Sql + estrutura

e ae galera!

Fiquei meio confuso ao procurar o lugar certo pra esse post,mas se estiver errado peço que algum admin mude pra mim.
To com duas dúvidas:

Cada funcionário precisa cadastrar o número de filhos e nome,idade de cada um.Pensei em criar uma tabela filho_funcionario que vai ter o dados do filho e o ID do funcionário(um registro por filho),quando eu precisar retornar os filhos do funcionário ‘x’ vai ser fácil de achar.O banco vai ter cerca de 2000+ registros,se eu fizer dessa forma,há possibilidade de ficar lento?Essa é a melhor solução pra esse problema dos filhos?

To desenvolvendo um aplicativo em java + sql que cadastra dados pessoais de funcionários,cada registro de funcionário terá uma foto,como armazeno isso no banco?qual a melhor forma de fazer?

muito obrigado pela atenção!

O conceito dessa modelagem não está errado… Precisa apenas ter bem entendido qual a finalidade desses dados. Veja uma situação por exemplo: se você tiver um casal trabalhando nessa empresa. O mesmo filho vai ser cadastrado para os dois (pai e mãe) ? Aí depende. Se for para fins de abater dependendes no Imposto de Renda nem pode. Mas pra outras coisas (plano de saúde, por exemplo) talvez possa - o que vai fazer com que o mesmo filho tenha que ser cadastrado duas vezes. Se for esse o caso melhor pensar em uma tabela só com dados do filho e uma outra onde relacione os id’s de filhos x pais.
Não guarde a idade. Guarde a data de nascimento. Quando precisar saber a idade é uma continha básica.
Lentidão é coisa que você pode resolver com a criação de índices apropriados. Mas essa estimativa aí eu não acho preocupante não.
Fotos podem ser armazenadas no banco como tipo BLOB, por exemplo. Ou você pode guardá-las num diretório, cada uma nomeada com o ID do funcionário por exemplo. E na aplicação você pode colocar o caminho deste diretório concatenado com o ID do funcionário que vai conseguir carregar beleza também. Novamente, escolher a abordagem depende dos problemas que vocÊ quer resolver. Deixar tudo no banco pode ser uma boa, mas cuidado com a dimensão dessas fotos que pode fazer o tamanho da base subir rapidamente. Usar esse esquema de deixar num diretório possibilita que a foto seja usada por outros sistemas se for o caso.