Somar variavel

E ai galera , blz?

sou novato em java, estou estudando umas coisas aqui…gostaria de saber como eu faço pra somar varias variaveis ?

por exemplo eu fiz um programinha e preciso somar varias variaveis mas como eu faço isso sem digitar todas as variaveis ? tipo metodo de excel “soma(b1:b50)”

muito obrigado desde já…
[b]

como assim??? você tem que explicar melhor…porq se for só pra somar por exemplo duas variáveis é fácil.

int var1, var2; var1= Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a primeira variável")); var2= Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite a segunda variável")); JOptionPane.showMessageDialog(null," A soma é: "+(var1+var2));

ou entao voce faz uma funcao, e aí chama quando vc quiser somar. :slight_smile:

to ligado, não é isso que vc explico não…esse é metodo normal…

imagine q eu tenho q fazer oq vc fez ae mas com 30 variaveis…em vez de fazer tudo 30 vezes e ir colocando var1+var2+var2…var30; eu quero saber se existe algum metodo pra fazer isso mais rapido?

Veja se isso vai te ajudar:

import javax.swing.JOptionPane;

public class SomaVariaveis {

public static void main (String[] args) {

double var[] = new double[30];
		double soma = 0;

for(int x=0; x<=29; x++){

var[x] =Double.parseDouble( JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor " + (x+1) ) );
			soma  += var[x]; 

}

JOptionPane.showMessageDialog( null,"Total: " + soma);

}    

}

muito obrigado pela ajuda cara…

mas o problema é que as variaveis são diferentes…

pois estou fazendo em formulario jframe e tem varios campos sendo digitados e preciso somar todos pra calcular uma média aqui…

eu consigo somar todos pelo metodo normal…var1+var2…; mas eu quero saber se tem algum metodo mais facil?!

Olá luiswellington,

Se eu entendi bem, você quer evitar criar várias variáveis, então vai lá:

import java.util.Vector;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Soma {
    // variável para guardar tantos valores quanto forem necessários