Software que interage com outro software (Java interagindo com Oracle Forms)

Boa tarde galera, trabalho numa área de gestão técnica (muito tempo q não atuo com desenvolvimento) e preciso operar um sistema desenvolvido em “Oracle Forms e Reports e linguagem PL/SQL”, porém ele não é muito prático, principalmente para cadastrar Homens x Hora em uma Ordem de Serviço. Gostaria de fazer um sistema em Java que interagisse com esse sistema e me facilitasse.

Será que eu conseguiria atuar diretamente com a conexão aberta do SQL ou precisaria interagir no sistema de outra forma (com automatização de mouse e teclado fazendo mecanicamente o que eu pretendo fazer)?

Os mais experientes aí por favor me dêem uma luz.

Vi em um tópico de 2009 que existem as classes java.awt.Robot, Observer e Observable, alguém sabe como são utilizadas e se eu poderia usar nessa integração? Alguém já trabalhou com integração entre dois softwares ou sistemas desta forma (mesmo q não seja Java x Oracle Forms)?

Já que é tudo Forms e PL/SQL, toda a lógica é feita no banco de dados certo? Ou seja, está cheio de packages e procedures implementadas? Não teria como fazer um front-end Java, chamando essas procedures e packages? A parte Java ficaria totalmente burra, sem lógica de negócio nenhuma, só chamando as procedures e mostrando na tela

Obrigado igor, estou meio enferrujado mas acho q entendi. Sim, na verdade a ideia é inserir informações nesse banco de dados através desse front-end de uma forma mais prática (já que o original é muito mecanizado e tudo é feito de forma extremamente manual mesmo tendo muitas informações repetidas que poderiam ter sido automatizadas). O problema é que por alguma razão obscura os docs desse software são inexistentes, então eu precisaria descobrir como o software usa essas procedures e packages para poder implementar e linkar com o front-end Java, mas não tenho noção nenhuma de Oracle Forms, gostaria de ter uma luz de por onde começar e se é possível descobrir essa interação dos Forms com o BD sem os docs.

Alguém mais tem ideia de como fazer para interagir um Software com o outro? Antes de investir nisso eu gostaria de saber se é possível.

Bom dia,

O desenvolvimento em Oracle Forms é bem simples, diria que bem mais simples que delphi.
Mas pelo seu relato, eu acho que o primeiro passo é conhecer o modelo de dados que o sistema usa, a partir disso fica mais fácil tomar um decisão de como implementar um novo front-end.