Ao que parece, a Sun não parou no JRuby.
Boa noticia.
I Like Python
Interessante a parte da notícia que fala sobre “Da Vinci Machine” , trabalho da Sun para consolidar o Java cada vez mais como plataforma.
na noticia do Slashdot, ainda consta a seguinte informação:
E aqui tem mais informações sobre a SUN e o Python
Python cada dia crescendo +…
Very Good!
Python está conquistando seu espaço. De pouco em pouco … Python é muito Bom.
A SUN é uma empresa inteligente. Primeiro o Ruby, vendo o crescimento de Rails. Mas Rails não é o único framework que anda brilhando. Temos o excelente Django, o que com certeza está atraindo muita gente.
Particularmente sempre gostei mais de Python do que de Ruby (e ainda gosto). Essa é uma notícia muito boa.
[quote=Leonardo3001]Ao que parece, a Sun não parou no JRuby.
[/quote]
Estas grandes empresas dão tiro para todos os lados…
Agora só falta eles produzirem uma VM que preste para implementar linguagens dinâmicas.
E conhece alguma que preste?
E conhece alguma que preste?[/quote]
A CLR é muito melhor preparada e existe hoje. Uma prova disso é que uma enorme parte daquilo que estão propondo fazer na Da Vinci VM existe a vários para CLR.
Aqui no meu linux o IronPython é muito mais rápido que JPython e vai ser a mesma coisa com o IronRuby.
A CLR é muito melhor preparada e existe hoje. Uma prova disso é que uma enorme parte daquilo que estão propondo fazer na Da Vinci VM existe a vários para CLR.
Aqui no meu linux o IronPython é muito mais rápido que JPython e vai ser a mesma coisa com o IronRuby.[/quote]
O dificil vai ser a M$ convencer/atrair o pessoal do Python e do Ruby a cair para o lado do .NET ao invés de ir para o lado da plataforma Java!
Aqui no meu linux o IronPython é muito mais rápido que JPython e vai ser a mesma coisa com o IronRuby.[/quote]
O dificil vai ser a M$ convencer/atrair o pessoal do Python e do Ruby a cair para o lado do .NET ao invés de ir para o lado da plataforma Java!
[/quote]
Com certeza, mesmo pq a Microsoft e a Novell apenas garantem o SUSE. O Mono no meu Ubuntu nunca foi uma coisa bacana. Eu passei a detestar o .NET no Mono quando diversos componentes tiveram que ser substituídos por incompatibilidade entre sistemas operacionais. O Java pode ser mais lento, mas é estável.
A MS não faz nada pelo mono, não sei de onde tirou essa afirmação. O mono é devidamente testado nos Suse e Red Hat/Fedora. O problema do Ubuntu é que eles insistem em empacotar e fazer muita coisa de maneira diferente sem saber direito com o que estão mexendo, esse é um causador de problemas recorrente. No debian funciona sem problemas pois o povo empacota de maneira sã. O Gentoo, pior ainda, vive quebrando pois a criançada fica brincando com com coisas muito sensíveis como kernel e flags do gcc sem ter a menor idéia dos problemas que podem acontecer.
Java é estável? Pode até sem, mas não para desktop. Primeiro que swing/swt no Linux é uma mistura de piada e lixo. Depois que a maioria dos usuários da última versão de distros como OpenSuse, Ubuntu e Fedora ficaram um mês com 100% das aplicações GUI sem funcionam devido a uma mancada enorme dos engenheiros da Sun que funcionava por puro acidente até então. Todas distros tiveram que apelar para hacks no X.org pois iria levar mais alguns meses até sair um release oficial do JRE pela Sun.
Me desculpe, mas Java é muito sólido e muito estável para aplicações server side, mas uma piada para Desktop. Foi só com o release 5 que a Sun parou de meter os pés pelas mãos em casa minor release da plataforma - tive aplicação gui que o layout ficou zuado quando mudou da 1.4.1 para 1.4.2. Parou não, diminuiu a freqüência.
