Na minha opinião essa tabela não é verdadeira para todos os estados, uma vez que existe uma diferença enorme de custo de vida. Ele me parece verdade para capitais grandes como SP, RJ, DF etc. Seria muito bom se fosse um padrão de mercado.
Qual a diferença de Analista programador Java e programador Java?, além de 500 reais de salário?..Sério, não existe mais programador hoje sem ser analista né? Ou não?
Existe…
E o pior, analistas que não sabem programar (ou sequer lógica de programação)…
Embora as consultorias insistam em manter esse desvio de função…
Existe…
E o pior, analistas que não sabem programar (ou sequer lógica de programação)…
Embora as consultorias insistam em manter esse desvio de função…[/quote]
coisa mais normal do mundo
contratar um analista programador ou um advogado pra fazer analise de um programa juridico
Não me refiro a analistas de negócios, estes, definitivamente, não precisam saber programar nada. Me refiro a analistas de sistemas, encarregados de, entre outras coisas, “mensurar” o tempo de desenvolvimento de um projeto e o custo do mesmo. Ou, pior, analisar a qualidade deste software.
Como alguém que não sabe para que serve um printStackTrace() irá saber se a performance dele, no catch é melhor que a de um throws? Ou que um for que contém 10 try/catchs será mais lento que um while que faz 100 cálculos complexos?
É a isto que me refiro, mesmo por que, um programador dificilmente conseguiria definir qual a necessidade de um padeiro, por exemplo, para criar um software…
[quote=drsmachado]Não me refiro a analistas de negócios, estes, definitivamente, não precisam saber programar nada. Me refiro a analistas de sistemas, encarregados de, entre outras coisas, “mensurar” o tempo de desenvolvimento de um projeto e o custo do mesmo. Ou, pior, analisar a qualidade deste software.
Como alguém que não sabe para que serve um printStackTrace() irá saber se a performance dele, no catch é melhor que a de um throws? Ou que um for que contém 10 try/catchs será mais lento que um while que faz 100 cálculos complexos?
É a isto que me refiro, mesmo por que, um programador dificilmente conseguiria definir qual a necessidade de um padeiro, por exemplo, para criar um software…[/quote]
Era exatamente essa a minha dúvida. Não sobre os analista de negócios e sim a diferença entre Analista Programador Java e Programador Java. Não seria mais fácil trocar apra Analista Programador Java e Digitador Java?
[quote=javablue][quote=drsmachado]Não me refiro a analistas de negócios, estes, definitivamente, não precisam saber programar nada. Me refiro a analistas de sistemas, encarregados de, entre outras coisas, “mensurar” o tempo de desenvolvimento de um projeto e o custo do mesmo. Ou, pior, analisar a qualidade deste software.
É a isto que me refiro, mesmo por que, um programador dificilmente conseguiria definir qual a necessidade de um padeiro, por exemplo, para criar um software…[/quote]
Era exatamente essa a minha dúvida. Não sobre os analista de negócios e sim a diferença entre Analista Programador Java e Programador Java. Não seria mais fácil trocar apra Analista Programador Java e Digitador Java?
[/quote]
Essa é apenas uma alternativa para desvalorizar (pagar menos) a um profissional Java.
[quote=jefftrindade.][quote=javablue][quote=drsmachado]Não me refiro a analistas de negócios, estes, definitivamente, não precisam saber programar nada. Me refiro a analistas de sistemas, encarregados de, entre outras coisas, “mensurar” o tempo de desenvolvimento de um projeto e o custo do mesmo. Ou, pior, analisar a qualidade deste software.
[/quote]
Essa é apenas uma alternativa para desvalorizar (pagar menos) a um profissional Java.
[/quote]
Cara, como analista de sistemas, irei discordar.
Só pelo fato de ter estudado a fundo metodologias de análise estruturada e UML, além de algumas outras doideiras, posso dizer que uma pessoa que faz um curso técnico em java não tem o direito de ganhar o mesmo que uma pessoa que fez uma graduação de 4 anos para ser analista.
Claro, quando comparamos o conhecimento individual, aí a coisa muda de figura, mas, em linhas gerais, eu não me sentiria confortável ao ver um programador que estudou 6 meses ganhar o mesmo que eu, depois de ter enfrentado 4 anos de aulas.
Repito, isso nada tem a ver com o conhecimento individual, apenas regras de empresas que insistem em desviar funções e pessoas.
Já expressei a minha opinião sobre salarios de TI em outro post com assunto relacionado. Infelizmente a maioria dos profissionais de TI não recebem de acordo com esta pesquisa. Mas os culpados são os proprios profissionais, que aceitam propostas pifias e formas de contrações não comentaveis.
Não simpatizo com sindicato e até já postei no forum sobre algo, mas tenho que admitir, o que o SINDPD fez em reivindicar melhores condições de trabalho me supreendeu bastante.
Se os profissionais de TI continuarem se prostituindo… Não há esforço que dê resultado.
Felizmente não faço parte desta pesquisa e para manter o meu alto padrão de vida tenho que exercer outras atividades como professor e empresário.
Ninguém tem o direito de ganhar mais ou menos por ter feito analise de sistemas ou não. Se o cara que fez um cursinho de Java estiver sendo mais produtivo e entregando um trabalho de mais qualidade que um cara que estudou 4 anos na faculdade, azar do cara diplomado, cada um merece ganhar conforme a qualidade so seu trabalho. Todo mundo sabe que muito do que se aprende na faculdade esta totalmente defasado em relação ao mercado (análise estruturada??? por favor…). http://razenha.wordpress.com/2009/05/03/aprendendo-direito-desde-a-faculdade/
Já expressei a minha opinião sobre salarios de TI em outro post com assunto relacionado. Infelizmente a maioria dos profissionais de TI não recebem de acordo com esta pesquisa. Mas os culpados são os proprios profissionais, que aceitam propostas pifias e formas de contrações não comentaveis.
Não simpatizo com sindicato e até já postei no forum sobre algo, mas tenho que admitir, o que o SINDPD fez em reivindicar melhores condições de trabalho me supreendeu bastante.
Se os profissionais de TI continuarem se prostituindo… Não há esforço que dê resultado.
Felizmente não faço parte desta pesquisa e para manter o meu alto padrão de vida tenho que exercer outras atividades como professor e empresário.
Abs,
[/quote]
eu não penso assim, eu infelizmente passei por um momento que digo que foi o pior da minha vida!
me mandaram embora, e eu tinha um carro e uma faculdade para pagar…
e eu ainda tive um pequeno tempo para enviar currilos e tals, porém as propostas que eu recebia era um absurdo!
resumindo, as empresas queriam contratar um robo com ultra conhecimentos e por um salário mequetrefe nojento…
por não ter tempo para esperar um ótimo emprego que pague bem que caia do céu…