Pessoal estou numa pesquisa para o meu pre-projeto de TCC. Preciso de uma ajuda dos grandes conhecedores de informação e tecnologia, galera do GUJ.
Em resumo quero implementar um CHAT WEB.
COMO O BATE PAPO UOL FUNCIONA?
Por ex …
Eis que que maioria das implementações de chat que sempre vi sugerirem, foi sempre o cliente ficar OUVINDO de tempo em tempo.
Com uma Thread ficar perguntando ao servidor se tem alguma coisa nova. Nao é ?
As implementações que vi eram sempre o cliente realizando chamadas ao servidor…
O QUE EU QUERO … ???
Eu gostaria de implementar meu chat WEB… fazendo com que O SERVIDOR AVISE OS CLIENTES a cada mensagem falada no chat.
Então somente teria fluxo quando realmente necessário. Quando alguem fala. Se ninguem fala nada, não ha motivos para que o cliente fique perguntando a toda hora.
Como por ex o bate papo uol funciona? sera que fica a cada segundo fazendo requisições ao servidor pra ver se alguem falou alguma coisa naquela sala ? ou será que ele consegue implementar esta forma de avisar quando alguem fala ?
EIS Q RESPOSTA QUE EU QUERO… eu quero uma forma de avisar o meu cliente HTTP de que alguma coisa aconteceu… realizar chamadas aos clientes conectados…
Eu consigo fazer isto com desktop, utilizadno ou RMI ou xml-rpc , onde meus clientes também viram servidores, e o meu servidor armazena referencias para estes “clientes-servidores” e consegue realizar chamadas a eles quando uma ação ocorre.
E web… como eu faria? tem como? ja existe algo implementado em alguma linguagem? ja existe algo em JAVA ?
A minha intenção é fazer o servidor em JAVA e o cliente em JAVA (JSP ou APPLET) OU FLEX … TALVEZ AMBOS COM AJAX… N SEI…
Ideias? Opinioes? Sugestoes?
OBRIGADO.