E quem disse que eu falei que a MS faz algo pelo mono. Ela apenas abraça a iniciativa com a Novell em uma parceria pra lá de suspeita.
Ubuntu é um excelente sistema Linux, muito melhor que o SUSE (e num sou eu apenas quem digo). E olha que trabalhei com SUSE muitos anos (obrigado pela empresa ser “partner”) e sempre achei (e ainda acho) um sistema inferior ao Ubuntu. Era uma comédia a empresa, na área de suporte a servidores, todo o suporte preferia o Debian ou Ubuntu (eram mais estáveis).
Cara, você pode até declarar que os caras do Ubuntu num sabem direito, mas isso pra quem programa Java tá. Eu fui da área de servidores Linux por anos, e falo com propriedade que Ubuntu e Debian funcionam quase que sincronizados. Pau no ubuntu, eu olho no Debian e vejo a mesma porcaria. Aliás, uso servidor Debian, mais seguro e estável.
E o pau que me referi, era em ASP.NET, nem em desktop (nem sei trabalhar em desktop, pq deve ser pior). Eram componentes AJAX (da Microsoft tá) que em Linux tinham que fazer referencias a outras bibliotecas (havia diferenças entre versões, que ainda há).
Quem sabe daqui um tempo o que o .net tanto fala em deixar o cara escolher sua linguagem preferida tbm possa ser verdade com a “VM” da SUN…
Se fala com tanta propriedade deve saber que o Ubuntu tem mantenedores para pacotes já parte do debian e isso gera diferença entre os dois. O mono é um exemplo, quem empacota para debian não é a mesma pessoa que empacota para Ubuntu.
Por isso disse quase. Mas isso não releva a parte de que o Mono dá pau. Hora, talvez eu tenha interpretado mal, mas pela forma que disse, o problema estava na distribuição e não no Mono, o que é completamente equivocado. Não estou falando que não acho o Mono incrivelmente bem feito, uma vez que fazem olhando e recriando (como é o maravilhoso Samba). Mas o Mono não é, de forma alguma, uma substituição bem conduzida do .NET no Linux. Longe disso. Algumas coisas tem que ser alteradas. Hoje, conversando com um amigo que trabalha mais com .NET, me contou do problema com Desktop, ao qual eu já me afugentaria. Poxa, tem vários componentes que dependem do Windows e que no Mono, tem que serem substituídos por bibliotecas GTK, por exemplo. Bom, resumindo, mesmo lento e feio, o Swing ainda tem uma vantagem, num precisa ser recriado para rodar em outro sistema operacional. Particularmente, ainda não vi problemas de interface Swing, mesmo pq comecei no Java a pouco mais de 1 ano. E para o que uso em Swing, seria apenas a IDE Netbeans, que funciona perfeitamente (nunca usei no SUSE, mas no Fedora 8, Ubuntu, Debian, Kubuntu), o iReport para relatórios, que também funciona bem, não tenho problemas de tela.
Pode até ser que não goste do JVM para desktop, mas uma coisa é certa,não é uma tarefa trivial funcionar em diversos sistemas operacionais, e prova disso é o Mono. Talvez, se a Microsoft pudesse ajudar (pra mim já ajuda, senão Miguel de Icaza num babava o ovo da MS e a Novell num tivesse tantos acordos fechados), o Mono seria uma implementação melhor e mais bem feita.
Se você, particularmente, nunca viu problemas de interface Swing é porque você, particularmente, tem sorte, o Swing não tem nada a ver com isso.
Eu, particularmente, tive um problema em usar NetBeans ou Eclipse desde o final do ano passado, a prova está nesse link, onde, particularmente, reclamei do Swing por funcionar mal quando o Compiz está ativado (e que, particularmente, não dá graça nenhuma desativá-lo). Como até hoje, particularmente, não achei solução para o problema, acredito, particularmente, que o Swing é um lixo, e que a promessa de interoperabilidade é um conto do vigário.