Socorro! recuperar dados apagados com "rm -rf" no linux!

Eu me lembro do tempo em que existia um pacotinho chamado “Almond Utilities” que era muito parecido com o Norton Utilities, incluindo alguns recursos de undelete e outras coisas. Esse pacote era para usar com o SCO Xenix/Unix (para quem se lembra, havia um tempo em que a Microsoft tinha uma versão licenciada do Unix chamada Xenix, e quando eles mudaram o foco, venderam o Xenix e uma companhia chamada SCO foi criada - até hoje eles têm uma boa parte das ações da SCO, é por isso que

Só que esse Almond Utilities não vendeu muito…

[quote=kuchma
Curioso: Ah, eu acho que to a fim de experimentar o Linux… o que voce acha?
Mentiroso: Nao cara, nem faca isso. Outro dia instalei o Linux e perdi todos os dados do meu HD, incluindo meus arquivos do Windows. Larga mao disso.

Marcio Kuchma[/quote]

puxa!

q boa idéia! :smiley:

[quote=kuchma]
Curioso: Ah, eu acho que to a fim de experimentar o Linux… o que voce acha?
Mentiroso: Nao cara, nem faca isso. Outro dia instalei o Linux e perdi todos os dados do meu HD, incluindo meus arquivos do Windows. Larga mao disso.

Marcio Kuchma[/quote]

puxa!

q boa idéia! :smiley:

Olá

Todo dia um tolo toma umas a mais, pega o carro e mata um inocente. Mas eu continuo usando meu carro.

Todo dia alguém é morto por um tolo por algum motivo fútil na rua, mas eu contínuo usando a rua.

Todo dia um tolo contamina uma mulher com aids, mas eu continuo usando mulheres.

Todo dia um tolo clica onde não devia e seu Windows vai pro saco, mas eu contínuo usando o Windows.

Agora um tolo apaga tudo usando uma comando que está amplamente documentado e isto para mim foi a primeira vez que vi acontecer então porque eu deixaria de usar Linux?

Rubem, a verdade nua e crua é que você fez uma tolice enorme. Aprenda com este episódio. Não culpe a cama pela topada. E pelo menos leve na esportiva a brincadeira do pessoal.

[]s
Luca

Tem sim:

http://www.data-recovery-software.net/Linux_Recovery.shtml

Espero que tenha aprendido algumas coisas com essa novela:

:arrow: use o root só para atualizar o sistema, assim como no
Windows vc loga como administrador pelo mesmo motivo

:arrow: sempre faça um backup! se possível faça backup
do backup pra garantir…

Não que eu esteja defedendo o Microfilo, mas como então pode-se recuperar informações apagadas do Linux ? Qual partição é a ideal ?

Tá certo, que o ideal é ter backup e blá-blá-blá, mas tem casos e casos.
Vc pode as vezes fazer backup no CD-RW e depois quando der um pau destes, tentar recuperar de lá e perceber que o CD não está sendo lido, ou que o backup que vc fez, não contém a última sessão que já estava no CD.

No caso do Windows, existem inúmeros utilitários para recuperar dados apagados. E no Linux ? Vcs, utilizadores de SO de verdade, o que podem sugerir para nós, seres plugados a Matrix, vivendo na nossa realidade Windows ?

No Linux, tem inumeros utilitarios de backup :mrgreen:

Mas o melhor jeito de evitar cagadas eh nao as fazendo em primeiro lugar. Passear pelo sistema de arquivos como root eh uma das maiores que se pode fazer, pq uma tecla errada (/ e . ficam bem proximos no meu teclado, inclusive) pode danificar um monte de coisa.

O problema nao eh “no linux nao tem undelete”, o problema eh “quando se usa linux, nao se deve ficar logado como root sem prestar atencao redobrada no que se esta fazendo, pq o sistema confia em quem esta logado como root cegamente”

Espero que essa ironia seja uma brincadeira, pois o tom aqui nao eh sou-melhor-do-que-voce-olha-meu-SO.

Sobre recuperar dados apagados - devem existir programas sim, como nosso amigo boaglio ja deu exemplo.

Mas, a minha (e soh minha) opiniao, eh de nao eh tao necessario esse tipo de ferramenta. Ignorando a questao de ter backups e blablabla, considere o seguinte (como ja diria nosso amigo Beckman):

Estamos falando de apagar arquivos. Ou seja, remover, excluir, deletar, mandar pro espaco. Se voce nao tem certeza se deve apagar ou nao o arquivo, nao apague - use a Lixeira. Esse conceito existe no Linux tambem, em desktops (p.ex.) como KDE e Gnome. No Windows tambem nao existe magica - se os blocos do disco forem sobrescritos, os dados sao perdidos. Nao existe um buraco inter-dimensional que guarda tudo que um dia foi gravado no HD. :smiley:

O negocio eh (em qualquer SO) tomar cuidado, fazer backups, nao usar o root a toa, fazer um alias pra rm -i, etc…

Marcio Kuchma

uma vez fui digitar “rm -rf pasta/*” na minha home e saiu “rm -rf pasta/ *”… conclusao: la se foram todos os arquivos soltos na minha home (eu nao era root)…
foi bobeira minha, nao conferi o comando, digitei com pressa e ja era…

aí fui pesquisar como fazer o undelete… diz-se q em ext3 eh impossivel por causa das proprias caracteristicas do sistema de arquivos (journaling)… o maximo q se podia fazer era dar um grep direto no /dev/hda e tentar procurar strings q pudessem fazer parte do arquivo perdido (logico q isso soh funciona pra arquivos texto).

Pessoal,

eu sou usuário do windows mas não defendo sistema algum.

Simplesmente acho interessante o fato de que rm -rf é culpa do Linux e shift+delete é culpa do usuário.

Pô, galera, é tão fácil assumir o erro… vamos ser humildes em perceber que se erra por falta de leitura…

Porque que no Linux a culpa é do SO e no Windows a culpa é do usuário? Qual a diferença???

Fiquei por entender… :wink:

aff pessoal

vcs não perceberam que eu estava sendo ironico e que ja assumi a culpa de não verificar o comando???

pow, esse pessoal do guj é sempre assim?

bastava eu dar um --help

mas eu fui fazer uma coisa que eu não tinha certeza de como fazia…

Não esquenta a cabeça, hoje é sexta-feira, dia nacional da cerveja. Podia ser bem pior - imagine se você tivesse postado sua pergunta no forum.java.sun.com , lá tem um monte de gente que quer ajudar mas tem muito mais gente que gosta de “tirar uma lasquinha” (the ‘arrogant people’).

não preciso ir longe pra encontrar isso…