Sobre Id's de banco de dados em classes Java

Oi pessoal,

Eu estou começando a modelar meu Projeto Final da faculdade, e tenho algumas dúvidas sobre a utilização de Id’s.

A primeira delas, é porque todas as tabelas de banco geralmente tem um Id, mesmo que a própria entidade possua um atributo que serviria muito bem como chave primária. Por exemplo uma tabela unidade_de_medida com um atributo “codigo” (que serviria muito bem como uma primary key) tem também um id_unidade_de_medida. Faço essa pergunta, pois dois três projetos que eu trabalhei, dois usavam esse padrão de criar um id para tudo. Isso tem algo a ver com a criação de índices, está ligado ao uso de frameworks ORM ou coisa assim?

A segunda dúvida é se esses Id’s devem aparecer nas classes de domínio, alguns já me disseram que o uso dos id’s facilita no Equals(), outros (inclusive essa era a visão do meu professor na faculdade) diziam que classes não deveriam ter id’s, pois fere o principio de mapeamento objeto-relacional.

Eu queria saber a opinião de vocês sobre esses assuntos, vcs costumam criar sempre os id’s no banco? E esses id’s refletem nas classes java? E qual o ganho disso. Como eu disse, eu vi esse padrão em dois dos meus três projetos, mas nunca sobe o ganho real disso.

Esse é meu primeiro post no forum, eu dei uma pesquisada sobre o assunto e não encontrei nada, se de repente já tiver um post sobre isso peço desculpas.

Muito obrigado!

quem disse q todas as tabelas geram ID´s? uso mysql e quem gera os atributos sou eu…

Não não, não foi isso que eu quis dizer. O que eu disse foi que os projetistas desses sistemas que eu trabalhei criavam id’s (int’s sequenciais) para todas as tabelas, mesmo para entidades que possuiam atributos que serviriam como PK’s.
Minha dúvida é em relação ao ganho dessa prática. Como eu disse, eu só passei por três projetos, e em dois deles era feito assim. Eu queria entender melhor o porquê.