Software Automacao Residencial

Viva grandes mestres do Java, é o seguinte, estou encarregue de desenvolver um software para uma casa “inteligente”, toda a estrutura do software já está feita, fluxogramas, diagramas e afins, portanto o que falta é mm programa-lo em uma linguagem…
Eu sou programador á varios anos aqui em portugal, já tive contacto com varias linguagens, desde VB, asp, C, perl e php
e tb tenho larga experiencia com outros sistemas operativos, neste momento uso Linux e mac, contudo já trabalhei tb com windows e BSD’s unix

este é o meu primeiro Post aqui no forum, acho que já deu para conheçer um pouco da minha pessoa, por isso vamos lá ao que interessa.

O sistema inteligente vai ser contituido por um servidor e varios “wall pc’s” (aqueles PC’s que ficam presos na parede)

o servidor corre um versao Linux devidamente adaptada para o efeito, nesse servidor serao armazenados conteudo de media digital, controlar luzes e aparelhos da casa, gateway de VoIP e video conferencia entre wall PC’s e servidor de streaming, anuncios de voz, entre outras features.

mas tenho 2 questoes, os wall pc’s vao ter de interagir com o servidor, esse servidor vai ter de correr aplicativos localmente, como por exemplo o servidor de streaming…
sei que o java corre numa VM no lado do cliente, agora como eu faço para ele executar comandos shell no servidor?

tenho em mente desenvolver um applet com o painel de controlo todo, para que possa ser executado tnto em notebooks, wall pc’s, celullares
mas esse painel tem de executar comandos directamente no servidor estao a entender?

uma ajuda aqui… como poderei fazer isso?
Um abraço[][]

Olá,

Procura informações sobre RMI, que é relacionado à invocação de métodos remotos. Parecido com o que ocorre em WebServices, mas já vai te ajudar com a idéia de fazer chamadas no servidor.

Abraços,