Parece que além do novo Engine Maria, a Sun deixou algumas(más) surpresas para os desenvolvedores.
Ela resolveu fechar parte do código para deixar algumas features(e detalhes de implementação) apenas para o MySQL Enterprise.
Mais aqui: http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6891&Itemid=1
Puxa, quer dizer que a Sun\MySQL não consegue testar o código fechado? Só a comunidade consegue testar código? Que exageiro, hein?
Isso era possivelmente previsto, mas de forma mais amena
Artiguinho bem FUD hein?
Precisamos pensar de maneira fria: a Sun está fazendo o que, de fato, deve ser feito se quiser que o MySQL seja um negócio rentável: está criando serviços em cima de um projeto que possuí código aberto. Normal isto. Nada demais.
Outra: isto não quer dizer que o código do MySQL vai ser inteiramente fechado. Só pra lembrar, existe o MySQL Community Edition também e, se formos levar em conta o argumento do blog acima citado (de que projetos abertos são melhor testados devido ao maior número de usuários), não perde-se nada com isto, muito pelo contrário.
E se fechassem tudo, alguem forkeava. Afinal, o codigo que ja estava aberto nao da mais pra fechar, so o que vier daqui pra frente.
Para o que foi feito até agora, tudo igual.O chato é que isso vai afetar a nova engine(o Maria, alternativa ao MyISAM).
Na verdade a parte fechada do código já estava previsto, antes mesmo da compra da MySQL pela SUN… E fala que a Sun fechou o código, como se ela fosse a culpada disso é imbecilidade, já que ela mesmo tentou convencer que nao ocorra isso.
Isso é previsível, se deixassem tudo aberto aonde lucrariam? Implemento algo diferente o cara pega o fonte, implementa algo parecido e lança, é normal fecharem alguns blocos de código, msm q alguem seja prejudicado
Já estava previsto? Não sabia. Você sabe alguma fonte que confirme?[/quote]
Olhe o comment do Marten Micko
Em certificação/consultoria… Open Source não quer dizer “tudo de graça”!!!
Será que o Youtube usa a versão Enterprise??? :?:
Alguém já pagou por suporte do ubuntu? e do MySQL? talves do kernel do Linux? do firefox tenho certeza que sim né?
O povo só reclama, quer tudo de mão beijada e ninguém ajuda colocando a mão na massa.
Se uma empresa precisa de mais do que o MySQL já provê, e continuará provendo, qual o problema em pagar por isso? seja aberto ou não, o produto original está lá como sempre foi.
Ai tem nego nos blogs que só usa o MySQL pra sistema de farmácia reclamando que não vai ter a feature ultra-mega-power-nuclear que só terá na versão paga, pow o povo apela tbm né.
Iron, acho que o google usa uma versão Googleprise rs
as empresas ainda precisam de $$ pra sobreviver né…natural…
Agora, o que eu acho “bacana” mesmo é ver qual a fonte utilizada por uma galera: um post em um blog.
Se fossem ler o que a Sun realmente esta fazendo, pra começar não teriamos um post entitulado “Sun fecha parte do código do MySQL”, mas sim algo como “Sun amplia gama de produtos oferecidos ao MySQL Enterprise” ou algo assim.
Fascinante o efeito FUD.
[quote=Paulo Silveira][quote=kicolobo]
Outra: isto não quer dizer que o código do MySQL vai ser inteiramente fechado.
[/quote]
E se fechassem tudo, alguem forkeava. Afinal, o codigo que ja estava aberto nao da mais pra fechar, so o que vier daqui pra frente.[/quote]
É verdade, eu achava que em poucas semanas depois da compra a gente já veria site do openMySQL