Estou querendo profissionalizar o desenvolvimento aqui, e estou estudando um controle de versionamento. Ainda não conheço nenhum, mais andei lendo um pouco sobre o CVS e o SVN pela net.
Estou propenso a optar pelo SVN, por parecer ser muito bom e ainda “de grátis”, um prêmio a mais!!!
Agora, muitas dúvidas ainda pairam:
Onde encontrar (baixar) um servidor SVN moderno? Como instala isso? Pode instalar tanto em um server Windows como Linux??
Consome realmente muito espaço em disco?
Da pra trabalhar bastante tempo off-line? Ex: Vou viajar com o note e surge uma idéia qualquer… daí eu trabalho lá mesmo e depois atualizo o servidor…
Sobre o instalador existe o smartsvn http://www.syntevo.com/smartsvn/index.html
Como programa para gerenciar os seus códigos.
Algumas ides já vem com esse recurso.
E como rodam em java roda em qualquer plataforma.
Sobre o conteúdo existe o google code e o projeto kenai.
Cara, pelas suas perguntas acho que voce nao entendeu muito bem o conceito do SVN, de repositório. Recomendo a voce ler mais a respeito, no proprio site do SVN tem documentação muito boa.
Então eu li um pouco sobre o Git também, sobre o Git-SVN.
Mas o seguinte: Estou muito habituado com o Netbeans IDE. Então, eu ouvi dizer que o Netbeans já usa o SVN nativamente integrado. Imagino que isso facilitaria muito as coisas. Só o fato de não precisar ficar instalando outros clients e aprendendo outras ferramentas, pode ser uma vantagem. A propósito, que vantagem significativa teria em usar o Git em detrimento do SVN ?
Outra coisa: Eu entendi que instalaria um servidor SVN em um computador servidor no meu escritório e todo mundo acessaria ele de seus Notebooks ou desktop em casa para fazer o “checkout” e depois commitar isso no server… Errei em pensar isso?
Cara, uma sugestão: aprenda como funciona o SVN independentemente de IDE específica… senao amanha te jogam num projeto que nao usa NetBeans e voce ta roubado.
Não, está certo… mas o SVN é muito mais que isso. Pesquise mais um pouco - pq voce nao monta um servidorzinho SVN de testes, pode ser na sua propria maquina, e vai testando os comandos com um repositorio qualquer? Ha um tempo atras fiz isso e aprendi bastante.
Concordo com o TiD um estudo mais aprofundado te ajudaria bastante.
Nõs estamos fazendo uma crítica construtiva.
É sempre bom estudarmos mesmo que de maneira geral antes de colocar a mão na massa.
Mas é exatamente isso que eu quero fazer… Por isso quero colher dicas de como instalar um servidor SVN para fazer meus testes. Pra isso pretendo instalar uma maquina virtual para ser servidor e criar um repositório e fazer os testes… Pra isso quero me valer das experiências dos amigos.
bem, instalar ele na sua maquina local, nao acho tão legal assim, ja que pelo visto so vc vai usar, nesse caso eu sugiro vc usar o google hosting, ele dar suporte ao SVN, e vc faz a integração com o Eclipse usando o plugin subeclipse, é excelente. Tem o github tb. Mas, se quiser ver o SVN que ainda é usado no mercado, seria legal. http://code.google.com/p/svnbook-pt-br/ dar uma olhada nesse link.
Outro detalhe eu tive dificuldades em instalar o svn como server em ambiente windows, maior “gambiarra” em ambiente linux, é mais facil e rapido, caso tenha amizade com o pinguim, será moleza isso, caso queira deixar o repositorio local.
[quote=LPJava]bem, instalar ele na sua maquina local, nao acho tão legal assim, ja que pelo visto so vc vai usar, nesse caso eu sugiro vc usar o google hosting, ele dar suporte ao SVN, e vc faz a integração com o Eclipse usando o plugin subeclipse, é excelente. Tem o github tb. Mas, se quiser ver o SVN que ainda é usado no mercado, seria legal. http://code.google.com/p/svnbook-pt-br/ dar uma olhada nesse link.
