Boa pergunta, também não consigo imaginar uma. Tão pouco para usar JME e seus zilhões de profiles.
Porém o que impediria de usar a CLR normal?
Recursos ?
Tamanho ?
Se estiver falando de um STB, ele tem hardware razoavelmente avançado pois consegue fazer decoding de vídeo HD.
Celulares a mesma coisa, hardware de sobra para usar uma versão devidamente customizada da CLR.
Por exemplo, já rodei o gbrainy no nokia 880 e o tomboy foi portado com pouco esforço.
Agora se está falando de dispositivos menores que isso, provavelmente linguagens gerenciadas não são viaveis.
Mas se for pensar assim vc poderia estar usando CDC no lugar de CLDC…
com CDC até swing vc usa.
Voce reclama dos profiles do jme , mas não pensa duas vezes em customizar a CLR…
Dois pesos e duas medidas…
[quote=chun]Voce reclama dos profiles do jme , mas não pensa duas vezes em customizar a CLR…
Dois pesos e duas medidas…
[/quote]
São problemas e questões diferentes.
Oq ue não me agrada no JME (CLDC com MIPD em particular) é a enorme distancia entre aquilo que está disponível no dispositivo e aquilo exposto via Java.
Muitas vezes isso se deve ao dispositivo ser feito muito antes das JSR aparecerem e a maioria dos vendors serem muito tímidos em oferecerem extensões
proprietárias.
O ginga não se enquadra em nenhum dos profiles de JME, pois foi customizado para melhor atender àquilo que se propõe. Logo é de esperar que
o mesmo fosse feito caso fosse baseado na CLR.
Porém a questão de quanto customizar depende de como o produto final vai ser usado - se o objetivo é permitir que aplicações de terceiros usem
a máquina virtual, apenas não se pode modificar a API exposta. Enquanto que o runtime pode ser alterado de forma arbitrária, seja para favorecer
o footprint, tempo de startup ou performance final - e era principalmente neste ponto que eu me referia.
[quote]Enquanto que o runtime pode ser alterado de forma arbitrária, seja para favorecer
o footprint, tempo de startup ou performance final - e era principalmente neste ponto que eu me referia. [/quote]
Mas esse runtime pode ser evoluído não (através de versões por exemplo) ?
Além do mais,como já foi dito,ainda vai demorar um pouco até maturar essa brincadeira toda.
"
[quote=Avelino]Deveríamos, então, mudar o nome da comunidade para “Grupo de Usuários Iludidos com Java: GUIJ”???
A pergunta que não quer calar: se Java é tão ruim assim, porque moderar um Grupo de Usuários Java???[/quote]
Realmente, eu li a grande maioria dos posts sobre a notícia da Sun, e fico aqui imaginando…
Será que o grupo de usuários Java, não deveria de mudar de nome, acho que poderia ser GUD (Grupo Usuários Desenvolvedores), porque realmente é engraçado.
O post fala de uma notícia muito boa pra comunidade, ai vem um moderador, “MODERADOR HEIN”, não é um meia boca que nem eu, e fala que java não funciona.
Tudo, bem criticar, acho legal até, mas fica engraçado vindo de um moderador. Acho que se o mesmo quiser emitir sua opnião, que emita, mas defender outras tecnologias no lugar da qual o próprio site propõe ai já acho um exagero. Então que se crie o GUM (Grupos de Usuários Mono) ou o GUC (Grupo de Usuários C#) e lá a pessoa emita a sua opnião, já que vai estar na comunidade da linguagem. Por que se parar pra pensar, isso vai minando a linguagem e a própria comunidade, ando abertura a outras linguagens que não tem força e nem expressão no mercado, dessa forma esquecemos o UNIDOS VENCEREMOS, mas também acho que nem tudo é java, mas aqui deveria ser.
Gostaria de deixar claro, o que estou falando não é contra a pessoa, mas como já disse em alguns outros posts: Aqui deveria ser um lugar onde se Java deveria ser unanime e não ter outras linguagens ou frameworks pipocando aqui… (COISA QUE VC NÃO VEM EM OUTRAS COMUNIDADES) se o usuário quiser que vá a luta e de uma googada.
