SUN Anuncia acordo com SBTVD para o Desenvolvimento de Solução Open Source para TV Digital no Brasil

http://www.sun.com/aboutsun/pr/2008-03/sunflash.20080304.2.xml

Seria nosso próximo boom de empregos depois da internet? Eu espero que sim!!

[quote=mmilanez]
http://www.sun.com/aboutsun/pr/2008-03/sunflash.20080304.2.xml

Seria nosso próximo boom de empregos depois da internet? Eu espero que sim!![/quote]

Vai depender muito, do governo em oferecer subsídios, para a compra do decodificador de sinal analógico para digital, que ainda continua com preço salgados demais. Se isso acontecer ai sim, pode ser que aconteça, por que a internet não foi aquele boom como se esperava. :smiley:

pra min que estou fazendo minha monografia
sobre TV Digital, é uma ótima noticia…

vou dar uma lida no artigo…

[quote]Boa mmilanez
:thumbup:[/quote]

isso me cheira a mais um novo mercado sendo aberto. bão dimais, uai!!!

muito bom :smiley:

estive dando uma olhada no Composer para desenvolvimento, e achei muito pobre… passei uns 2 dias estudando JavaTV e o Ginga-NCL, e a integração do Ginga-NCL com aplicações java, apesar de já existente, é muito complicada…

quanto mais mercado para nós, melhor :wink:

Com certeza…acho que até tudo isso amadurecer vai levar ainda alguns 2 anos(no mínimo!).

Realmente é um novo e ótimo mercado, que está bem no inicio, mas bem até pouco tempo atrás não tínhamos disponível o código do Ginga-J(C++) para download. Mas é possível utilizar Java com o ginga-ncl player.

Incrementando…

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=10294

:wink:

Fala ai galera…
Bem acredito que isso seja uma mercado que vai gerar bons frutos… já que a criação de DVDs com os BluRays já estão rodando Java… isso deve ficar muito bom…

[]´s

É um mercado novo com muito potencia.

Mas do modo como ela vem sendo conduzida não sei não… o problema é depender do governo para tudo.

Mas o Ginga não é escrito em C++?

Ola a todos… nao consegui ler mt sobre no site por meu ingles ser ruim, mas…

esse acordo “beneficiará” os desenvolvedores como??
redes de tv grandes nao teria já seus próprios desenvolvedores, restando somente as pequenas e sem muitos retornos??
poderiamos nós simples mortais desenvolver algo e disponibilizar de alguma forma na TV??
quanto ao blue-ray, oq poderia ser feito com ele? Por ele rodar sobre o java, traz quais benefícios?
o JavaFX é o grande enfoque sobre essas tecnologias ou o java se/ee/me tbm ?

a mim… ainda nao estão muito claro oq poderia ser feito com essas coisas…

abraços

jopss

Joia demais isso

[quote=jopss]Ola a todos… nao consegui ler mt sobre no site por meu ingles ser ruim, mas…

esse acordo “beneficiará” os desenvolvedores como??
redes de tv grandes nao teria já seus próprios desenvolvedores, restando somente as pequenas e sem muitos retornos??[/quote]

Heheheh, parece telepatia… Eu tenho exatamente esta mesma dúvida…

Neste caso o mercado seria desenvolver para os anunciantes de tv?(Seria o caso de trabalhar para agências de publicidade?)

VENOM

Concordo com os companheiros acima!
Pra algo “explodir”, tem que haver demanda para isso! E de que adianta ter 98 milhões de tvs se estas não fazem nada além de exibir (não há interfaces para mais nada). Na minha opinião, e posso estar completamente errado, mas isso somente será um estouro quando tivermos equipamentos em todas essas televisões que permita acesso
a outros serviços além de som e imagem. Vale também para a quantidade desses serviços, e principalmete da nossa criatividade em arrumar meios de ganhar dinheiro com “novas tecnologias”!

tomara que tudo se encaminhe pro nosso lado… mas tem tudo pra dar certo apesar dos citados…

Então… isso é uma boa notícia pra nós, pobres programadores.

Trabalho desenvolvendo middleware e softwares para TV Digital… e o grande problema até então é (ou era) a falta de um middleware completo e gratuito. Até agora tem só middleware pago, e bem pago (Além dos GINGAs que não estão 100%). Por isso, o que desenvolvemos até agora foi sem middleware… em C ANSII no braço :frowning:

Isso vai abrir muita porta, afinal é mais um meio de comunicação interativo com as pessoas. Além de ser um excelente meio de prestação de serviços… Imagine votar pra presidente sentado no sofá… heheheh

Na minha opinião, o advento da TV Digital também não significa uma troca de era… Até hoje, no Japão, a TV Digital não pegou firme.
Pois ela não deixa de ser um “quase-computador” com uma “pseudo-internet” (apenas alguns serviços)… onde lá no Japão é muito mais fácil do cara pagar suas contas pelo computador, onde ele tem um teclado adequado, mouse, impressora… ao invés de um controle remoto de baixa usabilidade né.

Aqui no Brasil, até isso funcionar em todo o território (estima-se 2016 né), já deve ter mais computador com internet do que TV Digital com interatividade… Não vamos longe… o país hoje tem mais de 120 milhões de celulares… com a chegada do 3G, as pessoas terão muita interatividade e serviços na palma da mão, literalmente.

Mas é verdade que a TV Digital também tem muita coisa boa…a qualidade de áudio e vídeo são realmente impressionantes… pensa… dolby stereo 5.1 e resolução 6x melhor que DVD…

Acho que a TV Digital abre muita área… vai ter demanda sim. Mas vejo um otimismo exagerado no ar.

Pois é, pra quem já trabalha e está encaminhado com as emissoras eh uma otima noticia… mas pra outras nao vejo muito espaço, pelos motivos que falei acima… ou nao?

Lembrando que TV Digital eh uma coisa… (e jah antiga)
HDMI é outra…

jopss

Olá Pessoal,

Quem quiser saber mais sobre o Ginga Java pode participar do grupo “Desenvolvimento em Ginga Java
para TV Digital”.
http://groups.google.com.br/group/gingajava/

Para quem se interessar ainda mais e quiser se tornar um desenvolvedor Ginga, existe um treinamento que
está sendo oferecido em várias capitais brasileiras
http://www.overmedianetworks.com.br/

[]s

Daniel