Struts ou Spring

Struts é antigo ? foi o primeiro framework ?

E, hoje em dia, qual um frame muito usado ?

Sim

Spring e JSF

Muito.
Na real, Struts foi criado no começo dos anos 2000. O próprio criador (na verdade, um dos criadores e um dos líderes da equipe que desenvolveu o Struts) disse que, caso soubessem da construção do JSTL (Java server pages standard tags library), não teriam nem começado o Struts.
Lembrando que isso é referente à versão 1.
A versão 2 é um ouro framework, creio que foi lançada nos idos de 2004 ou 2005. Eu tive java para web na faculdade e vimos Struts 2, isso em 2007, logo, não era uma tecnologia “nova”.

O melhor do Struts foi a versão 2 e o fato de ser action based.

Se você acredita que component based ainda é uma tecnologia necessária, JSF é o padrão da especificação JEE para desenvolvimento web.
Se você gosta de se aventurar, temos o vRaptor (eu não tenho boas experiências com este framework) e um ou outro menos famoso por aí.
Agora, se você gosta de coisas novas, sugiro estudar RESTful e algum framework javascript.

O Struts era tão bizarro que foi jogado fora e pegaram o WebWork pra servir de base pro chamado “Struts 2”, este sim era bom para cobrir as deficiencias da stack padrão, mas com a linha Spring decolando, a linha Struts ficou para trás.

Spring Framework for Java has been around past 15 years since its initial release.

Most of the web developers prefer spring to build enterprise level web apps.

But since last 3-4 years the Javascript has become more popular not only in the client-side development(Angular and React) but also towards the server-side development, thanks to nodejs.
Fonte : Java-Spring or JavaScript-Node.js?

Só comparei dentro do contexto, Struts com Spring. Mas particularmente nem recomendo Java.