Sun libera Java DVT e abre caminho para certificação do Ginga pela ABNT

[quote=chun]Avelino, prq java se torna um pato…

Anda…
Nada…
Voa…

Porem faz os três meia boca.[/quote]

Entendi.

Bem, vi que o louds trabalha bastante com o projeto Mono.

Você também acha que a escolha do Java não foi uma boa idéia?

Abraços.

tecnicamente falando ? NEste caso, tambem acho que java não é uma resposta boa…

Porem… se eu fosse um player do mercado… e precisasse abranger a maioria dos dispositivos… eu provavelmente não utilizaria nenhuma outra tecnologia que não fosse java… pela maturidade e pela base instalada de dispositivos…

A vida é feita de concessões… neste caso… eu estaria abrindo mão de algo mais “bem elaborado” por uma abrangencia maior do mercado…

[quote=chun]Avelino, prq java se torna um pato…

Anda…
Nada…
Voa…

Porem faz os três meia boca.

Porem a abrangencia que eu me referi foi a “base instalada” e não a “api suportada”
[/quote]

No caso da DTV brasileira, todas tecnologias tinham a mesma abrangência quando o padrão foi discutido.
Que no caso de todas era Zero.
O fato de java existir para desktop é tão relevante para a DTV quanto o fato de usarem COBOL em mainframes.

Com o GINGA, pelo que sei, não haverá necessida de acesso nativo.

Louds…

A abrangencia que comentei não é de desktop… é de microdispositivos mesmo.

Tirando o marcelocastellani mais alguem trabalhou realmente com software embarcado ??
Gostaria de ouvir essa galera pois aqui na lista está ocorrendo muito “achismo” e divulgadores de opiniões de terceiros.
8)

Não posso argumentar, pois não conheço o núcleo da JVM.

Mas esta afirmação, feita por um moderador de um blog que fala sobre Java, não deixa de ser engraçada! :smiley:

[quote=ORB_de_Souza]Tirando o marcelocastellani mais alguem trabalhou realmente com software embarcado ??
Gostaria de ouvir essa galera pois aqui na lista está ocorrendo muito “achismo” e divulgadores de opiniões de terceiros.
8) [/quote]

Concordo…

[quote=Avelino][quote=ORB_de_Souza]Tirando o marcelocastellani mais alguem trabalhou realmente com software embarcado ??
8) [/quote]

Concordo…[/quote]

Olha, ouço tanto falar em Java que fico até tonto, e acho que tudo é verdade, web, desktop, embarcado e outras coisas mais Java dá conta e sobra, então ao invés de ficar estudando soluções para cada coisa, resolvi entrar na moda, vou usar Java. Tecnologias como Delphi, C/C++ e Objective C são coisas ultrapassadas, foi o que sempre estou ouvindo, então vou entrar na onda do Java, paga-se bem, se a TV Digital escolheu isso então acabou, joga o resto das linguagens no lixo, vamos usar o poderoso Java.

[quote=louds][quote=chun]Louds , na sua opinoa… para onde o mercado deveria apontar ? O que hoje seria tão abrangente quanto java e melhor ?
[/quote]

Ser abrangente é um dos motivos de Java ser tão ruim. Soluções sob medida e direcionadas são muito melhores.

O mercado deveria apontar para deixar de achar que existe uma única plataforma/linguagem para resolver tudo. Veja no caso
da DTV, a plataforma declarativa com ncl é muito mais interessante que a imperativa com Java.

[/quote]

Tudo bem, em muitos casos NCL pode ser mais interessante, mas nem tudo se pode fazer com ele.
Como no próprio site da comunidade diz: “Quando o foco da aplicação não casa com a linguagem(NCL), o uso de programação procedural se faz necessário”.

Então o que usar?

Um dos motivos de se usar Java que sei é a idependencia de dispositovo, inovação do padrão brasieliro.

Como eu sendo uma empresa posso querer desenvolver um t-commerce que não seja abrangente a todas as plataformas/dispositovos, set-top-box com diferentes SOs? Tenho que buscar o maior número possível de possíveis compradores.

Existe outra tecnologia melhor que consiga essa abrangencia?

C acredito seja muito custoso.
Mono, será?

Abraços.

[quote=Joaozava]
Existe outra tecnologia melhor que consiga essa abrangencia? [/quote]

Existem várias outras linguagens linguagens que compilam para pcode.
Por sinal, java nesse ponto não é nada inovador, pois isso é tecnologia dos anos 80.
Porém é uma decisão que já foi tomada, agora as pessoas que se virem com uma linguagem de segunda linha como Java.

Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :slight_smile:

Para ser bom nem sempre precisa ser inovador!..se pensarmos assim cuitado do bom e velho C !

[quote=Joaozava]
Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :)[/quote]

OCaml é um ótimo exemplo. C# é outro.

Para ser bom, precisa ser… bom? E quando o assunto é linguagens de programação, java é mediocre.

Deveríamos, então, mudar o nome da comunidade para “Grupo de Usuários Iludidos com Java: GUIJ”??? :smiley:
A pergunta que não quer calar: se Java é tão ruim assim, porque moderar um Grupo de Usuários Java???

[quote=louds][quote=Joaozava]
Mas não consegui entender quais são essas linguagens e porque são melhores que Java :)[/quote]

OCaml é um ótimo exemplo. C# é outro.

Para ser bom, precisa ser… bom? E quando o assunto é linguagens de programação, java é mediocre.[/quote]

Meu, me desculpe mas discordo de você, mas tudo bem. Até ai são opniões

Agora, concordo com o Avelino, e se você acha tão ruim assim, porque não vai moderar um forum no msdn?

Procurei na Net sobre MONO, e econtrei no site mono-project.com…porem nao entedi dereito a proposta do projeto…alguem poderia me esclarecer ???

Obrigado!!!

Já trabalhou realmente com isso ou com qualquer linguagem para dispositivos embarcados ?Quando digo trabalhar não é simplesmente consultar blogs com opiniões prontas (ou wikis) ou tentar fazer alguma implementação do tipo ‘hello world’.

Alguém que fez algo relevante nessa área ?
8)

"

C# para DTV ? Rodando MS Compact Framework ? Qual a vantagem ?

"