Outro detalhe eu tive dificuldades em instalar o svn como server em ambiente windows, maior “gambiarra” em ambiente linux, é mais facil e rapido, caso tenha amizade com o pinguim, será moleza isso, caso queira deixar o repositorio local.
Bom, vou tentar ser mais claro: Eu tenho uma pequena empresa, uma softwarehouse. Até pouco tempo, eu era o único que trabalhava no desenvolvimento. Agora contratei mais uma pessoa e estou quase contratando outra. Serems em princípio, em três desenvolvedores. Queremos controlar versão de nossas aplicações, disponibilizar versão final pela internet em nosso site para os clientes, teremos um profissional para testar o software em branch. Etc.
Só que eu penso em usar minha infra-estrutura (um servidor) para disponibilizar este serviço para a nossa empresa. Para isso, posso instalar um serviço de SVN server em meu servidor Windows ou instalar uma máquina virtual nele com Ubuntu, por exemplo, e instalar o serviço nela. Claro, para poder testar os comandos e aprender mais sobre o servidor, sobre o serviço de forma geral, sobre o client e a comunicação com o server, etc… É desaconselhável mander esse serviço rodando dentro da minha empresa? Seria melhor usar um repositório externo?
Se esta começando agora, esqueça o SVN, vá direto para o Git, e não fique se matando com montagem/manutenção de server pois já existem excelentes soluções prontas pra isso.
Se esta começando agora, esqueça o SVN, vá direto para o Git, e não fique se matando com montagem/manutenção de server pois já existem excelentes soluções prontas pra isso.
[]s[/quote]
Detalhe: Os códigos dos meus softwares são proprietários, e não livres. Mesmo assim, esse Github é free pra usar ou paga alguma coisa? Daí meus fontes ficariam nele? Tem limite de espaço para uso? Da pra integrar no Netbeans?
[quote=MWAdriano]
Detalhe: Os códigos dos meus softwares são proprietários, e não livres. Mesmo assim, esse Github é free pra usar ou paga alguma coisa? Daí meus fontes ficariam nele? Tem limite de espaço para uso? Da pra integrar no Netbeans?
[]s.[/quote]
Tem vários tipos de contas… as pagas vc tem projetos privados e número de usuários que podem acessar seus repositórios.
Todas IDEs hoje já tem suporte ao Git.
[quote=Luiz Aguiar][quote=MWAdriano]
[]s.[/quote]
Tem vários tipos de contas… as pagas vc tem projetos privados e número de usuários que podem acessar seus repositórios.
Todas IDEs hoje já tem suporte ao Git.
[]s
[/quote]
Gostei do negócio, e o preço do que atende minhas necessidades é bem barato (US$ 12/mes). Porém, não disponho de cartão internacional. Tem outra solução? Não seria melhor voltar a idéia de configurar meu repositório local?
[]s
Não se da pra fazer pelo PayPal com cartão nacional mesmo, pois ele já trabalha com bancos brasileiros, precisa dar uma olhada.
Eu recomendo muito vc não ter um server próprio, o custo e o trabalho não valem o esforço, sério mesmo.
E o Github já tem um esquema te tickets que vc pode usar nos projetos, eu uso bastante e ajuda muito, uma coisa a menos pra vc pensar em instalar/configurar/manter.
Entrei em contato através do site e infelismente, tive uma resposta negativa. Eles só trabalham com cartão de crédito internacional como forma de pagamento.
Está usando mesmo?
Hoje em dia é bom conhecer tanto o CVS, SVN e começar a se familiarizar com o Git.
Empresas, especialmente grandes consultorias, com uma grande quantidade de projetos têm dificuldade em atualizar ou mesmo troca de controladores de versão.