Tablet inserindo e consultando em Firebird

Olá amigos. Sou desenvolvedor de softwares e trabalho com Delphi 2007. Estou estudando JAVA mas sou meio iniciante na área de desenvolvimento para Android. A duvida é a seguinte.

Tenho um cliente dono de um restaurante que esta usando um sistema delphi e firebird. O sistema esta funcionando perfeitamente mas oque precisa ser feito no momento é a implantação de tablets inserindo e pesquisando dados no banco ja existente. Para que não seja mudado toda a estrutura do sistema ja em uso e funcionando perfeitamente, gostaria de saber se tem como fazer um outro sistema java rodando no android para abrir e fechar comandas neste banco firebird.

Por favor … se alguem puder ajudar dizendo se é possível e seguro isso … e qual a melhor forma de fazer . Agradeço desde ja a atenção …

Sou novo no forum não sei se ja existe essa duvida de algum outro amigo. Se ja existir peço desculpas e se não, espero que sirva para ajudar outras pessoas. GRATO.

Tablets não fazem nada. Eles são apenas hardware. Você já viu um computador ou notebook inserir algo em um banco de dados? Ou um telefone celular como o “star-tak” fazer isso?
Assim como você cria seus aplicativos em delphi, precisa criar um para conseguir acessar ao banco de dados a partir do android.

drsmachado … acho que vc não entendeu … minha pergunta … mas obrigado pela sua atenção … Eu disse na msg que VOU FAZER um aplicativo em java que conecte no banco e faça as alterações, como ainda estou estudando muito esta linguagem e não tenho experiencia em desenvolvimento para android, queria saber de quem tem EXPERIÊNCIA se é possível e SEGURO fazer isso com FIREBIRD… e se sim … como faço a conexão do JAVA com firebird ??? . … preciso de algum plugin ou componente ???.. uso ECLIPSE … nos sistemas que estou fazendo em JAVA uso MYSQL … mas como ja existe esse banco firebird rodando não queria mudar … essa é minha duvida …

agradeço sua atenção.

Eu entendi o que você disse, pois, pergunta, não vi. Pois, tecnicamente, pergunta é finalizada com o famoso ponto de interrogação, certo?

Enfim, firebird é, na minha humilde opinião, um arremedo de banco de dados (em outras palavras, uma merda igual ao access).
Não sei qual a intenção, mas, se você ainda não quis estudar ou pesquisar, eu digo. Android possui um banco de dados, que é o SQLite. A não ser que você tenha como objetivo conectar a um banco remoto, sugiro utilizar este. Se for usar um externo, escolha um banco de dados decente (que não depende de arquivos texto) como MySQL ou Postgres (free) ou MS Sql Server ou Oracle (pagos).

Ah, em tempo, java permite conexão com o firebird, se você deixar de preguiça e pesquisar no google “java + firebird” vai encontrar muito conteúdo sobre.

Tem sim

[quote=drsmachado]Eu entendi o que você disse, pois, pergunta, não vi. Pois, tecnicamente, pergunta é finalizada com o famoso ponto de interrogação, certo?

Enfim, firebird é, na minha humilde opinião, um arremedo de banco de dados (em outras palavras, uma merda igual ao access).
Não sei qual a intenção, mas, se você ainda não quis estudar ou pesquisar, eu digo. Android possui um banco de dados, que é o SQLite. A não ser que você tenha como objetivo conectar a um banco remoto, sugiro utilizar este. Se for usar um externo, escolha um banco de dados decente (que não depende de arquivos texto) como MySQL ou Postgres (free) ou MS Sql Server ou Oracle (pagos).

Ah, em tempo, java permite conexão com o firebird, se você deixar de preguiça e pesquisar no google “java + firebird” vai encontrar muito conteúdo sobre. [/quote]

BOM de qualquer forma muito obrigado. Me cadastrei e esperava um pouquinho mais de respeito dos participantes, se um cara que se cadastra em um forum não tem vontade de debater sobre um assunto devia ir fazer outra coisa. … Mas já resolvi o problema da forma correta com a ajuda do meu sócio que é adulto o bastante pra saber debater um assunto como gente decente e com o minimo de educação. Peço desculpas as pessoas que entraram neste tópico e não retiraram nada de interessante e aprendizado. Ao drsmachado espero que encontre algo melhor pra fazer da sua vida, pq como ser humano ta faltando muito ainda pra vc ser um de nós. …

2 curtidas

obrigado ROF20004 !!!

