[quote=jferraz]Olá pessoal, estou com algumas dúvidas e gostaria que dessem sua opinião se possível. Tenho 32 anos e há 8 saí do curso de Ciência da Computação, sem concluir, e de lá pra cá me casei, tive filhos e desde então tenho trabalhado em área administrativa, totalmente fora da área de TI, embora tenha trabalhado 6 meses em uma empresa de TI, mas sem grande aprendizado.
Bom, é o seguinte, estou voltando a estudar Java e pretendo este ano investir em conhecimento na área, porém vivendo um dilema: na minha idade, 32, compensa passar mais 2 anos e meio fazendo Análise de Sistemas (tecnólogo) dentro da faculdade e depois tentar arranjar trampo? Ou, já que tô “velho” mesmo, melhor seria correr atrás das certificações?
Detalhe: pretendo buscar emprego fora do Brasil (falo inglês fluente) e atualmente moro em Fortaleza, onde os salários são baixos, as oportunidades na área são escassas.
Tarde demais pra tentar investir nessa carreira?
Abraços á todos e muito obrigado.[/quote]
Ola amigo,
Bom, também moro em Fortaleza e posso te dizer sem medo: não faltam oportunidades aqui. Pra quem tem qualificação tem muita oportunidade e os salários são bem razoáveis. E nem precisa ser um expert. Ja vi muita vaga que pede o “feijão com arroz”(entenda como as principais APIs da JSE + algumas especificacoes básicas da JEE - JPA/JTA + JSP/Servlets) e esta pagando 2~3,5k, o que é bem razoável levando-se em conta o custo de vida por aqui. Essa semana mesmo vi umas três vagas nesse estilo. Claro, geralmente mesmo sendo só o básico exigem experiencia mas acredito que 1 ano de estágio já resolve esse problema.
Quanto a investir na carreira não considero que seja tarde. Você pode tanto fazer uma facul quanto tirar certificacoes, uma coisa não exclui a outra. É claro, isso vai depender da sua disponibilidade de tempo mas pra tirar uma OCJP por exemplo voce nao precisaria mais que 2 meses estudando umas 2 horas por dia.
Com o minimo de experiencia + uma boa facul + uma OCJP(que geralmente conta como plus) você nao teria muita dificuldade em conseguir emprego.