A nova plataforma de desenvolvimento para dispositivos móveis já se encontra disponíveil no site da SUN Microsystems.
A mesma vem para integrar o CLDC, o CDC e a tecnologia Blue-ray Disc Java (BD-J). Além disso, dispõe de um emulador de dispositivo e outros utilitários para rápido desenvolvimento de aplicações Java J2ME.
Como scuessor do conhecido Wireless Toolkit, oferece também suporte a emulação GPS, sensores e muitas outras novidades
Tem um tempão que não mecho com ME .
Vou aproveitar a novidade pra ver se consigo estudar um pouquinho de como está esse mercado aí.
Na verdade, se pudessemos desviar um pouquinho da notícia principal, gostaria de saber como o pessoal aqui do fórum está considerando as tecnologias de desenvolvimento para Mobile.
Digo isto, pois meu desinteresse pelo assunto veio de um evolução muito grande dos dispositivos portáteis … que no meu ponto de vista, não levarão muito tempo e estarão rodando aplicações WEB assim como qualquer desktop ou notebook ligado à internet.
O avanço tecnológico dos portáties pode nos levar a dois futuros:
aplicações rodando diretamente nos dispositivos; e
aplicações rodando em servidores web e sendo acessadas pelos dispositivos.
Se eu tivesse que escolher (e chutar um palpite pessoal), diria que sou mais a segunda opção.
Se cruzarmos as evoluções do conceito de Cloud Computing e do hardware dos dispositivos móveis, além das novidades nas redes que que estes dispositivos utilizam para se comunicar, podemos sentir uma tendência para isso.
[quote=lgi2020]O avanço tecnológico dos portáties pode nos levar a dois futuros:
aplicações rodando diretamente nos dispositivos; e
aplicações rodando em servidores web e sendo acessadas pelos dispositivos.
Se eu tivesse que escolher (e chutar um palpite pessoal), diria que sou mais a segunda opção.
Se cruzarmos as evoluções do conceito de Cloud Computing e do hardware dos dispositivos móveis, além das novidades nas redes que que estes dispositivos utilizam para se comunicar, podemos sentir uma tendência para isso.
Tava demorando pra sun lançar algo novo pra ME, principalmente agora que os dispositivos móveis têm cada vez mais capacidade.
A sun ta perdendo a oportunidade de entrar no Symbian e no Android com libs padronizadas. Espero que seja tão fácil de utilizar e fique tão legal como aplicações dos celulares da nokia e do G1