SpringSource lança servidor de aplicação baseado em Spring

Já está disponível para download o novo servidor de aplicação desenvolvido pelo SpringSource

http://www.springsource.com/web/guest/products/suite/applicationplatform
http://www.infoq.com/news/2008/04/springsource-app-platform

Onde tá o “lightweight” nessa historia toda?

Sou só eu que acho que a importância disso é “coisa nenhuma”?

As pergunta são:
“Mais um Application Server”?
“O que este faz que os outros não fazem”?
“Será que é para ter uma maior integração Spring com JEE”?
“Será que vai se tonar um JBOSS”?

achei a abordagem deles interessante
gostei de ser totalmente baseado em OSGI
gostei das aplicações que vão rodar nele serem feitas sobre OSGI (e não aquele suporte podre a modulos proposto para o java 7)

mas não usaria este server, não vajo vantagem em usar ele em vez de fazer o deploy do meu war em um tomcat …

não é para ter uma maior integração spring/Java EE por que eles utilizam só a API de servlets via tomcat …
A maior vantagem que vejo é a possibilidade de utilizar contextos “publicos” do spring, utilizados em maisde uma aplicação, mas não é vantagem o suficiente para me fazer utilizar o server …

atualmente tenho inclusive evitado usar, se não precisar dele realmente …

Eles vão precisar investir muito no Spring para Enterprise e acredito que isso não será uma tarefa nem um pouco fácil.

Falando em Enterprise, de quem vê a estratégia de um grande player como Bea-Oracle por dentro, eles deveriam levar as iniciativas do Spring para facilidade de implementação SOA-SCA.

O OSGI para companhias, não é muito rempresentativo. Dei uma olhada no projeto SpringWebServices deles e na boa, fazer SOA com aquilo é triste. Possui coisas legais, como desacoplamento de OXM, onde soluções fechadas impõe sua solução como XMLBeans - Bea, no mais, muito trabalho para fazer um simples helloworld.

Eu tb… :lol:

Mas é engraçado como a situção se inverte. Quer dizer, a questao sempre ano foi contra o uso de um AS.

a questão do OSGI é interessante mais ainda nao suficiente pra me fazer usar mais um AS.
Ainda prefiro soluçoes mais estáveis.

opa… alguem poderia dizer qual o impacto desse AS ser baseado em OSGI em relacao àos AS atuais?

jopss :stuck_out_tongue:

Olá

At the heart of the Platform is the Dynamic Module Kernel (DMK). The DMK is an OSGi-based kernel that takes full advantage of the modularity and versioning of the OSGi platform. The DMK builds on Equinox and extends its capabilities for provisioning and library management, as well as providing core function for the Platform.

To maintain a minimal runtime footprint, OSGi bundles are installed on demand by the DMK provisioning subsystem. This allows for an application to be installed into a running Platform and for its dependencies to be satisfied from an external repository. Not only does this remove the need to manually install all your application dependencies, which would be tedious, but it keeps memory usage to a minimum.

Fonte:

Introducing the SpringSource Application Platform

[]s
Luca

Mas é correto dizer que ele é mais um Application Server ou que ele é uma “camada” ou gerenciador de deploy (baseado em OSGI) entre você e um Application Server que você já conhece (no caso Tomcat)?

Independente do que ele é hoje, acho que se for para o caminho de concorrer com outros AS pode não dar muito certo… Mas se ele for direcionado como um “add-on” para vários AS existentes adicionando os recursos de OSGI, pode ser interessante… eles vão ganhar usuários e maturidade antes que outros projetos tenham algo parecido.

Como diz o Marc Fleury, lembra da história do rei nu?

http://www.thedelphicfuture.org/2008/04/springsources-application-server.html

É triste ver até onde a galera vai no desespero :slight_smile: