O que faz com que vcs continuem com vontade de programar e o que fez vcs escolher essa carreira o que faz vocês amarem o que fazem ?
Programar pra ganhar dinheiro pra mim é um SACO. Programação para web, front-end principalmente, é de uma mediocridade sem tamanho. É tedioso, muda o tempo todo pra nada, é cheio de modismos… Essa história de ter projetos com literalmente MILHARES de arquivos de dependência, pra mim, é uma insanidade e não sei pq continuam nesse paradigma. Me da uma preguiça danada… Eu sou professor, não ganho a vida programando nem projetando software, mas quando preciso fazer alguma coisa para um projeto de pesquisa ou para mim mesmo ou então para dar aula e, por exemplo, e é no contexto web eu vou na força do ódio, pq tem que fazer e pronto e procuro fazer bem feito. Atualmente estou escrevendo um sistema com dezenas de cadastros e pra mim é a morte, mas como falei, se tem que fazer, eu faço e pronto e acabou, mas não é pq eu não gosto mais de programação para web, já gostei muito diga-se de passagem, que eu não gostou ou amo programar. Para mim é um dos melhores passatempos, as vezes mais até que jogar videogame. Como eu me mantenho gostando? Me desafiando. Atualmente estou numa empreitada de desenvolver joguinhos e simulações em C e em C++ usando uma engine chamada Raylib. Está sendo muito divertido e estou tendo oportunidade de aprender C e C++ de verdade, saindo dos programinhas de brinquedo. Repositório: GitHub - davidbuzatto/Projetos-Raylib: Coletânea de projetos escritos em C e Raylib para aprendizado e aplicação em aula.
Desenvolvo também uma série de projetos pessoais:
- programa de desenho: GitHub - davidbuzatto/ComputerSupportedClassHelper: Computer Supported Class Helper is a Java desktop application that acts like a canvas in front of the desktop, aiming professors to record their classes and make annotations in their screen.
- corretor de exercícios de programação: GitHub - davidbuzatto/JJudge: JJudge is a Java desktop application that aims to automate the checking of programs by compiling and executing them by providing inputs and testing for expected outputs.
- simulador de autômatos: GitHub - davidbuzatto/YAAS: Yet Another Automata Simulator (YAAS) is a prototype tool for simulating the execution of Finite Automata, Pushdown Automata and Turing Machines.
- uma linguagem de programação chamada AuroraLogo: GitHub - davidbuzatto/AuroraLogo: AuroraLogo é uma proposta de implementação de uma linguagem de programação pedagógica, inspirada na linguagem Logo (https://el.media.mit.edu/logo-foundation/). Essa linguagem é desenvolvida pelo Professor Dr. David Buzatto para aplicação em disciplinas que ele trabalha. O nome AuroraLogo é uma homenagem à filha do autor, Aurora Buzatto.
- templates em latex: GitHub - davidbuzatto/TemplatesTrabalhosIFSPSBV: Templates em Latex e Word para os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação do IFSP, câmpus São João da Boa Vista
- três livros:
– C: GitHub - davidbuzatto/Releases-Livro-Coletanea-Exercicios-C: Repositório para releases do livro "Coletânea de Exercícios e Notas de Aula em Linguagem de Programação C"
– Java: GitHub - davidbuzatto/Releases-Livro-Coletanea-Exercicios-Java: Repositório para releases do livro "Coletânea de Exercícios e Notas de Aula em Linguagem de Programação Java"
– Java para Web: GitHub - davidbuzatto/Livro-Desenvolvimento-de-Aplicacoes-Web-em-Java: Livro Desenvolvimento de Aplicações Web em Java, abordando tópicos básicos para o aprendizado do desenvolvimento usando a plataforma Java EE, bem como algumas tecnologias adjacentes
e muito mais…
Tento transmitir no YouTube diariamente, pelo menos umas duas horas no meu horário livre, todo esse processo de desenvolvimento. Agora que estou de férias tenho estado bastante ativo. Só não transmito quando é algo confidencial. Meu canal é https://www.youtube.com/@prof.dr.davidbuzatto caso tenha interesse.
Quando estou aprendendo algo novo tento não ter muita auto-crítica pq quero simplesmente aprender para resolver algo. Depois que pego maturidade na linguagem ou tecnologia, ai sim começo a refinar o que eu aprendi e a corrigir as “cagadas” que fiz enquanto estava aprendendo. É melhor feito do que perfeito.