Eu queria saber com opiniões sinceras, é possivel criar jogos comerciais e profissionais 2d ou 3d em java? Muita gente diz “Não é bom, java é muito ruim para jogos.” outros “Vale a pena java é uma das melhores linguagens para isto!” aí eu queria saber de verdade se java é bom para jogos, eu só conheço um jogo desenvolvido em java que acredito que todos vocês conhecem, minecraft, eu sei que ultilizam a biblioteca lwjgl para fazer o minecraft, vamos direto ao assunto java é bom para jogos?
Existem linguagens melhores para criação de jogos e não é Java!
c++ e c#?
Você pode usar Java sim, preferencialmente usando bibliotecas específicas como a libGDX ou lwjgl (como você citou). Com Java “puro” vai ser mais complicado, mas é possível.
Outras linguagens têm muito mais ferramentas, e bibliotecas e tutoriais, então isso acaba facilitando a vida. Por isso são mais comuns que o Java para esta tarefa.
Se você não tem nenhuma experiência, não se apegue tanto à linguagem nesse momento. Escolha qualquer uma e tente criar alguma coisa. Mais importante no início é produzir alguma coisa, não escolher a linguagem “certa”.
Abraço.
Um texto para leitura:
O que eu achei melhor é porque algumas citas rodam em diversos dispositivos.
Eu sei programar bastante em java, não a ponto de criar games, por isso queri saber, se eu continuo no java ou mudo para outra linguagem(Isso para desenvolver games)?
Como disse, mais importante que a linguagem é começar a criar, pois no início é a prioridade é desenvolver a mentalidade de como jogos funcionam. Você pode mudar de linguagem depois que se sentir mais confortável.
Mas, se é pra ser objetivo, faça como a maioria faz: baixe a Unity, use C# e crie alguns jogos, seguindo os vários tutoriais disponíveis por aí.
Abraço.
Ok, obrigado