Struts 1 = "Cobol" web?

Já fui em duas entrevistas que os caras estão “desesperados” para achar pessoas para manter sistemas com struts1. O que mais me chamou a atenção é o fato de que o valor oferecido para estas vagas é maior que a média das outras vagas que procuro atualmente. Isso me fez pensar duas coisas:

1 - estou ficando velho, pois os caras falaram que a maioria da “molecada” que vai lá nunca utilizou o struts1;

2 - estaria o struts 1 se tornando tipo um “cobol” no cenário web?

Não sei ainda se aceitarei uma das vagas, por um lado é ruim pois estarei utilizando algo muito antigo, mas por outro ganharia mais… Assim como muitos desenvolvedores cobol por aí…

Eu já trabalhei em empresas que usavam Sttruts 1 em algumas aplicações mas já começavam novas aplicações com o 2. Mas também já trabalhei com aplicações com frameworks próprios desenvolvidos no começo da década de 2000!!! Antes do Struts pegar por aqui.

Para tentar ser breve… não acredito que seja o Struts 1 que esteja se tornando o Cobol. O que está acontecendo é que devido ao tempo de mercado, já estão começando a aparecer apllicações Java como legado, o que só tende a aumentar. Profissionais que conheçam frameworks e arquiteturas antigas estarão cada vez mais em destaque já que essa “molecada” que está crescendo agora já nasceu com Eclipse e Netbeans no sangue, num mundo onde linha de comando e interface gráfica com mouse e teclado é coisa do passado!

Nosso amigo visola comentou muito bem…
Gostaria de acrescentar mais…

Struts 1, apesar de ser atingo ainda é muito usado, não em novos projetos, mas empresas que já tinham sistemas rodando com essa tecnologia dificilmente vai querer gastar dinheiro para trocar, principalmente se o sistema for grande.

Também trabalho com alguns frameworks mais antigos e menos usados que o struts, não tem jeito, o sistema não vai mudar, o máximo que podemos fazer é rejeitar trabalhar com isso, mas é dificil isso acontecer né…

De qualquer forma você sempre vai tirar coisas boas e ruins, é assim que funciona a evolução dos frameworks, o próprio JSF tem muita coisa que foi implementada “copiando” a idéia do struts (claro que evoluiu MUITO, melhorou MUITO).

Acho que vale a pena estudar pelo menos o básico, não precisa de se aprofundar.
Se pintar uma vaga … quem sabe você depois até troca de tecnologia.