SwingX 1.6.1 Liberado

Fonte: http://www.java.net/blog/247968
Pelo menos tem gente que não se esqueceu do Swing.

Hehhe Swing, ta ai uma coisa que parou no tempo mesmo, esses dias precisei mexer para um projetinho, e nao achava masi nada que desse um caminho no google, heeh eu tinha ate esquecido do nome do SwingX foi um meio dia mais ou menos pra lembrar.

Será que as aplicações desktop com swing morreram ? Será que não existe mais mercado para esse tipo de aplicação ?

Sei que hoje se fala muito de aplicações web, aplicações para dispositivos moveis, também se fala de JavaFx. Mas esse vem a substituir esse tipo de aplicação ?

Tb aproveitando o topico: http://griffon.codehaus.org/Griffon+0.3.1

Pessoal, apenas para registrar.

http://oswing.sourceforge.net/

é o OpenSwing, projeto que permite desenvolver em java como se tivesse no VisualBasic ou Delphi.

Legal, ótima noticia

sei lá, na minha opinião swing não parou no tempo não, e cada caso é um caso, pode ser melhor desenvolver pra web, pra disp móvies, ou pra desktop, swing resolve todos os seus problemas, basta saber usar, e se não souber, é só dar uma fuçadinha que já acha…

Boa notícia! pensei que tinham abandonado ele.

Interessante as melhorias… atualizando para a nova versão :smiley:

Será que o Java 7 vai melhorar a API do Swing?

Pelo que vi as melhorias do Java7, em especial o projeto lambda (do closures, etc), vai facilitar muito o desenvolvimento de frameworks… apesar do projeto do Swing estar finalizado talvez reabram para adequar e prover novas funcionalidades. Ah, quem sabe coloquem o suporte a aceleração gráfica :smiley:

Att.

[quote=Rafael Afonso]
Pelo menos tem gente que não se esqueceu do Swing.[/quote]

Tem louco pra tudo.

[quote=icefox]Será que as aplicações desktop com swing morreram ? Será que não existe mais mercado para esse tipo de aplicação ?

Sei que hoje se fala muito de aplicações web, aplicações para dispositivos moveis, também se fala de JavaFx. Mas esse vem a substituir esse tipo de aplicação ?[/quote]

Não. Todo tipo de aplicação tem seu lugar, aplicações Web continuam crescendo e melhorando muito mas tem coisa que Desktop ainda é muito superior à Web. Experiência de usuário é uma. E não venham me falar de Flex, GWT e afins que o nível de desenvolvimento deles comparados à tecnologias desktops ainda está muito longe. Só quem precisou fazer coisas realmente “grandes” utilizando tudo isto sabe dizer.

Inté.

Aplicações Desktop e Web se complementam.

Eu faço aplicações Desktop com Swing em alto nível e também tenho módulos em WEB que utilizam da mesma base para consulta e outras coisas, assim, criando um sistema único com dupla opção de uso.

Daria pra fazer tudo em WEB, sim, mas algumas ferramentas que tenho no Desktop ficam muito mais avançadas e os clientes até preferem dessa maneira.

Logo, Desktop faz durar por muito tempo e Web irá continuar avançando, isso é natural.

Creio que a Oracle já considera o Swing essencialmente completo, pelo menos para prover os recursos básicos, e por isso dá pouca atenção a ele. As únicas novidades que a JDK7 trará para o Swing são janelas transparentes e/ou de formatos arbitrários, e o componente JLayer. Na minha visão, a Sun, seguida da Oracle, simplesmente pôs o Swing de lado para se concentrar em outros mercados mais lucrativos, como as aplicações Web e os dispositivos móveis (JavaFX). Quase toda a inovação para o Swing vem atualmente de terceiros, e não da Oracle (o NetBeans é uma notável exceção). Segue um comentário interessante:

http://www.pushing-pixels.org/?p=1973

Sou um desenvolvedor Swing, e as aplicações que faço simplesmente não têm como ser providas com tecnologias Web. Mas o HTML5 certamente é um passo nessa direção, e não resta muito tempo para que os navegadores possam fazer praticamente tudo que o Desktop faz. Mas creio que as aplicações Desktop sempre terão seu nicho, mesmo que pequeno.

Pelo que vi as melhorias do Java7, em especial o projeto lambda (do closures, etc), vai facilitar muito o desenvolvimento de frameworks… apesar do projeto do Swing estar finalizado talvez reabram para adequar e prover novas funcionalidades. Ah, quem sabe coloquem o suporte a aceleração gráfica :smiley:

Att.
[/quote]

Eu realmente gostaria de ver aceleração gráfica na API…
Mas teria que ser bem feito: pra Windows, Linux, Mac OS…

Abraços.

Acredito que aplicações desktops continuaram a existir, o problema é que a web esta se tornando cada vez mais importante.
Problema não, porque o mundo vive em constante mudanças, mas o mercado esta migrando para ela.
Logo, com uma boa conexão, vc vai poder rodar quase tudo no browser hehe.