Olá pessoal,
alguem já trabalhou com o SQLUnit? Eu tô com uma dúvida em especifico:
eu quero, através de simulação de driver com MOCK, acessar ao banco de dados (Oracle de preferencia) sem necessariamente estar conectado ao banco de dados, trazendo resultados esperados com o intuito de validar somente a nossa regra de negócio em questão. Na documentação para o usuário achei pouco material na página fonte do projeto (http://sqlunit.sourceforge.net/sqlunit-book.html#AEN4512). Tô precisando disso, pois as vezes, por problemas de infra estrutura da minha empresa, não conseguimos um acesso continuo ao BD, e isso seria uma mão na roda já que a base se encontra em outras localidades.
Posso não ter entendido muito bem, mas será que vc nesse caso não poderia mockear toda a sua camada DAO?
Se o que vc precisa é testar a sua regra de negócio, isso deve estar acima do acesso ao banco, logo, acima da sua camada DAO.
Eu trabalho bastante com o mockito(.org) nesses casos.
Só quando eu tenho que testar queries* e acesso a banco, eu uso dbunit pra colocar os dados que eu preciso na base.
- Sim, por incrível que pareça, em 2009 ainda tem empresa que insiste em começar projetos novos com acesso a banco de dados e SQL na unha.
Puxa, é uma idéia bem bacana, mas pra teste unitário eu prefiro não ter que fazer tudo isso…
Eu acho mais fácil usar DBUnit para criar massa de teste em runtime ou mockar o acesso ao banco.