drsmachado que isso cara? Onde o seu respeito foi parar?? Quanta ignorância, moderadores deveriam ver isso, uma vergonha!
Bom vamos la Razuk;
1 - SIM É POSSIVEL E SIMPLES!!! 
2 - Esse tutorial que o Valeio Bezerra passou é muito bom, são 3 partes, seria otimo voce seguir o tutorial, voce entendera como funciona. No tutorial ele ensina voce a criar um webservice. O que é esse webservice? É uma aplicação JAVA WEB que vai se comunicar com sua BASE DE DADOS no seu caso o (FIREBIRD) e disponibilizar as informações para o android consumi-las, que é um excelente banco de dados para o delphi. Esse webservice nao vai se comunicar com seu programa em delphi, ele vai se comunicar somente com a base de dados.
3 - No mesmo tutorial ele ensina voce a criar uma aplicação em android onde voce vai consumir os dados que o webservice vai pegar da sua base de dados, ai voce pode fazer o que quiser com esses dados, mostrar na tela do android, depois enviar de volta para o webservice e assim o webservice inseri os dados no banco. Que isso fique bem claro, quem vai fazer o serviço de banco sera somente o webservice, nele tera os metodos para consultar, incluir, alterar e deletar dados da base. Logico que para isso o android precisa fazer a chamada ao webservice.
4 - Eu criei uma aplicação em android parecida que se comunica tambem com o firebird, onde o programa do cliente era em delphi tambem, funciona perfeitamente sem problemas nenhum, e é muito simples, como eu disse, se voce seguir os 3 passos do tutorial voce vai intender como funciona certinho, me ajudou MUITO aquele tutorial
5 - Para voce se comunicar com o FIREBIRD no webservice voce usara uma biblioteca que é um arquivo jar(.jar), que se chama “jaybird-full-2.2.0.jar”, talves exista versões mais novas =]. Essa é a biblioteca de conexão com o banco firebird, é so adicionar no projeto esse jar, pra voce baxar da uma pesquisada mais acho q tem no site do firebird, hehehehe.
Espero ter ajudado razuk, e parabens pela iniciativa de estudar java, é isso ai muito bom, voce vai conseguir sem problemas, abraços.