Pessoal, não sei se já fizeram um tópico a respeito da média de idade do profissional Java ou coisas do tipo, então farei um tópico para buscar uma opinião franca e sincera de vocês que poderá me ajudar no meu futuro.
Mês que vem completo 32 anos, já sou formado em 2 faculdades (uma delas Sistema de Informação), mas atuo na outra área (Contábil).
Estou estudando em casa o Java já faz alguns meses, mas não notei evolução até que comecei a utilizar a apostila da Caelum (olha o marketing, mas é verdade), nunca trabalhei com programação, minha única experiência foi na faculdade (terminei faz um pouco mais de 7 meses) utilizando o Delphi.
Gostaria de saber se é um pouco tarde para tentar aprender a linguagem e mudar de profissão, mesmo que não leve em conta a questão do salário (sim, estou falando de regredir para niveis iniciais na nova área).
Essa pergunta eu faço porque tomei a decisão de fazer a segunda faculdade em virtude de estar desanimado com a atual profissão, mas não sei se fiz um pouco tarde por conta da idade e levando em conta que a curva de aprendizado Java é bem reta, em uma previsão pessimista eu me vejo programando consideravelmente em 3 anos, logo teria 35 anos com projetos MEUS, nada de trabalho, apenas fazendo sistemas simples para a empresa que trabalho, no máximo.
E por fim, com 35 anos me aventurar.
O que vocês acham? 3 Anos de estudos e pequenos projetos particulares e 35 anos nas costas me ajudariam a entrar para o mercado nas condições de hoje (pois não sabemos como será o mesmo amanhã, muito menos daqui a 3 anos).