Pessoal, não sei se já fizeram um tópico a respeito da média de idade do profissional Java ou coisas do tipo, então farei um tópico para buscar uma opinião franca e sincera de vocês que poderá me ajudar no meu futuro.
Mês que vem completo 32 anos, já sou formado em 2 faculdades (uma delas Sistema de Informação), mas atuo na outra área (Contábil).
Estou estudando em casa o Java já faz alguns meses, mas não notei evolução até que comecei a utilizar a apostila da Caelum (olha o marketing, mas é verdade), nunca trabalhei com programação, minha única experiência foi na faculdade (terminei faz um pouco mais de 7 meses) utilizando o Delphi.
Gostaria de saber se é um pouco tarde para tentar aprender a linguagem e mudar de profissão, mesmo que não leve em conta a questão do salário (sim, estou falando de regredir para niveis iniciais na nova área).
Essa pergunta eu faço porque tomei a decisão de fazer a segunda faculdade em virtude de estar desanimado com a atual profissão, mas não sei se fiz um pouco tarde por conta da idade e levando em conta que a curva de aprendizado Java é bem reta, em uma previsão pessimista eu me vejo programando consideravelmente em 3 anos, logo teria 35 anos com projetos MEUS, nada de trabalho, apenas fazendo sistemas simples para a empresa que trabalho, no máximo.
E por fim, com 35 anos me aventurar.
O que vocês acham? 3 Anos de estudos e pequenos projetos particulares e 35 anos nas costas me ajudariam a entrar para o mercado nas condições de hoje (pois não sabemos como será o mesmo amanhã, muito menos daqui a 3 anos).
Se você já conhece programação e estudar java fortemente durante uns 2 anos, conseguir algumas certificações (falo delas só em relação ao mercado, elas não vão te ajudar muita coisa como programador), aprender inglês, ficar antenado no guj e outros fóruns, ler muito código fonte e escrever mais ainda, se vc fizer isso tudo, eu aposto que vc terá condições de ganhar bem e trabalhar com tanta competência quanto a maioria das pessoas que trabalham na área a mais tempo.
Eu acho que se vc se dedicar bem com a linguagem e ter bons conhecimentos de algoritmos não irá precisar de tanto tempo assim.
Porque na minha opnião vale mais (pra experiencia e tal) 1 ano, 1 ano e meio trabalhando do que 2 ou 3 anos estudando a linguagem.
cgomesnet , você escolheu a profissão certa, se o seu medo é a idade. Você pode ter 100 anos, tanto que saiba o que está fazendo (e conseguir usar um mouse e um teclado!). E se você realmente quer isso, digo que com menos de DOIS anos você ja estará bem empregado, e quando digo “BEM”, digo no mínimo, com um salário acima da média dos outros empregos. Vale a pena, mas você irá precisar de MUITA força de vontade. Comece por um estágio, fique lá até pegar experiência e ja se aventure como programador. Procure comprar livros, e a melhor dica que posso lhe dar para aprender de verdade a linguagem Java, é: leia o livro da khaty sierra e bert bates, “preparação para exame de programador sun”.
Cara, sabemos que essa parte de idade é complicado, mas também sabemos que hj em dia existe uma falta muito de profissionais capacitados, então minha opinião se vc é dedicado, esforçado, faz as coisas acontecerem, vc sempre terá mercado!
Não desista nunca dos seus sonhos!
Isso me deu um grande animo e conto com a ajuda de todos, por menor que ela seja, para me ajudar a vencer mais esse desafio na minha vida o qual não está sendo fácil e tem horas que vem o desanimo por não perceber uma evolução.