Tarde demais? [RESOLVIDO]

Olá pessoal, estou com algumas dúvidas e gostaria que dessem sua opinião se possível. Tenho 32 anos e há 8 saí do curso de Ciência da Computação, sem concluir, e de lá pra cá me casei, tive filhos e desde então tenho trabalhado em área administrativa, totalmente fora da área de TI, embora tenha trabalhado 6 meses em uma empresa de TI, mas sem grande aprendizado.

Bom, é o seguinte, estou voltando a estudar Java e pretendo este ano investir em conhecimento na área, porém vivendo um dilema: na minha idade, 32, compensa passar mais 2 anos e meio fazendo Análise de Sistemas (tecnólogo) dentro da faculdade e depois tentar arranjar trampo? Ou, já que tô “velho” mesmo, melhor seria correr atrás das certificações?

Detalhe: pretendo buscar emprego fora do Brasil (falo inglês fluente) e atualmente moro em Fortaleza, onde os salários são baixos, as oportunidades na área são escassas.

Tarde demais pra tentar investir nessa carreira?

Abraços á todos e muito obrigado.

[quote=jferraz]Olá pessoal, estou com algumas dúvidas e gostaria que dessem sua opinião se possível. Tenho 32 anos e há 8 saí do curso de Ciência da Computação, sem concluir, e de lá pra cá me casei, tive filhos e desde então tenho trabalhado em área administrativa, totalmente fora da área de TI, embora tenha trabalhado 6 meses em uma empresa de TI, mas sem grande aprendizado.

Bom, é o seguinte, estou voltando a estudar Java e pretendo este ano investir em conhecimento na área, porém vivendo um dilema: na minha idade, 32, compensa passar mais 2 anos e meio fazendo Análise de Sistemas (tecnólogo) dentro da faculdade e depois tentar arranjar trampo? Ou, já que tô “velho” mesmo, melhor seria correr atrás das certificações?

Detalhe: pretendo buscar emprego fora do Brasil (falo inglês fluente) e atualmente moro em Fortaleza, onde os salários são baixos, as oportunidades na área são escassas.

Abraços á todos e muito obrigado.[/quote]

Ola amigo,

Bom, também moro em Fortaleza e posso te dizer sem medo: não faltam oportunidades aqui. Pra quem tem qualificação tem muita oportunidade e os salários são bem razoáveis. E nem precisa ser um expert. Ja vi muita vaga que pede o “feijão com arroz”(entenda como as principais APIs da JSE + algumas especificacoes básicas da JEE - JPA/JTA + JSP/Servlets) e esta pagando 2~3,5k, o que é bem razoável levando-se em conta o custo de vida por aqui. Essa semana mesmo vi umas três vagas nesse estilo. Claro, geralmente mesmo sendo só o básico exigem experiencia mas acredito que 1 ano de estágio já resolve esse problema.

Quanto a investir na carreira não considero que seja tarde. Você pode tanto fazer uma facul quanto tirar certificacoes, uma coisa não exclui a outra. É claro, isso vai depender da sua disponibilidade de tempo mas pra tirar uma OCJP por exemplo voce nao precisaria mais que 2 meses estudando umas 2 horas por dia.

Com o minimo de experiencia + uma boa facul + uma OCJP(que geralmente conta como plus) você nao teria muita dificuldade em conseguir emprego.

Olá, jferraz, como vai?

Nunca é tarde, mas você deve considerar algumas coisas importantes - como a curva de aprendizado das tecnologias que pretende trabalhar na área você deseja atuar.

Acredito que o melhor para agregar em sua vida são conhecimentos teóricos da faculdade e a prática do cotidiano, portanto, se for fazer a faculdade, tente garimpar uma boa vaga para mergulhar de vez na área e colocar em prática tudo de novo que aprender.

