Sun criou o Java ME SDK 3.0!

A nova plataforma de desenvolvimento para dispositivos móveis já se encontra disponíveil no site da SUN Microsystems.

A mesma vem para integrar o CLDC, o CDC e a tecnologia Blue-ray Disc Java (BD-J). Além disso, dispõe de um emulador de dispositivo e outros utilitários para rápido desenvolvimento de aplicações Java J2ME.

Como scuessor do conhecido Wireless Toolkit, oferece também suporte a emulação GPS, sensores e muitas outras novidades

Onde encontrar?

http://java.sun.com/javame/downloads/sdk30ea.jsp … é claro.

mas como nem tudo são flores, por enquanto somente para Windows.

abração

Valew a dica.

Tem um tempão que não mecho com ME .
Vou aproveitar a novidade pra ver se consigo estudar um pouquinho de como está esse mercado aí.

Na verdade, se pudessemos desviar um pouquinho da notícia principal, gostaria de saber como o pessoal aqui do fórum está considerando as tecnologias de desenvolvimento para Mobile.
Digo isto, pois meu desinteresse pelo assunto veio de um evolução muito grande dos dispositivos portáteis … que no meu ponto de vista, não levarão muito tempo e estarão rodando aplicações WEB assim como qualquer desktop ou notebook ligado à internet.

Opiniões ?
Abraços

O avanço tecnológico dos portáties pode nos levar a dois futuros:

• aplicações rodando diretamente nos dispositivos; e
  • aplicações rodando em servidores web e sendo acessadas pelos dispositivos.

Se eu tivesse que escolher (e chutar um palpite pessoal), diria que sou mais a segunda opção.
Se cruzarmos as evoluções do conceito de Cloud Computing e do hardware dos dispositivos móveis, além das novidades nas redes que que estes dispositivos utilizam para se comunicar, podemos sentir uma tendência para isso.

Abraços a todos.

Tomara que tenha evoluido bastante, pq qdo tentei criar aplicacoes moveis uns 3 anos atras so consegui fazer algo realmente DECENTE com SUPERWABA.

[quote=lgi2020]O avanço tecnológico dos portáties pode nos levar a dois futuros:

• aplicações rodando diretamente nos dispositivos; e
  • aplicações rodando em servidores web e sendo acessadas pelos dispositivos.

Se eu tivesse que escolher (e chutar um palpite pessoal), diria que sou mais a segunda opção.
Se cruzarmos as evoluções do conceito de Cloud Computing e do hardware dos dispositivos móveis, além das novidades nas redes que que estes dispositivos utilizam para se comunicar, podemos sentir uma tendência para isso.

Abraços a todos.[/quote]

The Eight Fallacies of Distributed Computing

"

Tava demorando pra sun lançar algo novo pra ME, principalmente agora que os dispositivos móveis têm cada vez mais capacidade.
A sun ta perdendo a oportunidade de entrar no Symbian e no Android com libs padronizadas. Espero que seja tão fácil de utilizar e fique tão legal como aplicações dos celulares da nokia e do G1

Eh realmente eu estava na espectativa para ver algo novo em ME, mas vamos ver qual eh dessa nova…

abrax…

Calma pessoal, esse lancamento do sdk 3.0, e nao do MIDP 3.0 que, ao que tudo indica devera ser lancado de fato apenas ano que vem!

"

Alguem ai já consegui usa-la para desenvolver em cdc usando emulador do windows mobile?

Não adianta nada uma nova versão sem uma base de aparelhos… alguém viu alguma notícia a esse respeito??