Sobre conversões

Boa tarde,
meu nome é Marcus, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas - tecnólogo.

Estou em uma dificuldade para converter um campo de texto - ou melhor, o quer for digitado em um campo de texto -, para float.
Minha dificuldade não consiste em como fazer, uma vez que descobri uma forma de fazê-lo.
Como percebo que o aprendizado de java passa necessariamente por orientação a objetos, gostaria que algum membro me explicasse se o que faço- logo abaixo - está seguindo os padrões.

Float bimestre_1 = new Float(texto_Bimestre_1.getText());
Float bimestre_2 = new Float(texto_Bimestre_2.getText());

Percebam que a coisa é modesta, mas iniciei na linguagem.
Agradeço sobremaneira.

n"Aquele que julga retamente,
Marcus Vinicius.

Você está convertendo o texto no tipo Float. Ele é diferente do tipo primitivo float.

Para converter no primitivo faça:

float bimestre_1 = Float.parseFloat(texto_Bimestre_1.getText());

O Java criou classes para representar os tipos primitivos pois algumas classes, como ArrayList, armazenam apenas objetos. Assim, para armazenar um número em um ArrayList, você é colocar esse número dentro de uma classe equivalente, com um único campo, contendo a variável primitiva em questão.

Para facilitar nossa vida, a Sun já criou essas classes e as otimizou, e essas são as classes wrapper de tipo primitivo: Integer, Float, Boolean, etc. Essas classes são imutáveis. Ou seja, uma vez criado um Float com algum valor, esse valor nunca mudará, a menos que outro Float o substitua. Ou seja, vc pode fazer

Float f = new Float(10.0f); f = new Float(20.f); //Altera todo o objeto float

Mas não pode fazer:

Float f = new Float(10.0f); f.setValue(20.0f); //Altera internamente o valor do float. Não dá.

Movi o tópico para java básico, já que sua dúvida é sobre a conversão de tipo, não sobre a interface gráfica em si.

Agradeço,
muito claro.

n’Aquele que julga retamente,
Marcus Vinicius.