Mano, n tem como o dino tirar o node tãaoo cedo kkk, o React e várias outras frameworks dependem do Node, Deno e recente dms, pra valer a pena fzr projeto novo nele é necessário um bom tempo pras essas frameworks trabalharem com Deno tbm. Linguagens não somem assim não perdem vagas, mas nada que de dor de cabeça, Java ta ai a mais de 20 anos com muitas sendo criadas no propósito de substituir ele e nunca aconteceu, scala é um exemplo, o kotlin é o mais recente, C,Cobol,Delphin tão ai até hoje.
Enquanto não tiver algo tão significativamente diferente e melhor que valha mesmo a pena mudar, continuo optando por Java como a principal linguagem e plataforma.
Java é maduro, tem uma comunidade mundial invejável, bibliotecas de tudo quanto é jeito e respaldo das gigantes da área.
A gente olha algo e diz, pô que legal, vou fazer um em Java
Mas essas coisinhas novas que surgem diariamente é bom, isso que move o progresso.
.
Esse Deno no lugar do Node.js faz todo sentido, mas esbarra no mesmo problema do Node e a decada mostrou que não conseguiu superar suas terríveis falhas, principalmente de segurança.
Resultado, os repórteres de plantão que adoram ficar pregando o fim de Java com tudo que é coisa que aparece, agora são convidados pelo proprio criador do Node.js.a abandona-lo e usar o Deno que segundo Ele próprio corrige um montão de falhas do Node.js.
Por fim quem ficou no Java tá no Java até hoje e quem foi pro Node.js começam a ver que lá na frente tem uma placa enorme de cuidado, fim da estrada.
E esse tipo de tecnologia some sim, por uma razão muito simples, param de dar suporte nela e fica estacionada e chega uma hora que não atende mais a modernidade.
Isso terá de ser posto a prova e isso leva um certo tempo de maturação.
Vamos ver se quando tiver rodando se Eu consigo sobrescrever a memoria do programa que está sendo executado.
Ao que parece até então o V8 não tinha esse recurso na geração do nativo.
A Segurança que lí que está no Deno é de não deixar entrar e pintar o 7 no HD.
Tá óbvio que o problema do Node.js não era apenas segurança, se fosse algumas atualizações resolveriam, mas sim uma coisa estrutural.
Deno assim como Node usa o ambiente JavaScript e no caso o Deno tambem TypeScript
Isso tudo é gerado um nativo atraves do V8 e então o codigo é executado.
Quando fala em gerar nativo essa é uma grave falha de segurança em que os melhores virus exploram.
Então é preciso alterar a geração do V8 e não do Deno.
Sim e não é coisa de fanboy, trabalhei em uma equipe pioneira de vacina, desde o DOS.
Java foi muito bem feito e pensado em coisas realmente serias e importantes.
O sucesso do Java não veio ao acaso.
E Eu que tanto gostava de C e Pascal não iria falar bem de JVM por nada.
Para complementar. Tb sou do java, e já uso há muito tempo, mas o sucesso, de fato, é a JVM (que apareceu com o java, mas hoje já suporta N linguagens, ou seja, a JVM é o grande lance. Não se prendam à linguagem (mesmo adorando o java, ainda há outras que rodam na JVM que são muito boas tb).
Sobre esse lance do nodejs, tinha lido um artigo há algum tempo, mas nunca mais ouvi falar desse tal de Deno.
Laçou esses dias rsrs, vale a pena dar uma olhada. Sobre se apegar a linguagem rsrs tarde dms já me apeguei, mas não vai me impedir de estudar novas linguagens para outros fins, pq até agr não vejo linguagem melhor que Java pra web na JVM, mas pra mobile o kotlin se mostrou superior, ent n tem pq eu n estudar ele tbm.