SouJava - Participante do Comite Executivo do JCP

A Oracle escolheu para participar do comite executivo para a plataforma Java SE/EE o SouJava e como representante, será o Bruno Souza.

Notícia completa em português: http://www.claudius.com.br/blog/claudio/2011/01/25/SouJava-Participante-do-Comite-Executivo-do-JCP

E na lista de Jug-Leaders:

[quote]FYI,

This was just announced at the Oracle User Group Summit during a Java User Groups breakout session.

http://blogs.oracle.com/henrik/2011/01/oracle_nominates_bruno_souza_of_soujava_to_jcp_ec.html[/quote]

Andre Brito, fredferrao e otaviojava tambem postaram a noticia, coloquei a da Loiane que apareceu primeiro.

Uma excelente noticia, esperamos que ajude nas aprovacoes e jsrs novas, que a Oracle ja tem permitido com mais velocidade. So faltava a Apache voltar tambem.

Bruno Souza é funcionário da Oracle?

[quote=mochuara]Bruno Souza é funcionário da Oracle?
[/quote]

Bruno Souza é esse cara aqui.

Aqui tem uma palestra dele que achei bem legal.

[quote=rod.attack][quote=mochuara]Bruno Souza é funcionário da Oracle?
[/quote]

Aqui tem uma palestra dele que achei bem legal.[/quote]

Eu sei quem é o Bruno Souza, eu perguntei se ele trabalha para Oracle.

Desculpa se não deixei claro! :shock:

[quote=mochuara][quote=rod.attack][quote=mochuara]Bruno Souza é funcionário da Oracle?
[/quote]

Aqui tem uma palestra dele que achei bem legal.[/quote]

Eu sei quem é o Bruno Souza, eu perguntei se ele trabalha para Oracle.

Desculpa se não deixei claro! :shock: [/quote]

Ah sim, sem problemas. Não ele não trabalha para a Oracle. Aqui tem outra palestra (também interessante) em que ele fala isso.

Esta palestra é muito interessante…

[quote=Paulo Silveira]Andre Brito, fredferrao e otaviojava tambem postaram a noticia, coloquei a da Loiane que apareceu primeiro.

Uma excelente noticia, esperamos que ajude nas aprovacoes e jsrs novas, que a Oracle ja tem permitido com mais velocidade. So faltava a Apache voltar tambem.[/quote]

O Mister M e o Kung estão na JSR 310 (tem tempo) mas como dá pra perceber o numero de brasileiros vem crescendo no JCP algum tempo já =) http://jcp.org/en/jsr/detail?id=310

Alguém sabe dizer o que tem de especial em ser membro do comite executivo?

Porque pelo que sei o souJava pertence ao JCP ha muito tempo. :slight_smile:

[quote=mochuara]Alguém sabe dizer o que tem de especial em ser membro do comite executivo?

Porque pelo que sei o souJava pertence ao JCP ha muito tempo. :slight_smile:

[/quote]

É bom pro nosso país ter pessoas lá aprovando coisas que entram para uma linguagem que o mundo todo usa. :smiley:

Acho que entendi… mas então o titulo deveria ser “souJava NÃO leva chute na bun** da Oracle”.

Sem apelar amigo, oq ele está dizendo na notícia CASO vc tenha lido é que a Oracle escolheu o SouJava para aprovar JSRs da plataforma Java SE/EE.

Por favor sem baixar o nível. 8)

Sem apelar amigo, oq ele está dizendo na notícia CASO vc tenha lido é que a Oracle escolheu o SouJava para aprovar JSRs da plataforma Java SE/EE.

Por favor sem baixar o nível. 8) [/quote]

Tudo lindo e maravilhoso, desde que a Oracle veja o JCP como realmente uma entidade que deve aprovar especificações para a evolução do Java, e não agir totalmente a favor dos seus interesses (com eu vejo no caso da Apache).

Do modo que a Apache saiu do JCP vejo que apenas a Oracle vai conseguir levar as JSRs mais importantes para frente, e incluindo coisas que talvez só ela seja capaz de implementar. Por isso, vejo o OpenJDK tendo que ficar atendo as jogadas da Oracle. Não estou criticando o fato deles terem comprado a Sun e tal, porém, devem encarar o JCP como uma comunidade e não como business. O desenvolvimento da versão do JDK ela deve tomar como business, mas não o JCP.

Por favor sem baixar o nível. 8) [/quote]

Tudo lindo e maravilhoso, desde que a Oracle veja o JCP como realmente uma entidade que deve aprovar especificações para a evolução do Java, e não agir totalmente a favor dos seus interesses (com eu vejo no caso da Apache).

Do modo que a Apache saiu do JCP vejo que apenas a Oracle vai conseguir levar as JSRs mais importantes para frente, e incluindo coisas que talvez só ela seja capaz de implementar. Por isso, vejo o OpenJDK tendo que ficar atendo as jogadas da Oracle. Não estou criticando o fato deles terem comprado a Sun e tal, porém, devem encarar o JCP como uma comunidade e não como business. O desenvolvimento da versão do JDK ela deve tomar como business, mas não o JCP.[/quote]

Concordo, apesar que no caso da Apache, também havia uma certa rivalidade por uma aprovação por parte da Sun/Oracle que não foi dada e por isso, como uma criança mimada ela começou a votar não em tudo.
A seriedade do JCP e da Oracle, assim como IBM e todas as outras empresas que fazem parte do comitê é que vão ditar o futuro ou não do Java.

Acredito que esse foi um grande passo para a comunidade brasileira.

Muito bom. Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista :smiley:

[]'s

Para que fique claro, ainda haverá uma votação para ratificar a indicação do SouJava. Então só seremos membros do EC se os membros do JCP nos aprovarem!