SOA, UDDI, JBOSSESB, Dúvidas

Boa tarde pessoal.
Bem… Comecei estudos sobre arquitetura SOA para tentar solucionar problemas clássicos de falta de governança em webservices.
resolvi utilizar o Jbossesb. Mas estou com certas dúvidas de como prosseguir com os estudos.
A grande dúvida que estou no momento é a questão dos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção utilizando Serviços. Como posso organiza-los?
Vou ao centro da dúvida.
Tenho um serviço criado e publicado no meu ESB e uma aplicação vai utilizar esse serviço porém no início do desenvolvimento desse novo projeto não posso utilizar dados em produção então vou acessar o serviço de desenvolvimento e logo vou gerar as classes client a partir do WSDL do serviço_desenvolvimento. Quando terminar meu desenvolvimento e aplicação estar pronta para ir em produção devo gerar os meus clients a partir do WSDL do serviço_produção? ou meu UDDI deve fornecer meios de realizar o find do serviço?
Obrigado

Dois pontos que podem te ajudar:
-> voce pode versionar seus servicos
-> via registries e repositories voce pode controlar o ciclo de vida de seus servicos, e poventura outros ativos tambem
Talvez voce tenha que voltar seu foco um pouco mais para o estudo de governança soa no momento e nao propriamente para ESB´s (cujo foco é integração)

Entendo.
É que estou tentando ver na prática alguns conceitos também.
Uma questão que tenho dúvidas também.
tenho um serviço legado criado no padrão Rpc/encoded (criado via axis 1.4) e está sendo consumido por várias aplicações. uma aplicação nova está precisando acessar os serviços porém já utiliza JAX-WS.
O que posso fazer nesse caso? o ESB fornece algum mecanismo para transformar meu WSDL utilizando o conceito de transform? Deveria criar duas versões desse serviço um disponibilizando um WSDL mais novo e o outro com WSDL antigo?
Ou ainda… estou viajando completamente? hehe
Obrigado!