos ágeis

Olá,

[quote=Prls]Olá,

estou prestes a terminar meu curso de sistemas de informação e iniciando meu tcc, gostaria de
abordar como área de estudo do meu tcc “Métodos ágeis de desenvolvimento de projeto de software”.
Estou em busca de sugestões de temas, pois ainda não consegui definir nada. Gostaria também de
focar no Scrum. Alguém poderia me ajudar?[/quote]

Mais o que você gosta mais, ou seja qual a área que você tem mais enteresse ??
Você está em qual período ?

Estou no 7º período. Meu interesse é em métodos ágeis mais especificamente no Scrum.

cara algo bacana é utilizar SCRUM com o cliente. da uma pesquisada sobre isso

[quote=Prls]Olá,

estou prestes a terminar meu curso de sistemas de informação e iniciando meu tcc, gostaria de
abordar como área de estudo do meu tcc “Métodos ágeis de desenvolvimento de projeto de software”.
Estou em busca de sugestões de temas, pois ainda não consegui definir nada. Gostaria também de
focar no Scrum. Alguém poderia me ajudar?[/quote]
Boa tarde, Pris!

Se vc gosta de metodologias ágeis eu te recomendo utilizar o processo de desenvolvimento de software denominado XP1, que é um processo voltado ao desenvolvimento de projetos de pequeno porte ou acadêmicos e onde certas práticas do XP não podem ser aplicadas bem como os requisitos não estão bem claros.

A descrição do XP1 pode ser acessada em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/2002.2/projii/xp1/xp1.html.

Com relação a um tema para o seu TCC e sabendo que vc vai utilizar uma metodologia agil vc deverá escolher um projeto onde o seu cliente esteja sempre disponível para a retirada de dúvidas em relação aos requisitos…

Qualquer duvida estamos a disposição, bons estudos…

Uma boa fonte para idéias são artigos publicados na Agile Conference e na conferência XP:
http://www.informatik.uni-trier.de/~ley/db/conf/agiledc/index.html
http://www.informatik.uni-trier.de/~ley/db/conf/xpu/index.html
Infelizmente para acessar os artigos precisa ter acesso ao Portal Capes. Instituições de ensino públicas
e algumas particulares tem esse acesso!

Tem também o AgileBrazil - http://www.agilebrazil.com
No AgileBrazil teve um workshop acadêmico chamado WBMA.

Achei interessante essa metodologia denominada “XP1”.
Mas será há material necessário.

[quote=Prls]Achei interessante essa metodologia denominada “XP1”.
Mas será há material necessário.[/quote]
Não entendi o quis dizer com material necessário, por favor explique melhor…

Me chamou a atenção o fato do XP1 não ser muito comentado na Internet,
na verdade não encontrei nenhuma referência sobre ele, exceto o
próprio site que você citou.

[quote=Prls]Me chamou a atenção o fato do XP1 não ser muito comentado na Internet,
na verdade não encontrei nenhuma referência sobre ele, exceto o
próprio site que você citou.[/quote]
É porque esse processo foi criado pelo prof. Jacques e sua equipe para a sua disciplina Projeto I, do curso de ciencias da computação da UFCG, lá ele tambem dá aula a várias turmas de mestrado…

De qualquer maneira mostre esse processo ao seu professor orientador para que ele avalie melhor se o processo se encaixa nos objetivos do seu TCC. 8)

Qualquer duvida, pode postar…

Não entendi qual o contexto de falar sobre esse método ágil.

Na minha opinião escolher um método ágil e depois pensar no tema de pesquisa não é o melhor caminho .

Penso que primeiro você precisaria pensar em algum problema ou tópico de métodos ágeis (que é bastante ampla)
para a sua pesquisa. Depois vc escolhe um ou mais métodos ágeis para resolver este problema.

Tipo: “Um processo Ágil para pequenas empresas brasileiras de software”

IMHO a maioria dos processos Ágeis já formalizados e conhecidos(realidade das pequenas gringas) ainda têm papeis e artefatos demais para a realidade das pequenas brasileiras.

Eu tava querendo unir fazer meu TCC tipo aplicando uma metodologia agil
no meu estagio, pois pro estagio vamos ter q desenvolver um sistema
pequeno, mas acho que será complicado por em prática a idéia de
desenvolvimento ágil nessa equipe de 4 integrantes, queria associar
o desenvolmimento ágil com apenas requisitos, alguem tem alguma idéia
de como fazer isso?