Estou desenvolvendo um software tipo o KeyPass, aquele que guarda senhas e talz… Gostaria de saber se vocês teriam alguma idéia, de como salvar os dados com segurança, já que serão as senhas do cabra…
Eu pensei em usar o SQLite, mas o arquivo dele pode ser aberto e lido normalmente, pensei em usá-lo salvando tudo criptografado, mas ainda assim a pessoa abriria o arquivo e ia ver os dados…
São somente senhas? Qual o propósito de se armazenar as senhas em um arquivo? Qual o formato do arquivo? Eu não conheço o KeyPass (se puder dar uma breve descrição dele, ajuda).
Dae Renato… O KeyPass é um software para guardar senhas, óbvio que eu não colocaria senhas do cartão do banco, de um cofre, etc… Mas sim senhas de sites, emails, msn, softwares, etc…
Estou com dúvida em um método seguro para guardar essas senhas em um arquivo, basicamente é isso.
Tenta fazer assim. Não sei como você pensou em armazenar essas senhas (em um arquivo txt, em uma classe serializada, seja lá o que for), mas se o propósito for só armazenar e comparar depois, você pode criptografar usando algum algoritmo conhecido, como o MD5. Apesar do arquivo poder ser aberto e lido, acredito eu que um dado criptografado com o algoritmo MD5 não pode ser revertido.
Diz aí, o que você fará com a senha recuperada, só comparar mesmo?
Tenta fazer assim. Não sei como você pensou em armazenar essas senhas (em um arquivo txt, em uma classe serializada, seja lá o que for), mas se o propósito for só armazenar e comparar depois, você pode criptografar usando algum algoritmo conhecido, como o MD5. Apesar do arquivo poder ser aberto e lido, acredito eu que um dado criptografado com o algoritmo MD5 não pode ser revertido.
Diz aí, o que você fará com a senha recuperada, só comparar mesmo?[/quote]
Então, não posso usar um algoritmo hash como MD5 ou SHA prq tenho q voltar a informação como é… Vou usar um AES eu acho…
Mas a minha dúvida está justamente nessa sua frase: “Não sei como você pensou em armazenar essas senhas”…
Eu não sei se uso um banco de dados como o SQLite, ou gravo em um txt mesmo, etc… Queria idéias de vocês pra seguir o melhor caminho!
Eu criaria uma classe que implementasse Serializable e a gravaria no HD. Nesta classe teria um HashMap associando um lugar onde a senha fosse usada com o a senha criptografada.