Solução de arquitetura Swing x Web (Cloud)

Boa tarde galera,

Estou no desenvolvimento de uma ferramenta para um segmento de industrias, porém, como o objetivo é que seja uma ferramenta "escalável" fica uma duvida que não me deixa decidir qual a melhor arquitetura entre Desktop (SWING) ou uma ferramenta Web.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Se tratando de um ambiente de "Chão de fábrica" imagino que o mercado tenha uma melhor aprovação de uma ferramenta desktop, devido a "imagem" que uma aplicação desktop passa de "segurança", de ter a solução dentro de casa. Porém uma manutenção e o suporte de uma aplicação desktop tem um custo maior, e sua atualização não é muito simples assim... Já uma aplicação web (cloud) tem a vantagem de ser escalável por cliente, customizável, 24x7, implantação simples, venda mais abrangente e tenho o controle de manutenção em minhas mãos. Nao existe concorrencia dessa ferramenta na web, apenas desktop... seria uma inovação? Seria bem aceito de hoje para o futuro? Quais as vantagens de uma e de outra analizando o futuro?

Valew!!!

Renato

Olha, IMHO não tem de analisar se é para industria ou para padaria, mas o que exatamente a aplicação tem de fazer…
Acho que temos que ter sólidos argumentos hoje em dia para não desenvolver alguma coisa em Web… soluções corporativas no geral são Web, então para fazer desktop tem de ter motivos.
Geralmente desktop tão vantagem na produtividade do usuário, pois se consegue melhor agilidade em alguns processos.
Tem também a questão que em Web precisa de um bom servidor (enquanto desktop pode distribuir parte da carga para os usuários se tiverem máquinas boas, pois senão fica dificil fazer em java)… se a empresa não tem servidor bom, e não quer investir nisso, web pode ser furada!

Independente do que decidir, desenvolva em camadas, que possibilitará menor esforço em alguma evolução, ou até mesmo desenvolva as 2 versões se tiver essa possibilidade.

Olá jmmenezes,

Obrigado pela resposta, realmente concordo com o que você disse, porém será uma aplicação multi empresas… Eu irei manter um servidor com a aplicação. Será que vai ser bem aceito pela questão de estar na “web” e o cliente alvo ser uma “fábrica” ? Existe este preconceito?

Att,

Renato

[quote=renatoceadareanu]Olá jmmenezes,

Obrigado pela resposta, realmente concordo com o que você disse, porém será uma aplicação multi empresas… Eu irei manter um servidor com a aplicação. Será que vai ser bem aceito pela questão de estar na “web” e o cliente alvo ser uma “fábrica” ? Existe este preconceito?

Att,

Renato[/quote]
Acredito que não… hoje em dias as pessoas já estão acostumadas com soluções Web!
E também todo mundo acessa a internet.
Se consegue fazer um boa interface com boa usabilidade/produtividade e tem bom servidor para tal (intranet) ou a empresa tenha um bom link (caso fique na internet) não vejo problemas… (só tome cuidado com detalhes tipo alta disponibilidade e tal, por isso é importante ver bem os requisitos do sistema)

Valew pelas dicas!!! vou estudar bem a solução!

:smiley:

Até+

[quote=renatoceadareanu]Boa tarde galera,

Estou no desenvolvimento de uma ferramenta para um segmento de industrias, porém, como o objetivo é que seja uma ferramenta "escalável" fica uma duvida que não me deixa decidir qual a melhor arquitetura entre Desktop (SWING) ou uma ferramenta Web.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Se tratando de um ambiente de "Chão de fábrica" imagino que o mercado tenha uma melhor aprovação de uma ferramenta desktop, devido a "imagem" que uma aplicação desktop passa de "segurança", de ter a solução dentro de casa. Porém uma manutenção e o suporte de uma aplicação desktop tem um custo maior, e sua atualização não é muito simples assim... Já uma aplicação web (cloud) tem a vantagem de ser escalável por cliente, customizável, 24x7, implantação simples, venda mais abrangente e tenho o controle de manutenção em minhas mãos. Nao existe concorrencia dessa ferramenta na web, apenas desktop... seria uma inovação? Seria bem aceito de hoje para o futuro? Quais as vantagens de uma e de outra analizando o futuro?

[/quote]

Que tal desktop com capacidades de auto-update ? Procure pela tecnologia JWS. Isto permite fazer desktop e atualizar como um war.
Se ha necessidade de comunicar com periféricos é mais simples ter uma aplicação desktop (pode inclusive usar jni no jws) do que web.
Por outro lado, dá para fazer “dektop like” em web, hoje em dia, com coisas como ZK , Vaaddin ou ExtJs.
Se é uma questão apenas visual, tanto faz. Precisa de alguns outros requisitos não funcionais para decidir.

Aplicação web não é a mesma coisa que cloud. Cuidado com isso.
Dá-me a impressão que vc está falando de SaaS. Veja que vc sempre deve dividir as camadas e os nodos. Vc pode por exemplo criar um servidor REST e um cliente para esse REST. Se o cliente é swing, flash, android, js , cyclon ou dart tando faz.

[quote=renatoceadareanu]… Eu irei manter um servidor com a aplicação. Será que vai ser bem aceito pela questão de estar na “web” e o cliente alvo ser uma “fábrica” ? Existe este preconceito?
[/quote]

Apesar de a maioria das empresas terem acesso a internet o que as vezes pode acontecer é que a empresa não queira colocar seu negócio na web.
Ainda veja algumas restrições em alguns determinados ramos.
As pessoas imaginam que suas informações estão mais seguras dentro da empresa.
Aí vale uma pesquisa.
Tente conversar com seus clientes potenciais e veja com eles se há alguma restrição quanto a colocar o negócio da empresa na web.