Sobre o futuro Java

Bom dia,

Sou iniciante na área java, já vi algo a respeito da venda para a Oracle. Li semana passada que o presidente se demitiu. Fiquei preocupado se vale a pena investir no seu aprendizado. Que informações podem me passar?

Agora sangue vai rolar…

O presidente se demitiu? Você está falando do James Gosling?
Ele não era o presidente da Sun, mas sim o pai do Java.
Vale a pena investir sim. Pode estudar, manda bala :wink:

[]´s

Ops, realmente, escrevi errado. É o pai da coisa.

Mas então, existe a possibilidade do java ser descontinuado ou seria muito absurdo?

[quote=rafael.pezzuto]Bom dia,

Sou iniciante na área java, já vi algo a respeito da venda para a Oracle. Li semana passada que o presidente se demitiu. Fiquei preocupado se vale a pena investir no seu aprendizado. Que informações podem me passar?[/quote]

Tenho a mesma dúvida, quando a maioria das aplicações estiverem sendo criadas usando linguagens que rodam na JVM, mas não são Java, qual seria a necessidade do programador de soluções conhecer Java? Falo isso porque é muito grande a possibilidade de nos próximos anos, quem pretende trabalhar com aplicações, web, RIA, mobile, etc. não virá a programar usando The Java Programming Language, mas alguma variação da linguagem, quando não uma completamente diferente, em plataformas possivelmente diferentes tb.

A consequência mais plausível no curto prazo no entanto, é a possibilidade de sabores de Java diferentes evoluírem, e sair um pouco daquela coisa oferecida por uma empresa, que tem papel de certificar seus profissionais, como era o modelo da Sun. Hoje em dia aprender Java é muito mais difícil porque se não bastassem todos os frameworks que surgiram no Java oficial, agora tempos diferentes tipos de Java dentro de alguns produtos que tem suas próprias singularidades que não são consideradas na documentação do Java Oficial (como GoogleAppEngine, Dalvik, etc).