Stallman, Jobs e a estupidez do radicalismo doentio

[quote=wbdsjunior][quote=juliocbq][quote=wbdsjunior][quote=juliocbq]Eu ainda não consegui entender porque um software livre não pode ser considerado gratuito também. Você tem acesso ao fonte, quem distribui precisa ceder uma cópia de qualquer modo.
Pode me explicar como não pode ser gratuito também?[/quote]

até onde eu entendo dessa parada toda é que o fonte é gratuíto, mas o “compilado” não necessáriamente. a distribução GNU/Linux da Red Hat não é gratuita, mas você pode baixar os fontes (ou simplesmente usar os que vem no DVD) e compilá-los, como a equipe do CentOS faz.

ps: posso ter falado alguma besteira aqui. por favor, me corrijam se eu estiver errado.[/quote]

eu acho que não tá falando besteira não. Sempre imaginei que fosse assim. Isso implica em ser gratuito. O que não é é o serviço prestado, como no caso a arte, e a compilação dos cds como no caso do exemplo da Red Hat.[/quote]
ainda fugindo do assunto do tópico, você pode vender os fontes. outras pessoas, depois de comprá-lo, podem distruí-lo (com modificações ou não), mas não há garantias. não conheço nenhum software que seja assim, mas é possível fazê-lo.[/quote]

No caso da gpl você não pode vender os fontes, e é obrigado a dar os créditos para o criador original do projeto, mas existem muitas variações dela.

opa… esse do botão curtir eu nem imaginava.[/quote]

Como não tenho facebook, eu bloqueio esse domínio no adblock! Toma essa Zuck

Também não curto facebook nem outras redes sociais. Já tive orkut nos primórdios, mas depois de um tempo percebi que não me agregava quase nada, a não ser uma forma de agenda, então tá lá parado, raramente entro.

[quote]
é incrivel como as pessoas não tem um ponto de equilíbrio, são extremistas, em 90% dos casos escolhem um lado e ficam no extremo deste, ou o cara é santo ou é o demônio… [/quote]

Realmente, acho que por sermos da área de exatas, temos a tendência a esse tipo de pensamento preto e branco.

Sobre software livre ser gratuito, acho que a confusão é pelo termo ‘free’ de livre, que pro português traduz gratuito também. Na minha antiga empresa pagamos quase 500 mil por um compilador livre com várias bibliotecas para desenho de circuitos FPGA. Era um compilador baseado em haskell que chamava Lava, não sei se alguém conhece. Hoje eu sei que existe uma versão mais simples gratuita (não sei se livre) e algumas bibliotecas pagas, ficou modularizado.

[quote=marcosalex]Também não curto facebook nem outras redes sociais. Já tive orkut nos primórdios, mas depois de um tempo percebi que não me agregava quase nada, a não ser uma forma de agenda, então tá lá parado, raramente entro.

[quote]
é incrivel como as pessoas não tem um ponto de equilíbrio, são extremistas, em 90% dos casos escolhem um lado e ficam no extremo deste, ou o cara é santo ou é o demônio… [/quote]

Realmente, acho que por sermos da área de exatas, temos a tendência a esse tipo de pensamento preto e branco.

Sobre software livre ser gratuito, acho que a confusão é pelo termo ‘free’ de livre, que pro português traduz gratuito também. Na minha antiga empresa pagamos quase 500 mil por um compilador livre com várias bibliotecas para desenho de circuitos FPGA. Era um compilador baseado em haskell que chamava Lava, não sei se alguém conhece. Hoje eu sei que existe uma versão mais simples gratuita (não sei se livre) e algumas bibliotecas pagas, ficou modularizado.[/quote]

Mas o preço era pelo trabalho gerado nas bibliotecas ou era o preço apenas do compilador sem si?

[quote=juliocbq][quote=marcosalex]Realmente, acho que por sermos da área de exatas, temos a tendência a esse tipo de pensamento preto e branco.

Sobre software livre ser gratuito, acho que a confusão é pelo termo ‘free’ de livre, que pro português traduz gratuito também. Na minha antiga empresa pagamos quase 500 mil por um compilador livre com várias bibliotecas para desenho de circuitos FPGA. Era um compilador baseado em haskell que chamava Lava, não sei se alguém conhece. Hoje eu sei que existe uma versão mais simples gratuita (não sei se livre) e algumas bibliotecas pagas, ficou modularizado.[/quote]

Mas o preço era pelo trabalho gerado nas bibliotecas ou era o preço apenas do compilador sem si?[/quote]

Do compilador, com todas as libs. Ele é um concorrente do VHDL.

Ele exprimiu a opinião dele, chamando “Jobs de influência malígna e seus consumidores, de tolos”. Pelo menos ele foi “coerente” com a própria visão dele do mundo. :expressionless: