Struts: action mapping sem formulário

estou tentando executar uma action mas sem usar qualquer ‘form-bean’ (e respectivamente seu mapeamento no <action-mapping>) mas o struts gera uma exception

Cannot retrieve definition for form bean null

como proceder?
grato!

abs

deixa eu ver se entendi sua pergunta.

você quer executar uma action sem usar o form-bean e o action-mapping?

Até onde conheço Struts não da pra fazer isso sem passar pelo action-mapping.
você pode executar uma action sem usar um form-bean. Para isso voce deve criar seu action-mapping sem apontar para nenhum form-bean:

exemplo:

&lt;action-mapping&gt;
    &lt;action path=&quot;/search&quot;
				type=&quot;seuPacote.suaClasse&quot;
				parameter=&quot;acao&quot;&gt;
			&lt;forward name=&quot;sucesso&quot; path=&quot;/resultado.jsp&quot;/&gt;				
	  &lt;/action&gt;
&lt;/action-mapping&gt;

neste caso nao tem o atributo name que aponta para um form-bean

suaClasse deve extender DispathAction, a na pagina deve ter um campo ou parametro com o nome do atributo parameter da action(no caso acima “acao”). O valor do campo ou parametro deve ser o nome do metodo a ser executado na suaClasse.

Cara não sei se te ajudei ou compliquei, mas qualquer duvida continua a postar aí.

blz…

Vc entendeu certinho, estou usando o struts 1.2 e não reconheceu o “extend DispathAction” mas, de qualquer forma, não tem jeito… o fato de não colocar o atributo com o nome do form-bean no action-mapping já gera a exception (mesmo colocando o parâmetro que vc sugeriu).

Uma ‘gambiarra’ pra resolver o problema é gerar um form-bean laranja pro action do struts ter o q instanciar, mas a idéia é buscar uma solução mais rebuscada.

valeu!