Tablet inserindo e consultando em Firebird

Olá amigos. Sou desenvolvedor de softwares e trabalho com Delphi 2007. Estou estudando JAVA mas sou meio iniciante na área de desenvolvimento para Android. A duvida é a seguinte.

Tenho um cliente dono de um restaurante que esta usando um sistema delphi e firebird. O sistema esta funcionando perfeitamente mas oque precisa ser feito no momento é a implantação de tablets inserindo e pesquisando dados no banco ja existente. Para que não seja mudado toda a estrutura do sistema ja em uso e funcionando perfeitamente, gostaria de saber se tem como fazer um outro sistema java rodando no android para abrir e fechar comandas neste banco firebird.

Por favor … se alguem puder ajudar dizendo se é possível e seguro isso … e qual a melhor forma de fazer . Agradeço desde ja a atenção …

Sou novo no forum não sei se ja existe essa duvida de algum outro amigo. Se ja existir peço desculpas e se não, espero que sirva para ajudar outras pessoas. GRATO.

Tablets não fazem nada. Eles são apenas hardware. Você já viu um computador ou notebook inserir algo em um banco de dados? Ou um telefone celular como o “star-tak” fazer isso?
Assim como você cria seus aplicativos em delphi, precisa criar um para conseguir acessar ao banco de dados a partir do android.

drsmachado … acho que vc não entendeu … minha pergunta … mas obrigado pela sua atenção … Eu disse na msg que VOU FAZER um aplicativo em java que conecte no banco e faça as alterações, como ainda estou estudando muito esta linguagem e não tenho experiencia em desenvolvimento para android, queria saber de quem tem EXPERIÊNCIA se é possível e SEGURO fazer isso com FIREBIRD… e se sim … como faço a conexão do JAVA com firebird ??? . … preciso de algum plugin ou componente ???.. uso ECLIPSE … nos sistemas que estou fazendo em JAVA uso MYSQL … mas como ja existe esse banco firebird rodando não queria mudar … essa é minha duvida …

agradeço sua atenção.