Razuk, liga pra esse cara nao, nem todos sao assim, é engolindo sapo pra comer uma perereca ^^

1 curtida

Razuk, não liga pra esse cara não, ele apena está querendo aparecer. É o seguinte, eu desconheço como você pode acessar direto do android para o firebird, o que eu sei é que você pode fazer um webservice, onde você poderá buscar dados, inserir no banco, alterar, e deletar. Isso tudo você consegue fazer utilizando JSON. Segue o link de um tutorial dividido em 3 partes de como fazer isso:

Parte 1: http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=17389
Parte 2: http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=17465

Obs: Não achei a parte 3 :confused: Mas só essas duas partes é suficiente para você fazer a webService a terceira parte seria a parte do banco, mas isso pode ser visto a parte, pois se vc tiver conhecimento de como fazer consulta, inserir dados no banco com o java, vc desenrola. Abraços.

1 curtida

[quote=Valeio Bezerra]Razuk, não liga pra esse cara não, ele apena está querendo aparecer. É o seguinte, eu desconheço como você pode acessar direto do android para o firebird, o que eu sei é que você pode fazer um webservice, onde você poderá buscar dados, inserir no banco, alterar, e deletar. Isso tudo você consegue fazer utilizando JSON. Segue o link de um tutorial dividido em 3 partes de como fazer isso:

Parte 1: http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=17389
Parte 2: http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=17465

Obs: Não achei a parte 3 :confused: Mas só essas duas partes é suficiente para você fazer a webService a terceira parte seria a parte do banco, mas isso pode ser visto a parte, pois se vc tiver conhecimento de como fazer consulta, inserir dados no banco com o java, vc desenrola. Abraços.[/quote]

Obrigado pessoal … vamos partir disso mesmo … foi de muita serventia … após os testes e a conclusão posto aqui se deu tudo certo e como fizemos … Sim temos conhecimento de como fazer , eu só nunca tinha feito esse tipo de ligação de um aplicativo no android com o firebird … … muito obrigado ai pessoal pela atenção.

Segue a parte 3 do tutorial citado pelo Valério:

http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=7&t=17638

1 curtida

eu não “achei” a 3ª parte por que aqui a net é bloqueada, apenas alguns site é liberados como o GUJ e a 1ª e a 2ª estavam nos favoritos rs

Em tempo, o cara critica o firebird, mas o próprio governo brasileiro, banco do brasil entre outros, usam firebird :stuck_out_tongue:

drsmachado que isso cara? Onde o seu respeito foi parar?? Quanta ignorância, moderadores deveriam ver isso, uma vergonha!

Bom vamos la Razuk;

1 - SIM É POSSIVEL E SIMPLES!!! :smiley:

2 - Esse tutorial que o Valeio Bezerra passou é muito bom, são 3 partes, seria otimo voce seguir o tutorial, voce entendera como funciona. No tutorial ele ensina voce a criar um webservice. O que é esse webservice? É uma aplicação JAVA WEB que vai se comunicar com sua BASE DE DADOS no seu caso o (FIREBIRD) e disponibilizar as informações para o android consumi-las, que é um excelente banco de dados para o delphi. Esse webservice nao vai se comunicar com seu programa em delphi, ele vai se comunicar somente com a base de dados.

3 - No mesmo tutorial ele ensina voce a criar uma aplicação em android onde voce vai consumir os dados que o webservice vai pegar da sua base de dados, ai voce pode fazer o que quiser com esses dados, mostrar na tela do android, depois enviar de volta para o webservice e assim o webservice inseri os dados no banco. Que isso fique bem claro, quem vai fazer o serviço de banco sera somente o webservice, nele tera os metodos para consultar, incluir, alterar e deletar dados da base. Logico que para isso o android precisa fazer a chamada ao webservice.

4 - Eu criei uma aplicação em android parecida que se comunica tambem com o firebird, onde o programa do cliente era em delphi tambem, funciona perfeitamente sem problemas nenhum, e é muito simples, como eu disse, se voce seguir os 3 passos do tutorial voce vai intender como funciona certinho, me ajudou MUITO aquele tutorial

5 - Para voce se comunicar com o FIREBIRD no webservice voce usara uma biblioteca que é um arquivo jar(.jar), que se chama “jaybird-full-2.2.0.jar”, talves exista versões mais novas =]. Essa é a biblioteca de conexão com o banco firebird, é so adicionar no projeto esse jar, pra voce baxar da uma pesquisada mais acho q tem no site do firebird, hehehehe.

Espero ter ajudado razuk, e parabens pela iniciativa de estudar java, é isso ai muito bom, voce vai conseguir sem problemas, abraços.

Não é difícil fazer isso.
Entrar no link que vai ver como.

http://www.firebirdsql.org/manual/qsg2-databases.html

127.0.01:c:\banco\banco.fdb