Não sei se você tem cidadania pra algum país ao qual esteja interessado em ir, entretanto, conforme acompanhei alguns processos de imigração, sempre é considerado como fator determinante de pontuação sua escolaridade, dentre outras coisas. Acho que as certificações podem abrir as portas no mercado, pra que você chegue num país e consiga uma boa entrevista de trabalho, etc, mas uma graduação pode tornar possível sua ida para tal país.

Espero ter ajudado em algo.

Vix, Fortaleza está melhor que aqui no Paraná entao, quero ver pagarem mais que 2k pra iniciantes

Cara, nunca é tarde para estudar, e acho que vc ja tem experiencia na area. Axo que terminar a faculdade é fundamental, porem para vc conseguir um bom emprego rapidamente, a certificação ira ajudar muito. Caso voce tenha disposiçãio, (Nem falo de tempo, pois, geralmente a gente nao tem ne, kk), e um pouco de grana., faça a faculdade e va estudando para a certificação, dependendo do seu esforço, em poucos meses voce ja podera fazer a prova, as oportunidades de emprego para alguem que tem a certificação e esta terminando a faculdade com certeza serao grandes.

eu acabo a minha(faculdade) agora em junho, tenho 37 anos e já decidi partir para os concursos públicos já q trabalho há 13 anos como funcionário público e pintou um certo medo da idade em relação ao pessoal que está começando…

as empresas de hoje gostam de pessoas com alguma idade, pois essa molecada nao aguenta o tranco e qualquer coisa ja pede a conta.

força amigo! vc nao eh velho nao, velho eh o silvio santos!

Vix, Fortaleza está melhor que aqui no Paraná entao, quero ver pagarem mais que 2k pra iniciantes[/quote]

Vai depender da sua definição de iniciante. =D
Acredito que saber aquilo que falei acima caracteriza um junior. Antes disso, so estágio. Ou alguma empresa que esteja muito desesperada e queira treinar pessoal pagando bem xD

Valeu pela força galera. Depois de alguns anos fora do mercado a gente fica com receio de ser aceito ou não de volta. Ainda mais quando se trata de um mercado (Brasil) que ainda age com certo desdém pra quem tá querendo começar depois dos 30.

Fiquei mais animado de saber que aqui o mercado está legal e pagando razoavelmente bem, ainda vou avaliar a questão da faculdade, meu medo é não ter $$ pra levar até o fim, pois meu trabalho atual não me permite sustentar os estudos por muito tempo, por isso estou pensando se não seria o caso de investir o que posso em uma certificação.

E neste caso, vcs acham que uma certificação Caelum tem hoje no Brasil reconhecimento equivalente ao de uma certificação Oracle? Um amigo me apresentou como opção o curso online da Formación Digital para tirar as certificações Oracle, já que fica meio complicado ir até SP pra fazer um curso Caelum, e antes de mais nada, sei que é mais barato e mais em conta estudar em casa, mas me sentiria mais seguro fazendo um curso.

Abraço a todos!

Nops, certificacao de um curso, prova que vc fez o curso, certificacao de especificacao, mostra que vc tem conhecimento sobre a especificacao…
Ou seja, certificacao Oracle vale mto mais que certificacao de um curso

você ja fala inglês, ja é da área administrativa, inglês, tem um curso inacabado de ti, quer entrar na área… ai eu te pergunto, você chegou a se formar em alguma coisa na área administrativa? Caso sim, ja pensou em fazer alguma especialização em alguma coisa relacionada a “gestão de ti” ?

sério, me parece que neste caso se encaixa bem se você gostar disso é claro… da uma pesquisada no mercado disso mas ja ouvi falar que falta gerente com inglês fluente e numa boa… a remuneração é bem maior e a mudança não vai ser tão drastica pra você…

[quote=jferraz]

Abraços á todos e muito obrigado.[/quote]

Nunca é tarde, existem muitos programadores com mais idade e tem pouco conhecimento em inglês. O que prejudica muito.

Claro que não é tarde, fala sério rsrs…

Você não vivieu nem metade da sua vida ainda. E pode ter certeza de uma coisa: conhecimento nunca atrapalha nossa vida.

Isso mesmo saiba suas palavras!