Sobre contraproposta

Trabalho em uma empresa a 4 anos. Tive uma trajetória digamos de bastante sucesso.
Comecei trabalhando no suporte por 1 ano e 5 meses, depois fui pra desenvolvimento desktop por 1 ano e depois para o desenvolvimento web onde estou por 2 anos. Minha primeira empresa de TI e primeiro trabalho como dev.

Acontece que eu gosto da empresa, já me acostumei com o ambiente, sou conhecido da gerência, tenho ótimos resultados e um bom nome. Sou inclusive uma das peças chaves da minha equipe atual.
O único problema, é que eu não via muita perspectiva de crescimento, as coisas demoram para acontecer em relação a promoções, e via o salário abaixo do mercado então acabei fazendo entrevista em outras empresas, no qual uma das propostas me chamou a atenção. Um aumento de 84% salarial, mudança de cidade e a nova empresa inclusive paga para os funcionários tirarem certificações na área. Atualmente tenho 1 certificação Java, sou o único certificado da minha equipe, produzo igual aos dev senior, e tenho cargo de pleno. Já pedi para a empresa pagar minha próxima certificação que quero tirar e até agora nada. Me sentia desvalorizado nessa questão, pois sou o único certificado, entrego resultados iguais, e ganho menos.

Enfim, decidi aceitar a proposta da outra empresa sem antes conversar com meu gestor, pois já sabia que o aumento de 84% seria impossível de alcançar ficando na empresa atual. Ao pedir demissão, como sou uma peça chave e tenho bons resultados, me fizeram contraproposta pra mim ficar, com um aumento de 52% e a tão esperava promoção para dev sênior.
Como eu ia mudar para uma cidade mais cara, esse aumento de 52% até compensa os 84% que a outra empresa ofereceu, a única coisa que diferencia agora, é o fato da valorização e oportunidade.

A princípio eu já recusei a contraproposta, eu queria muito, mas muito mesmo aceitar e continuar trabalhando onde estou, só que fico pensando o motivo da empresa ter decidido me valorizar somente agora que eu pedi demissão. Caso eu não pedisse demissão, eu nunca teria esse aumento de 52% que me ofereceram para ficar, que por sinal, vai fazer meu salário ficar maior que o dos outros desenvolvedores sênior da equipe. Como eu gosto da empresa, ainda estou pensando em mudar de ideia e dizer que aceito ficar, mas tenho medo quanto ao futuro, será que eu iria precisar pedir demissão de novo para receber um novo aumento no futuro?
Outra questão que me martela a cabeça é, se eu voltar atrás e dizer para a outra empresa que decidi aceitar uma contraproposta que me fizeram para ficar, tenho um medo de ficar “queimado” e estar desperdiçando uma porta que talvez não vai se abrir mais.

Qual é a opinião de vocês sobre esse tipo de situação?

Isso é normal. No mercado privado o que valoriza rápido o profissional nao é ficar ralando pela empresa pra ter promoção, e sim mudar pra uma empresa que tenha porte pra pagar melhor a maioria dos funcionários, em condições normais de trabalho.

Se ninguém recebe o que te ofereceram, esquece. No geral nunca aceite uma proposta sem nada formalizado. Mesmo se rolasse o aumento voce seria mais cobrado por estar fora da faixa da empresa. Eu já não aceitaria pq nao cobriram os 84%.

3 curtidas

Já passei pela mesma situação, e mesmo no contexto de contra proposta eu preferi sair e seguir carreira nas novas oportunidades!
Logicamente tudo depende, cada pessoa tem um cenário de vida pessoal/profissional diferente, visão de carreira e etc.
Eu no seu lugar pesaria os prós e contras além da remuneração!
O quê você tem a ganhar seguindo na nova oportunidade?
O quê você tem a ganhar permanecendo na empresa atual?
O quê você tem a perder permanecendo na empresa atual?
O que você tem a perder desistindo da nova oportunidade?

Baseando-se nesses fatores, acredito que você pode tomar uma decisão mais assertiva.

2 curtidas

Bem que tu fez.

Se realmente te valorizassem, teriam te dado esse reajuste antes.

Infelizmente esse cenário é bastante comum nas empresas de TI.

Eu já cheguei a receber contraproposta de 100% de aumento. Na ocasião eu dei um sorriso para meu gestor e disse: “a proposta é tentadora, mas já fiz minha escolha”.

É assim mesmo, você tem que lembrar que por mais legal que sejam as pessoas dentro de uma empresa, a empresa nunca vai ser um “pai” ou uma “mãe” que vai te acolher como filho. Você sempre será apenas um recurso. Um recurso substituível por sinal. Por isso existe o departamento de recursos humanos.

Eu não faria isso, ainda mais se você já assumiu o compromisso com outra empresa.
Quando você sai de uma empresa, é normal sentir tristeza, afinal você criou laços e amizades e você pode continuar se encontrando com ex colegas de trabalho.

Agora se você voltar atrás e resolver continuar por causa da contraproposta, você tem sério risco de ficar estagnado e só receber pequenos reajustes quando pedir demissão.

Exatamente, tenha atitude, você já topou ir pra Nova empresa, agora cumpra sua parte, senão você vai ficar visto como alguém muito indeciso, que não serve para tomar decisões.

4 curtidas