Struts em relação a outros

Oi pessoal…
Hoje o struts é uma das frameworks mais utilizadas, gostaria de saber normalmente quais são
as outras frameworks que costumão ser usadas junto com Struts, sei que ele pode ser combinado
com outras como Hibernate, etc… mas quais são em comum usadas junto com ele atualmente para
desenvolvimento dos projetos?

Qual valor medio do salario oferecido a um desenvolvedor (iniciante) J2EE/Struts em São Paulo?

Como sou iniciante tanto na area de desenvolvimento como em J2EE, após ter aprendido struts, alem de
me aprofundar na framework oque mais posso estar estudando para ter um curriculo “bem servido”?
São tantas como Spring, etc… que fica dificil saber qual caminho seguir…
Sei que estudar a framework Hibernete vale a pena, mas alem desta em qual API/Framework posso
investir?

Quanto a EJB, ainda é muito requisitado no mercado de trabalho? Pq resolvi dar uma passada rapida
sobre este tema e não me especializando pelo fato de ser muito complexo acabei optando pelo STRUTs

E a minha principal duvida é a seguinte hoje em dia o interessante é ter uma "certificação java"
para um desenvolvedor J2EE que trabalha sempre com a frameworl Struts qual é a mais indicada?
Existe algum tipo de certificação que envolva essa framework??

Grato!!

Rodrigo Marini.