Sobre contraproposta

Trabalho em uma empresa a 4 anos. Tive uma trajetória digamos de bastante sucesso.
Comecei trabalhando no suporte por 1 ano e 5 meses, depois fui pra desenvolvimento desktop por 1 ano e depois para o desenvolvimento web onde estou por 2 anos. Minha primeira empresa de TI e primeiro trabalho como dev.

Acontece que eu gosto da empresa, já me acostumei com o ambiente, sou conhecido da gerência, tenho ótimos resultados e um bom nome. Sou inclusive uma das peças chaves da minha equipe atual.
O único problema, é que eu não via muita perspectiva de crescimento, as coisas demoram para acontecer em relação a promoções, e via o salário abaixo do mercado então acabei fazendo entrevista em outras empresas, no qual uma das propostas me chamou a atenção. Um aumento de 84% salarial, mudança de cidade e a nova empresa inclusive paga para os funcionários tirarem certificações na área. Atualmente tenho 1 certificação Java, sou o único certificado da minha equipe, produzo igual aos dev senior, e tenho cargo de pleno. Já pedi para a empresa pagar minha próxima certificação que quero tirar e até agora nada. Me sentia desvalorizado nessa questão, pois sou o único certificado, entrego resultados iguais, e ganho menos.

Enfim, decidi aceitar a proposta da outra empresa sem antes conversar com meu gestor, pois já sabia que o aumento de 84% seria impossível de alcançar ficando na empresa atual. Ao pedir demissão, como sou uma peça chave e tenho bons resultados, me fizeram contraproposta pra mim ficar, com um aumento de 52% e a tão esperava promoção para dev sênior.
Como eu ia mudar para uma cidade mais cara, esse aumento de 52% até compensa os 84% que a outra empresa ofereceu, a única coisa que diferencia agora, é o fato da valorização e oportunidade.