Sobre estar defendendo o java, antes que me crucifiquem, eu não sou nengum evangelhista Java, mas acho que a proposta e pelo menos o nome do site é para falar de Java e não de Rails, Mono, Python e por ai vai… acho que assim estamos perdendo o foco, e se pensarmos java abrange muita coisa e poderia ter muitos assuntos.
Abraços
Quando um moderador não está fazendo seu papel [1] não deixa de ser der diferente de um usuário qualquer. Todos moderadores do GUJ são também membros regulares da comunidade e foram convidados para ajudarem com o fórum. Seria um absurdo pensar que a opinião de um moderador tem algo de especial em relação aos demais.
[1] tais quais apagando spam, acalmando discussões, entre outros.
Existem fóruns que se orgulhamd e ser 100% Java, de evangelizar e defender a plataforma a qualquer custo. O GUJ não é (mais) um deles. Há muito tempo (desde antes de você se cadastrar, pelo que parece) o GUJ é um fórum aberto sobre desenvolvimento de sistemas, como foco óbvio em Java mas sem limitação e, idealmente, sem favorecimento de plataforma.
No mais, é normal que pessoas com muita experiência em uma plataforma consigam apontar facilmente onde esta não é adequada.
[quote=pcalcado]
Existem fóruns que se orgulhamd e ser 100% Java, de evangelizar e defender a plataforma a qualquer custo. O GUJ não é (mais) um deles. Há muito tempo (desde antes de você se cadastrar, pelo que parece) o GUJ é um fórum aberto sobre desenvolvimento de sistemas, como foco óbvio em Java mas sem limitação e, idealmente, sem favorecimento de plataforma.
No mais, é normal que pessoas com muita experiência em uma plataforma consigam apontar facilmente onde esta não é adequada.[/quote]
Poisé, eu até entendo que hj o guj, já não é grupo que fala unicamente de java, mas acho que vc concorda comigo, que soa estranho vc ver alguém falando mal da plataforma, ou tendo outros tópicos que não sejam java.
O que eu acho estranho e pode de certo ponto complicar, são os usuários novatos… mas ai se eu pensar assim vão dizer que eu quero evangelhizar… e realmente acho que no fundo parece isso, mas é que soa esranho vc entrar em uma comunidade Java e o pessoal estar falando de Rails por ex.
entendeu o meu ponto de vista? E sobre este tópico, eu acho bacana, ter pessoas aqui que entendem de software embarcado e de firmware como li anteriormente, infelizmente minhas experiências ainda estão limitadas no Desktop e Web, mas notei que algumas pessoas levantaram a bandeira do Java e disseram que a tecnologia era tão boa quanto as demais, citadas e queiramos ou não, vem se tornando padrão para quase tudo, apesar que neste ponto eu discordo, nem tudo é java e isso todo mundo já está ficando caréca.
Espero que tenha entendido o meu ponto de vista.
Abraços
Pelo que vi, o custo dos royalties ainda não foi definido. A Sun havia solicitado o valor de R$0,89 por equipamento, mas acho que o valor ainda vai diminuir. Em outros países custo foi a metade do preço…
Pedro Felipe
Mestrando em Informática
Pelo que vi, o custo dos royalties ainda não foi definido. A Sun havia solicitado o valor de R$0,89 por equipamento, mas acho que o valor ainda vai diminuir. Em outros países custo foi a metade do preço…
Pedro Felipe
Mestrando em Informática
[quote=louds][quote=Joaozava]
Existe outra tecnologia melhor que consiga essa abrangencia? [/quote]
Existem várias outras linguagens linguagens que compilam para pcode.
Por sinal, java nesse ponto não é nada inovador, pois isso é tecnologia dos anos 80.
Porém é uma decisão que já foi tomada, agora as pessoas que se virem com uma linguagem de segunda linha como Java.[/quote]
Amigo, gostaria de pedir humildementeao senhor, qual seria uma linguagem apropriada segundo suas afirmações, para o desenvolvimento para TV Digital ou o Sistema Brasileiro de TV Digital??
A HP tem uma boa maquina virtual (o chaivm) para uso nas impressoras da linha Laserjet, infelizmente não vejo previsões para abrir o seu codigo, talvez até seja obliterado pelo tempo.
Sei disso pq eu trabalhava com testes dessa maquina.